Graduação em História

Solicite informação sem compromisso FURB - Fundação Universitária Regional de Blumenau

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Igor Moreira

Igor Moreira

Graduação em História

  • Modalidade
    Aulas ministradas presencialmente.
  • Duração
    Consultar.
  • Certificado oficial
    Um diploma de Graduação em História é oferecido ao aluno.
  • Considerações
    A Graduação em História oferecida pela FURB - Fundação Universitária Regional de Blumenau é realizada presencialmente. O curso tem como proposta formar de profissionais para docência e investigação científica, objetivando desenvolver conhecimentos e transmitir ensinamentos sobre acontecimentos históricos de grande relevância no Brasil e no mundo. O profissional desta área estará apto para atuar como nos ensinos superior, médio e fundamental. A FURB - Fundação Universitária Regional de Blumenau possui excelente estrutura curricular e física, corpo docente formado por doutores e mestres.
  • Dirigido a
    Curso voltado a interessados em estudar os fatos importantes da história e atuar em docência.
  • Área de atuação
    Os vagas estão na área de ensino fundamental médio e superior, pesquisa e consultoria e na área de turismo histórico.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Graduação em História - Presencial - Blumenau - Santa Catarina

  • Conteúdo
    História

    Compreender o presente pelo passado e o passado pelo presente é uma função que exige contato contínuo com a atualidade. Os profissionais ligados à História, através de um olhar crítico, são capazes de analisar as mudanças e permanências dos processos históricos e sociais. O curso de História da FURB forma profissionais que atuam tanto na área do ensino quanto na área da pesquisa. O ensino ainda é o maior empregador, seja em colégios ou universidades. Mas a pesquisa também emprega um bom número de profissionais.

    A História vê crescer seu campo de atuação profissional por meio de trabalhos em arquivos, empresas, organizações não-governamentais, assessoria histórica a redes televisivas e instituições, organismos internacionais e órgãos públicos.


    Características

    • No curso de História da FURB o acadêmico é formado em Licenciatura e Bacharelado juntos, pois na área de História é imprescindível que o professor seja um pesquisador, e que o pesquisador atue em sala de aula.

    • Além das bolsas de iniciação científica oferecidas pela Universidade, o curso, pela sua estrutura curricular, dispõe de disciplinas na área da Pesquisa em História e TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), pelas quais os alunos podem começar a praticar pesquisas, resultando em artigos e transcrições de entrevistas publicáveis no Blumenau em Cadernos, Revista de Divulgação Cultural e Boletim Regional.

    • Há também vários grupos de discussão informais, além dos já estabelecidos, como o NEPEMOS - Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Movimentos Sociais, que intervém nos movimentos da sociedade através de pesquisas e projetos.

    •  O CEMOP - Centro de Memória Oral e Pesquisas, mantido pelo curso de História, destina-se ao Estudo da Memória e História Oral, proporcionando oportunidades diretas aos alunos para aperfeiçoar o ofício de historiador.

    • Muitos alunos conseguem emprego durante o curso, passando a lecionar nas escolas da região e nas instituições ligadas à cultura e ao patrimônio histórico regional.


    Campo Profissional

    O profissional pode atuar como docente em instituições de ensino públicas ou privadas; ou, ainda, como pesquisador em centros de pesquisa e documentação, em museus, arquivos públicos e privados, secretarias de Educação e Cultura, assessoria histórica a instituições, rede televisiva com estudos dos mais diversos segmentos de pesquisa, como também em projetos vinculados à área de preservação do patrimônio e da memória histórica.

Outro curso relacionado com história

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |