Graduação em Farmácia

Solicite informação sem compromisso Universidade Católica Dom Bosco

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Max A.

Max A.

Graduação em Farmácia

  • Modalidade
    O curso de Graduação em Farmácia ocorre presencialmente.
  • Duração
    O número de horas não foi divulgado.
  • Certificado oficial
    O aluno receberá o título de Graduação em Farmácia
  • Considerações
    O objetivo do curso é formar o profissional capaz de aplicar os conhecimentos adquiridos, atuar na promoção, manutenção e recuperação da saúde. O profissional deverá possuir habilidades no atendimento em saúde, o que inclui a produção, o controle de qualidade e a orientação do uso correto de medicamentos.
  • Dirigido a
    A todos os interessados em Farmácia.
  • Área de atuação
    O profissional deverá trabalhar basicamente em farmácia, laboratórios químicos, etc.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Graduação em Farmácia - Presencial - Campo Grande - Mato Grosso do Sul

  • Conteúdo
    Concepção


    Considerando que os anos da graduação restringem-se a um máximo de 4 a 5 anos e que a vida profissional estende-se por três décadas ou mais, e que os conhecimentos, habilidades e atitudes exigidas do profissional modificam-se rapidamente, um dos objetivos de aprendizagem fundamentais do curso de graduação é o de aprender a aprender.


    Aprender a aprender envolve o desenvolvimento de habilidades de busca, seleção e avaliação crítica de dados e informações disponíveis em livros, periódicos, bases de dados locais e remotas, além da utilização das fontes pessoais de informação, incluindo a advinda de sua própria experiência profissional.

    O farmacêutico é um profissional que apresenta um amplo conhecimento em áreas humanas, biológicas, exatas, farmacêuticas e da saúde, o que o torna capaz de atuar na promoção, manutenção e recuperação da saúde. Deve possuir habilidades no atendimento em saúde advindos de sua formação que inclui pesquisa, produção, controle de qualidade, farmácia clínica, comercialização e orientação do uso correto de medicamentos, nutracêuticos e cosméticos. Seu papel social também é representado pela manipulação de produtos terapêuticos, biológicos, saneantes, analíticos, cosméticos, entre outros. Além disso, este profissional deve estar alicerçado não só em suas atribuições técnicas profissionais, mas principalmente com a atuação voltada ao usuário e a comunidade.

    A prática farmacêutica deve ser baseada em evidências, buscando sempre indicar quais são procedimentos mais seguros e eficazes para a sociedade. Os elementos que possibilitam esta prática devem ser introduzidos em todos os momentos do currículo. Levando-se em conta esta concepção e a importância deste profissional para a promoção da Saúde e a necessidade de um Curso de Farmácia com este perfil no Estado, idealizou-se este curso com o intuito de resgatar para a região o verdadeiro profissional farmacêutico.

    Sendo assim, o farmacêutico formado pela UCDB é formado para estar apto a exercer as funções ou atribuições definidas em legislações específicas, aplicando a competência e a ética profissional à realidade em que está inserido.

    Finalidade

    Finalidades Observando aspectos sócio-econômicos e culturais do Estado de Mato Grosso do Sul, que estão voltados, principalmente, às atividades agropecuárias e distantes das tecnologias que envolvem a produção industrial dos medicamentos, o Curso de Farmácia da UCDB tem como uma das principais prioridades a criação de um centro tecnológico farmacêutico no Estado, viabilizando condições para estudo farmacotécnico, analítico, de estabilidade e de desenvolvimento de novos produtos, fornecendo recursos técnicos científicos que trarão grandes benefícios para a saúde local. Tendo em vista essa realidade, o Curso tem como finalidade formar profissionais farmacêuticos voltados, principalmente ao medicamento em todos os seus aspectos, desde a produção em escala magistral até ao nível industrial, sem desvinculá-lo do caráter social em toda a sua extensão. Deve-se levar em conta também o fato de que o farmacêutico é o último profissional da área de saúde a manter contato com o usuário no momento da dispensação, prestando assistência e orientação, uma vez que o medicamento é considerado um insumo estratégico no restabelecimento da saúde. Outra característica marcante do Curso de Farmácia da UCDB é a sua localização em um Estado com imenso potencial farmacológico devido às plantas do cerrado, um dos mais ricos biomas em biodiversidade suscitando a pesquisa e o desenvolvimento de novos ativos provenientes de matérias primas vegetais. Merece destaque também, o incentivo à prática de atenção farmacêutica em todas as áreas de atuação da farmácia, seja ela em comunitária, com manipulação, nas redes públicas de saúde, hospitais, e na própria indústria. Neste processo busca-se enfatizar a necessidade dos profissionais farmacêuticos trabalharem integrados com outros profissionais da área de saúde, em equipes multidisciplinares, como: fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, médicos, enfermeiros, educadores físicos, entre outros. Assim, o curso de Farmácia tem, ainda por finalidade formar o profissional farmacêutico com características humanistas para que ele possa contribuir na formulação e execução de políticas de melhoria da saúde.

    Objetivos

    Objetivo Geral

    O Curso de Farmácia da UCDB tem como objetivo geral formar o profissional Farmacêutico com conhecimento amplo e integrado sobre as Ciências Farmacêuticas, Análises Clínicas e Toxicológicas e Alimentos, inserindo-o no contexto social, político, cultural, econômico, tecnológico, científico e religioso.

    Objetivos Específicos

    § Formar o profissional farmacêutico capaz de aplicar os conhecimentos adquiridos no curso à realidade sócio-econômica local;
    § Estimular o aluno a estar sempre buscando novos conhecimentos para o desempenho eficaz de suas atividades profissionais;
    § Promover a flexibilidade curricular de forma a desenvolver os processos de interdisciplinaridade e integração teoria e prática, possibilitando uma autêntica aprendizagem;
    § Desenvolver, no acadêmico a criatividade, o pensamento e o raciocínio científico;
    § Desenvolver um currículo voltado para aquisição não só de conteúdos, mas também, de formação no aluno de habilidades, atitudes e valores, condizentes com o perfil do profissional que queremos formar;
    § Inserir o aluno, desde o início do curso, na realidade profissional através de pesquisas, estágios, atividades complementares e de extensão;
    § Compor linhas de pesquisa de modo a implementar, a médio prazo, a pós-graduação lato e stricto sensu.

Outro curso relacionado com farmácia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |