Graduação em Geologia

Solicite informação sem compromisso Unimonte

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Análisis de educaedu

Ricardo di Buono

Ricardo di Buono

Graduação em Geologia

  • Modalidade
    O curso é ministrado de maneira presencial.
  • Duração
    A duração do curso é de 10 semestres.
  • Certificado oficial
    O egresso recebe o título de Bacharelado em Geologia.
  • Considerações
    O curso tem como objetivo qualificar os alunos do curso de Graduação em Geologia para obtenção de conhecimentos que visam o aproveitamento dos recursos naturai sem afetar o meio ambiente. Durante o curso, o aluno contará com disciplinas atualizadase importantes para essa formação, além de Laboratórios de Geologia, sedimentologia e micropaleontologia, onde poderão colocar em práticas as atividades teóricas e testar suas habilidades de maneira mais exata e conclusiva.
  • Dirigido a
    O curso é destinado a pessoas com interesse nos estudos dos assuntos relacionados a dinâmica do planeta Terra.
  • Área de atuação
    O egresso poderá atuar em empresas como a Petrobras e Vale, no qual hoje são as empresas que mais contratam profissionais da área.

Comentários sobre Graduação em Geologia - Presencial - Santos - São Paulo

  • Objectivos
    O curso de Geologia da Unimonte apresenta uma estrutura curricular moderna, interativa e focada na formação de profissionais habilitados a atuar nos segmentos de petróleo e gás, mineração e meio ambiente.

    A introdução de projetos integradores e do inglês instrumental ao longo dos módulos do curso proporciona a desejada interdisciplinaridade e a atualização linguística do estudante, que lhe permitirá atuar no cenário de um mundo globalizado.
  • Conteúdo
    Curso de Geologia

    A missão do Geólogo é estudar o nosso planeta, desde sua origem, passando por sua evolução, incluindo os fatores que permitem ou desafiam o seu equilíbrio ecológico.

    O entendimento da dinâmica da Terra é fundamental para pautar o correto aproveitamento de seus recursos naturais, garantindo a integridade do Sistema Gaia.

    Nosso país assiste ao florescimento da atividade em dois segmentos econômicos que o projetam no cenário mundial: a exploração de hidrocarbonetos nos campos gigantes da área do Pré-Sal e a intensificação do aproveitamento de nossos recursos minerais.

    Como resultado, a Petrobras e a Vale destacam-se como empresas líderes mundiais em seu setor.

    O Geólogo tem um papel relevante na análise e interpretação da geologia das áreas promissoras e na condução dos programas de prospecção, pesquisa e aproveitamento dos recursos naturais, tendo lugar de destaque assegurado em organizações do setor.


    Diferenciais e Infraestrutura

    Os Projetos Integradores constituem emulações do exercício profissional do Geólogo, estimulados pelos desafios propostos a cada semestre pela empresa virtual UniGeo, na forma de consultoria especializada.

    Atividades de campo constituem Atividades Formativas essenciais para a melhor formação do Geólogo.

    Assim sendo, são realizadas periodicamente saídas de campo em áreas de geologia-tipo e também em áreas específicas da costa da Baixada Santista com o auxílio da embarcação oceanografia da Unimonte: o Lugano .

    Laboratórios de Geologia, sedimentologia e micropaleontologia dão apoio nos exercícios práticos de gabinete requeridos para a formação deste profissional.

    Laboratórios de informática dotados de sistemas específicos proporcionam ao aluno condições de estudo e interpretação em Sistemas de Informações Geográficas e Sistemas Integrados de Geologia e Mineração (SGM).

    Informações Complementares

    A Unimonte constitui a 2ª Instituição de Ensino Superior da iniciativa privada no país a oferecer um curso de Geologia e conta com um corpo docente de elevada titulação e longa experiência profissional, comprovados no exercício da geologia nos mais diversos segmentos de sua aplicação.

    Mercado de trabalho

    No meio geológico costuma-se afirmar que o Geólogo deve ir até a geologia e não a geologia vir ao Geólogo. 

    Esta figura de linguagem significa que o Geólogo é formado para atuar em qualquer parte do planeta, pois seu “escritório” é a Terra.

    Geólogos especializados em petróleo e mineração têm abrigo garantido, com remunerações destacadas, em organizações do porte da Petrobras, OGX, HRT ou Vale, Votorantim, Gerdau, ou Usiminas no país.

    Suas oportunidades são ampliadas pela demanda de Geólogos colocada por dezenas de empresas nacionais e estrangeiras que atuam não somente no país, mas também no exterior.

    Questões ambientais relacionadas quer com áreas urbanas, rurais ou ambientes industriais,  também exigem a atuação do Geólogo, profissional cada vez mais valorizado por sociedades preocupadas com aspectos de sustentabilidade ecológica.

Outro curso relacionado com geologia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |