Graduação em Engenharia de Produção

Solicite informação sem compromisso FEPI - Centro Universitario de Itajubá

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Graduação em Engenharia de Produção - Presencial - Itajuba - Minas Gerais

  • Objectivos
    É a engenharia que desenvolve, trabalha, administra todo processo produtivo de uma empresa. Ela integra recursos humanos e recursos técnicos e faz todo o gerenciamento para otimizar os resultados. É a engenharia que veio suprir uma necessidade que o mercado tinha de formar um engenheiro que tenha uma visão holística capaz de integrar todas as outras engenharias e otimizar o resultado operacional. É a engenharia que mais cresce e que mais emprega no Brasil.
  • Estágios
    Existem várias perspectivas e possibilidades de inserção profissional. O engenheiro de produção poderá atuar em toda cadeia produtiva de empresas de produção de bens e ou de serviços.

    - Indústria automobilística;
    - Indústria alimentícia;
    - Indústria aeronáutica;
    - Indústria de equipamentos;
    - Empresas de transporte aéreo, marítimo, construção, hospitais, consultoria em geral;
    - Instituições e empresas públicas tais como Correios, Petrobras, Agência Nacional de Energia, Agência Nacional de Petróleo, empresas privadas de petróleo, usinas de açúcar, empresas de telefonia, agro-indústria, Bancos, Seguradoras, Fundo de pensão, etc.
  • Conteúdo


    1.  GESTÃO DA PRODUÇÃO  1.1. Gestão de Sistemas de Produção; 1.2. Planejamento e Controle da Produção; 1.3. Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos; 1.3.1. Arranjo físico de Máquinas, Equipamentos e Facilidades; 1.3.2. Movimentação de Materiais; 1.4. Projeto de Fábrica e de Instalações Industriais; 1.5. Gestão da Manutenção; 1.6. Simulação da Produção; 1.7. Gestão de Processos Produtivo; 1.7.1. Gestão de Processos Produtivos Discretos; 1.7.2. Gestão de Processos Produtivos Contínuos; 1.7.3. Gestão da Automatização de Equipamentos e Processos; 1.7.4. Planejamento de Processos Produtivos. 

    2.  GESTÃO DA QUALIDADE  2.1. Controle Estatístico da Qualidade; 2.2. Normalização e Certificação para a Qualidade; 2.3. Organização Metrológica da Qualidade; 2.4. Confiabilidade de Equipamentos, Máquinas e Produtos; 2.5. Qualidade em Serviços. 

    3.  GESTÃO ECONÔMICA  3.1. Engenharia Econômica; 3.2. Gestão de Custos; 3.3. Gestão Financeira de Projetos; 3.4. Gestão de Investimentos. 

    4.  ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO  4.1. Organização do Trabalho; 4.2. Psicologia do Trabalho; 4.3. Biomecânica Ocupacional; 4.4. Segurança do Trabalho; 4.5. Análise e Prevenção de Riscos de Acidentes; 4.6. Ergonomia; 4.6.1. Ergonomia do Produto; 4.6.2. Ergonomia do Processo. 

    5.  GESTÃO DO PRODUTO  5.1. Pesquisa de Mercado; 5.2. Planejamento do Produto; 5.3. Metodologia de Projeto do Produto; 5.4. Engenharia de Produto; 5.5. Marketing do Produto. 

    6.  PESQUISA OPERACIONAL  6.1. Programação Matemática; 6.2. Decisão Multicriterial; 6.3. Processos Estocásticos; 6.4. Simulação; 6.5. Teoria da Decisão e Teoria dos Jogos; 6.6. Análise de Demandas por Produtos. 

    7.  GESTÃO ESTRATÉGICA E ORGANIZACIONAL  7.1. Avaliação de Mercado; 7.2. Planejamento Estratégico; 7.3. Estratégias de Produção; 7.4. Empreendedorismo; 7.5. Organização Industrial; 7.6. Estratégia de Marketing; 7.7. Redes de Empresas e Gestão da Cadeia Produtiva. 

    8.  GESTÃO DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL  8.1. Gestão da Inovação; 8.2. Gestão da Tecnologia; 8.3. Gestão da Informação de Produção; 8.3.1. Sistemas de Informações de Gestão; 8.3.2. Sistemas de Apoio à Decisão. 

    9.  GESTÃO AMBIENTAL  9.1. Gestão de Recursos Naturais; 9.2. Gestão Energética; 9.3. Gestão de Resíduos Industriais. 

    10.  EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO  10.1. Estudo do Ensino de Engenharia de Produção; 10.2. Estudo do Desenvolvimento e Aplicação da Pesquisa em Engenharia de Produção; 10.3. Estudo da Prática Profissional em Engenharia de Produção.

Outro curso relacionado com engenharia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |