Graduação em História

Solicite informação sem compromisso FACCAT - Faculdades Integradas de Taquara

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Análisis de educaedu

Mônica Almeida

Mônica Almeida

Graduação em História

  • Modalidade
    A Graduação em História é assistida na sede da instituição.
  • Duração
    Consulte a Faccat.
  • Certificado oficial
    O aluno receberá um diploma de Graduação em História.
  • Considerações
    A qualificação deste profissional é voltada para a formação de Educador em História, nos níveis escolares fundamental e médio. O aluno aprenderá como realizar análises crítica sobre o processo histórico, estudando desde as primeiras sociedades até as sociedades contemporâneas, e quais são as principais correntes, abordagens e linhas de estudo sobre cada época. Nos aspectos político, cultural, social e econômico, o aluno poderá refletir sobre os diversos grupos e suas relações com sua época e cultura.
  • Dirigido a
    O curso poderá ser de interesse de pessoas formadas no nível médio que gostem da área de História.
  • Área de atuação
    O educador de história pode atuar em instituições de ensino do setor público e dando aulas em instituições particulares.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Graduação em História - Presencial - Taquara - Rio Grande do Sul

  • Conteúdo
    História

    Concepção do curso
    A estrutura curricular do Curso de História das Faculdades Integradas de Taquara assenta-se sobre três eixos norteadores: a formação específica - área de conhecimento histórico, a formação geral sócio-filosófica e a formação educacional e pedagógica.

    A definição individual da cada um desses eixos, bem como a necessária integração entre eles, são fundamentais para a caracterização do curso e para a definição do perfil do futuro profissional egresso dessa Faculdade. Estes eixos procuram articular os diferentes âmbitos de conhecimento profissional, a interação com a comunicação e o desenvolvimento da autonomia intelectual e profissional, as dimensões teóricas com as práticas, a formação comum com a formação específica.

    Objetivo Geral
    O Curso de História das Faculdades Integradas de Taquara tem por objetivo fundamental a formação de professores capazes de atuar nos Níveis Fundamental e Médio. Tais profissionais deverão ser capazes de reflexão e análise crítica do processo de desenvolvimento histórico, desde a Pré-História até as sociedades contemporâneas, em suas diferentes variáveis (sociais, políticas, econômicas e culturais), e a partir das diferentes correntes de interpretação e construção da história.

    Objetivos Específicos
    - Formar um professor de história com postura crítica, investigativa e participativa, que irá influenciar as comunidades de abrangência das Faculdades Integradas de Taquara através das práticas de sala de aula, dos conteúdos a serem selecionados visando à busca da democratização da escola e da sociedade.

    - Formar um professor de história com a capacidade de compreender que o objeto do Ensino de História é constituído de tradições, idéias, símbolos e representações que dão sentido às diferentes experiências históricas vividas pelas pessoas nas diversas épocas e saber articular estes diferentes saberes no Ensino de História.

    - Promover a formação de profissionais para atuar em escolas de Ensino Fundamental e Médio, tanto públicas como privadas, com possibilidades de construção de uma ação mais significativa e de acordo com as necessidades incertas que vem se apresentando nos espaços escolares. Podem igualmente desenvolver a pesquisa, a produção de conhecimentos e sua difusão não só em instituições de ensino, mas também em órgãos de preservação de documentos e no desenvolvimento de políticas e projetos de gestão do patrimônio cultural.

    - Desenvolver a capacidade de conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais, em diversos tempos e espaços. Em suas manifestações culturais, econômicas e políticas reconhecendo diferenças e semelhanças, permanências e rupturas entre eles.

    Perfil do egresso
    O graduado no Curso de História das Faculdades Integradas de Taquara deverá ser capaz de atuar no magistério nos Níveis de Ensino Fundamental e Médio, tendo uma compreensão ampla do processo de desenvolvimento histórico em suas diferentes perspectivas espaço-temporais. Além disso, deverá conhecer e dominar as práticas essenciais para a difusão e transmissão do conhecimento histórico através de uma postura reflexiva e crítica. Poderá, também, atuar em outros campos que se fundamentem no saber histórico.

    A busca da formação do professor-pesquisador busca acabar com o confronto teoria-prática na sala de aula e vai além da utilização de estratégias. Objetiva realmente uma revisão de conteúdo detectado pelo professor e que lhe dê condições para que ele próprio investigue, reformule e solucione os problemas do ensino de História. Ou seja, ao diversificar as fontes e dinamizar a prática de ensino, democratiza o acesso ao saber, possibilita o confronto e o debate de diferentes visões, estimula a incorporação e o estudo da complexidade da cultura e da experiência histórica.

    O professor-pesquisador reconhece a importância do conhecimento histórico na sua base - os fatos – interpretando-os e analisando-os sob diferentes teorias. Esse processo deverá passar também pela capacidade de análise do material didático- pedagógico.

    Deverá apresentar ainda as seguintes competências entendidas como um conjunto de habilidades, saberes e atitudes:

    - Dominar as diferentes concepções metodológicas que referenciam a construção de categorias para a investigação e a análise das relações sócio-históricas.

    - Problematizar, nas múltiplas dimensões das experiências dos sujeitos históricos, a constituição de diferentes relações de tempo e espaço.

    - Conhecer as interpretações propostas pelas principais escolas historiográficas, de modo a distinguir diferentes narrativas, metodologias e teorias.

    - Refletir sobre a sua prática na expectativa de que a reflexão será um instrumento de desenvolvimento do pensamento e da ação.

    - Reconhecer mudanças e permanências nas vivências humanas presentes em sua realidade e em outras comunidades, próximas ou distantes no tempo e no espaço.

    - Valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a diversidade, reconhecendo-a como um direito dos povos e indivíduos e como elemento de fortalecimento da democracia.

    - Reconhecer a contribuição das diferentes culturas e etnias para a formação da História do povo brasileiro.

    - Desenvolver a pesquisa, a produção de conhecimentos e sua difusão não só no âmbito acadêmico, mas também em instituições de ensino, em órgãos de preservação de documentos e no desenvolvimento de políticas e projetos de gestão do patrimônio cultural.

    - Desenvolver projetos de pesquisa que favoreçam a produção na perspectiva da micro e macro-história.

    - Conhecer a História Regional/Local dentro do contexto de revitalização nas formas de produção histórica com reconstrução do que aconteceu perto de nós, buscando respostas para resolver problemas que se impõem no presente, em diferentes esferas e âmbitos.

    - Refletir sobre o cotidiano no espaço onde está inserido, no sentido de rever saberes e práticas.

Últimas visitas ao curso

Solicitar informação à Instituição

"Quero saber a respeito do curso de pós-graduação ou Graduação em História da Arte. Sobre valores e condição de pagamento, inicio e final do curso, também sobre os horários e calendário das aulas, se possível também a relação de matérias que serão ministradas. "

Noêmia para Graduação em História

Rio Grande do Sul

Outro curso relacionado com história

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |