Graduação em Engenharia Elétrica - Telecomunicações

Solicite informação sem compromisso PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Campus Curitiba

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Análisis de educaedu

Marina Cunha

Marina Cunha

Graduação em Engenharia Elétrica - Telecomunicações

  • Modalidade
    A Graduação em Engenharia Elétrica - Telecomunicações da PUCPR é presencial.
  • Duração
    São 5 anos de curso, que são feitos pela noite.
  • Certificado oficial
    O diploma que o aluno recebe é de engenheiro elétrico.
  • Considerações
    A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) existe há quase meio século. São mais de 27 mil alunos que aproveitam o que a PUCPR é uma das melhores universidades do país. A ideia é que ela alie a sua tradição à inovação que o mercado de trabalho exige atualmente. A Graduação em Engenharia Elétrica - Telecomunicações é um curso que tem nota 4 no ENADE e é o melhor no Brasil entre os cursos de universidades particulares. A PUCPR tem parceria com instituições de ensino superior fora do país. Essas empresas possuem acordos com a PUCPR: Avaya; Cisco Systems; Brasil Telecom; Café Automatic.
  • Dirigido a
    Essa Graduação em Engenharia Elétrica - Telecomunicações é indicada para pessoas com facilidade na área de cálculo e que se interessem por tecnologia e informação.
  • Área de atuação
    Os egressos desse curso podem conseguir trabalho em lugares como: Zilor; JBS; Armco do Brasil; Vetraco do Brasil.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Graduação em Engenharia Elétrica - Telecomunicações - Presencial - Curitiba - Paraná

  • Titulação
    Graduação em Engenharia Elétrica - Telecomunicações
  • Conteúdo
    Informações Gerais

    Apresentação

    A Engenharia Elétrica, com ênfase em Telecomunicações, é a engenharia que lida com o projeto, a operação e a manutenção de equipamentos e sistemas eletrônicos e de telecomunicações. O engenheiro eletricista é responsável pelas técnicas eletrônicas para tratamento, armazenamento e distribuição de informação com a qualidade e sigilo necessários.

    Na área de Engenharia Elétrica, a PUCPR oferece dois cursos. No turno da manhã é ofertado o curso de Engenharia Eletrônica ( ver site aqui ), enquanto o curso de Engenharia Elétrica-Telecomunicações é ofertado no turno da noite. Ambos cursos oferecem a formação clássica associada à Engenharia Elétrica nos seus ciclos básicos, onde possuem uma grade curricular idêntica do primeiro ao terceiro ano. Esta semelhança facilita a sinergia entre as atividades desenvolvidas entre os cursos bem como permite que o(a) estudante escolha o melhor turno para estudar. A partir do quarto ano, além de algumas disciplinas em comum, os cursos possuem disciplinas específicas que os caracterizam nas suas respectivas áreas, em Telecomunicações ou em Eletrônica.

    Adicionalmente, estes dois cursos compartilham a mesma infraestrutura de laboratórios, a qual é composta por diversos laboratórios especializados para o ensino e o projeto na área de Engenharia Elétrica, onde uma equipe de colaboradores atua permanentemente no suporte técnico aos alunos.



    Mercado de trabalho

    Com os avanços tecnológicos obtidos nos últimos anos, o mercado de trabalho está aberto para profissionais de Engenharia Elétrica. Devido ao processo de terceirização das empresas de telecomunicações, um fenômeno que não se restringe ao Brasil, tem sido observada uma procura cada vez maior das empresas por profissionais qualificados, que tenham boas idéias e tragam novidades para o mercado.

    O engenheiro de telecomunicações pode vir a desempenhar funções no setor técnico ou comercial de operadoras de telecomunicações, de fábricas de equipamentos, de empresas de representação comercial, de empresas de manutenção e de desenvolvimento de software ou de hardware. Pode desempenhar funções em outras empresas que possuem sistemas de telecomunicações ou que necessitam de comunicação interna ou externa. O engenheiro é também capaz de oferecer serviços de consultoria ou montar empresa própria para atuar no mercado. Diante destas possibilidades, a proposta pedagógica busca oportunizar o desenvolvimento de competências para que o profissional possa atuar com flexibilidade nos diferentes cenários da prática profissional, a saber:
    • Planejamento, projeto, implantação, operação e manutenção de sistemas elétricos, eletrônicos e de telecomunicações;
    • Implantação, operação e manutenção de equipamentos elétricos, eletrônicos  e de telecomunicações;
    • Criação e desenvolvimento de serviços para exploração do potencial das redes ou dos sistemas de telecomunicações;
    • Implantação e gerenciamento de serviços de telecomunicações envolvendo voz, dados e imagens;
    • Recrutamento, seleção, treinamento e gerenciamento de equipes técnicas especializadas.

    A fim de acompanhar a dinâmica da realidade profissional, a PUCPR preocupa-se também com a formação continuada do profissional egresso, oferecendo cursos de especialização, mestrado e doutorado e mantendo uma postura de atualização constante e renovada.



    O curso

    Vivemos na "era da informação", onde se observa a crescente ênfase em interoperabilidade a fim de tornar a informação disponível onde ela é necessária. O casamento entre o mundo da informática, da comunicação e da televisão fornece às telecomunicações recursos antes não imaginados.

    A concepção do curso de Engenharia Elétrica - Telecomunicações atende ao conjunto de competências necessárias ao profissional de nível superior relacionado à pesquisa, e ao processo de produção de conhecimento, ao ensino e aprendizagem e à intervenção em relação à infra-estrutura e serviços de telecomunicações. A organização pedagógica é feita na forma de programas de aprendizagem que permitem a integração de teoria e prática ao longo de todo o curso com o intuito de proporcionar empregabilidade aos egressos e atender às demandas sociais da atualidade.

    O curso de Engenharia Elétrica - Telecomunicações oferece sólida formação em ciências básicas e de engenharia, incorporando as dimensões técnica, científico-profissional, ética, político-social, humanista e de liderança. Na sua área específica, trata da geração, distribuição e recepção da informação de forma confiável, eficaz e econômica, bem como da representação, transmissão e recepção da informação de qualquer tipo, no formato digital e analógico sobre qualquer tipo de enlace usando rádio, fibras ópticas ou linhas de transmissão metálicas. Trata também dos protocolos de acesso a esses meios de transmissão em ambientes com múltiplos usuários e dos padrões e normas aceitos no país.

    O curso de Engenharia Elétrica - Telecomunicações da PUCPR recebeu nota 4 no ENADE. Os cursos são avaliados com notas que variam de 1 a 5. Com esta nota, o curso se classifica como:
    • 1º Lugar Geral no Brasil entre as Privadas na sub-área Telecomunicações da Eng. Elétrica
    • 4º Lugar Geral no Brasil entre as Privadas considerando todas sub-áreas da Eng. Elétrica
    • Único curso de Eng. Elétrica do Paraná (Privadas e Públicas) a receber três notas 4: ENADE, IDD, CPC
    • 1º Lugar no Paraná (Privadas e Públicas) na sub-área Telecomunicações

    O curso de Engenharia Elétrica - Telecomunicações da PUCPR apresenta diferenciais significativos no contexto do ensino de engenharia oferecendo modernos laboratórios e investindo em parcerias com indústrias, programas internacionais de intercâmbio de alunos e projetos integrados e de Iniciação Científica, além, é claro, de incorporar os princípios éticos e de cidadania que compõem a missão da PUCPR.



    Estruturas de apoio

    Um dos diferenciais do curso oferecido pela PUCPR são os laboratórios, que permitem a experiência prática dos principais conceitos apresentados em sala de aula, bem como o desenvolvimento de protótipos de equipamentos eletrônicos e de serviços de telecomunicações. O curso disponibiliza aos estudantes laboratórios de Redes de Computadores, Meios de Comunicação, Informática, Circuitos Elétricos, Transmissão, Comutação e de Videoconferência. Em algumas disciplinas os alunos também podem contar com o apoio de monitores, que auxiliam na resolução de exercícios e na realização de atividades práticas.

    Para fornecer uma educação integrada, o curso mantém convênios com diversas empresas e instituições de ensino no exterior. O objetivo é fornecer uma ótima preparação do aluno para o mercado de trabalho. Alguns desses parceiros são:
    • Avaya
    • Cisco Systems
    • Brasil Telecom
    • Café Automatic
    • Daiken
    • École Superieur d´Ingénieur em Génie Electrique / França
    • Institut National des Télécommunications /França
    • Siemens
    • TV Paranaense
    • Universidade de Konstanz / Alemanha
    • Université de Technologie de Compiégne /França



    Por que fazer Engenharia Elétrica na PUCPR?

    O curso de Engenharia Elétrica da PUCPR destaca-se pelo projeto pedagógico moderno, pela alta qualificação dos professores e pela moderna infra-estrutura de laboratórios. O estudante encontra um ambiente propício para a realização de seus próprios estudos e projetos envolvendo novas tecnologias e, ao final do curso, é capaz de definir os próprios rumos da sua carreira profissional.

    O profissional formado pela PUCPR estará capacitado a usar o seu conhecimento e habilidades na prática socialmente responsável da engenharia elétrica e telecomunicações, em um mundo caracterizado pela rápida evolução tecnológica. O profissional desenvolve competências de nível social, nível técnico e de nível mercadológico.

    No contexto social, o profissional deve conhecer e assimilar a tradição cultural da sociedade, dominar habilidades verbais necessárias para interagir com profissionais das áreas humanísticas na discussão de questões de interesse público e/ou privado, e a linguagem científica necessária para compreender e avaliar as inovações oriundas do mundo da ciência e tecnologia. No contexto técnico o engenheiro será responsável pelo planejamento, análise e projeto, construção, operação, teste, manutenção, aperfeiçoamento e gerenciamento de sistemas de comunicações e de sistemas distribuídos de processamento de informação.

    No contexto de mercado, o engenheiro será responsável pela implantação e tarifação de serviços em ambientes de rede, bem como a busca de oportunidades de agregação de valor a outros negócios da economia, e destes entre si através das comunicações. Competências igualmente desenvolvidas pelo profissional incluem ensino e pesquisa, com a delimitação de problemas, planejamento, coleta, organização e análise de dados com objetivo de interpretar e responder perguntas relacionadas ao campo de atuação de elétrica e telecomunicações.

Últimas visitas ao curso

Solicitar informação à Instituição

"Gostaria de saber qual o valor da mensalidade para o curso de Graduação em Engenharia Elétrica com enfase em telecomunicações."

Leonardo para Graduação em Engenharia Elétrica - Telecomunicações

Paraná

"Estou pensando em me formar futuramente em Graduação em Engenharia Elétrica, então gostaria de saber o preço mensal de uma faculdade nessa matéria. "

Lárson para Graduação em Engenharia Elétrica - Telecomunicações

Paraná

"Gostaria de mais informações,como o custo da Graduação em Engenharia Elétrica e Civil, também de Arquitetura e Urbanismo e como vocês "lidam" com a nota da prova do Enem, e a questão de bolsas de estudo, como funcionaria. "

Daniele para Graduação em Engenharia Elétrica - Telecomunicações

Paraná

"Gostaria de informações sobre curso de Graduação em Engenharia Elétrica com ênfase em telecomunicações. "

Leonidas para Graduação em Engenharia Elétrica - Telecomunicações

Paraná

Outro curso relacionado com telecomunicações

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |