Graduação em Engenharia Biomédica

Solicite informação sem compromisso Inatel - Instituto Nacional de Telecomunicações

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Pablo Nieves

Pablo Nieves

Graduação em Engenharia Biomédica

  • Modalidade
    Curso presencial oferecido pelo Inatel.
  • Duração
    Curso com duração de 5 anos.
  • Certificado oficial
    Diploma de graduado em Engenharia Biomédica oferecido pelo Inatel.
  • Considerações
    Os engenheiros em biomedicina são profissionais que se dedicam à pesquisas tecnológicas a serviço da saúde. No curso os alunos aprenderão, através de aulas práticas e teóricas, a desenvolver desde equipamentos simples aos mais complexos. O objetivo do curso é habilitar de forma eficiente o aluno a projetar e operar sistemas de diagnósticos. O Inatel possui o programa de Iniciação Científica com o intuito de estimular o aluno a desenvolver pesquisas, além de muitos outros projetos que visam estimular o aluno a estudar e se preparar para um mercado de trabalho competitivo.
  • Dirigido a
    O curso é dirigido à todos os alunos que tenham concluído o Ensino Médio.
  • Área de atuação
    O profissional terá a opção de trabalhar na área da Biotecnologia atuando em hospitais e clínicas. Poderá também ministrar aulas e palestras. Tem a opção ainda de prestar consultoria e perícia judicial.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Graduação em Engenharia Biomédica - Presencial - Santa Rita do Sapucaí - Minas Gerais

  • Conteúdo
    O curso de graduação em Engenharia Biomédica do Inatel tem como objetivo formar o engenheiro biomédico com competências e habilidades para analisar, projetar e operar sistemas de diagnóstico e de suporte à vida, incluindo hardware e software.
    A Engenharia Biomédica, que é a tecnologia a serviço da Saúde, possibilita o desenvolvimento desde equipamentos simples como o eletrocardiógrafo, até equipamentos com alto grau de complexidade, como é o caso da ressonância nuclear magnética.
    Áreas de atuação:
    Empresas nacionais e multinacionais: especializadas na produção e comercialização de equipamentos para a área da saúde, empresas do setor eletro-eletrônico que possuam em sua linha de produtos estes equipamentos e empresas especializadas na prestação de serviços de Engenharia Clínica a clínicas e hospitais.

    Algumas das atividades realizadas no ambiente empresarial são:
    • Elaboração de projetos de novos equipamentos em conformidade com as normas vigentes. Desenvolvimento de softwares de processamento de imagem para, por exemplo, facilitar a interpretação de exames.
    • Desenvolvimento tecnologias modernas para possibilitar a realização de exames não invasivos.
    • Estudo das propriedades fisiológicas dos tecidos e dos órgãos para a aplicação de tecnologias compatíveis com seu funcionamento.
    • Estudo das propriedades de materiais compatíveis com o corpo humano para o desenvolvimento de próteses.
    • Gerenciamento da tecnologia em ambientes da saúde, como por exemplo, a especificação para a aquisição de sistemas e equipamentos de alta complexidade.

    • Venda de equipamentos e sistemas de software para a área da saúde.

    Ambientes da saúde - hospitais e clínicas: Hoje, nos grandes hospitais, as cirurgias mais sofisticadas não podem abrir mão do auxílio da alta tecnologia. Há situações em que uma parada cardíaca pode ser prevista graças ao adequado monitoramento tecnológico. Esses equipamentos de alta precisão não podem falhar. O Engenheiro Biomédico é um novo profissional que surgiu para atender a crescente sofisticação dos aparelhos utilizados pela área médica. Atualmente, os melhores hospitais já possuem em seu quadro de funcionários um novo profissional, o engenheiro biomédico.
    • Aquisição e incorporação de novas tecnologias ao ambiente da saúde.
    • Avaliação da obsolescência de equipamentos médico-hospitalares.
    • Capacitação de pessoal para manutenção e operação de equipamentos.
    • Elaboração de contratos de manutenção preventiva ou corretiva com empresas especializadas e fabricantes de equipamentos.
    • Estabelecimento de medidas de controle e segurança de equipamentos no ambiente hospitalar e de parâmetros de qualidade, por exemplo, ISO-9002.
    • Elaboração de procedimentos com o objetivo de aumentar a vida útil de equipamentos médico-hospitalares.
    • Elaboção de projetos de informatização relacionados aos equipamentos médico-hospitalares.
    • Gerenciamento das redes de dados, telefonia, eletricidade, gases e ar condicionado.
    • Elaborarão rotinas de fluxo e transporte de material.
    • Calibração e ajuste de equipamentos médico-hospitalares.

    Ambientes acadêmicos - universidades públicas e privadas, centros de pesquisa: O Engenheiro Biomédico pode atuar como professor na área de Engenharia Biomédica e Engenharias em geral. Pode atuar em pesquisa de novos conceitos, novas técnicas e novos materiais aplicáveis ao desenvolvimento de tecnologias para a área da saúde.

    Atividade profissional independente

    Consultorias e perícias judiciais

    Além destas áreas de atuação, o engenheiro formado no Inatel tem a oportunidade de desenvolver sua própria empresa com total apoio do Núcleo de Empreendedorismo - NEMP e Incubadora de Empresas e Projetos do Instituto .

Últimas visitas ao curso

Solicitar informação à Instituição

"Gostaria de me informar sobre valor, duração do curso e grade curricular da Graduação em Engenharia Biomédica. Já que sou formada em Ciências Biológicas gostaria também de saber se há possibilidades de eliminar disciplinas. "

Ingrid para Graduação em Engenharia Biomédica

Santa Catarina

"Meu interesse é procurar a melhor instituição de ensino para fazer meu curso de Engenharia Biomédica, se vocês puderem me informar a respeito de informações mais precisas irei ficar muito grata. O Inatel é citado no meu colégio todos os dias como referência em graduação tecnológica. "

Mariah para Graduação em Engenharia Biomédica

Minas Gerais

"Gostaria de receber todas informações possíveis sobre o curso de Graduação em Engenharia Biomédica. Sou graduado em Engenharia Civil. Faço o 5o. período de Enfermagem e me interesso em unir as áreas, talvez graduação ou mestrado. "

Alexandre para Graduação em Engenharia Biomédica

Minas Gerais

"Gostaria de receber informações sobre Graduação em Engenharia Biomédica. Sou ex-aluno e atuo na área, como técnico de Engenharia Clínica em um hospital da grande SP. Estive hoje pela tarde na feira do estudante, que acontece no parque do Ibirapuera. No folheto que recebi, há informações de turmas em SP, dentre outras cidades. Preciso de mais informações, visto que estou muito interessado em ingressar nesse curso. "

Reginaldo para Graduação em Engenharia Biomédica

São Paulo

"Sou técnica em Radiologia e gostaria de saber da possibilidade para fazer o curso de Graduação em Engenharia Biomédica, visto que, parece ser voltado para profissionais já graduados. Caso possa, gostaria de receber informações sobre valor do curso e meios de ingresso. "

Libia para Graduação em Engenharia Biomédica

Minas Gerais

Outro curso relacionado com engenharia biomédica

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |