Graduação em Letras

Solicite informação sem compromisso Unipam - Centro Universitário de Patos de Minas

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Análisis de educaedu

Igor Moreira

Igor Moreira

Graduação em Letras

  • Modalidade
    Aulas no formato a distância.
  • Duração
    A formação dura 3 anos
  • Certificado oficial
    O aluno receberá um diploma de Graduação em Letras - Língua Portuguesa.
  • Considerações
    A Graduação em Letras - Português promovida pela Unipam - Centro Universitário de Patos de Minas é realizada na modalidade presencial. A proposta dessa formação é realizar a capacitação profissionais para docência em Língua Portuguesa, por meio de atividades pedagógicas. O profissional atuará em instituições de educacionais de nível fundamental e médio. Ainda poderá atuar dando aulas de reforço ou criando, editando e revisando textos.
  • Dirigido a
    Curso voltado a interessados em atuar como professores de língua portuguesa.
  • Área de atuação
    O profissional pode atuar nos ensinos público ou privado.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Graduação em Letras - Presencial - Patos de Minas - Minas Gerais

  • Objectivos
    O curso de Letras, na perspectiva de atender positivamente às diretrizes administrativas e pedagógicas previstas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Letras (Parecer CNE/CES n.º 492/2001, integrante da resolução CNE/CES n.º 18/2002), vem se reestruturando, dentro de uma política integrada às novas demandas do processo de ensino e aprendizagem visando à formação de profissionais conhecedores dos problemas globais, regionais e locais.
  • Conteúdo
    Titulação: Licenciatura e Bacharelado


    Nas escolas públicas e particulares, a disciplina de Língua Portuguesa, juntamente com Literatura, é o conteúdo com maior números de aulas, e a expansão da Educação Básica no Brasil, iniciada na década de 1990, aumentou consideravelmente essa oferta. O profissional de Letras poderá também trabalhar, nos casos especiais, em empresas de setor público ou privado, editoras, jornais, revistas e órgãos de difusão cultural, como revisor e editor de textos variados.

     
    O licenciado de Letras poderá atuar como professor. O bacharel de Letras poderá atuar em atividades de editoração, redação, revisão de textos, consultoria e pesquisa junto às novas mídias, empresas e entidades culturais, entre outras atividades viabilizadas pelo perfil do novo profissional de Letras.

    Ensino: O profissional de Letras – Habilitação/Licenciatura do UNIPAM está habilitado a lecionar, nas escolas públicas (municipais e estaduais) e nas escolas particulares da Educação Básica; em cursos pré-vestibulares ou empresas e nos processos de letramento, os seguintes conteúdos: Línguas Portuguesa ou Inglesa e respectivas literaturas; Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). No caso de não haver o licenciado em Artes, o profissional de Letras poderá assumir também a disciplina de Artes. Como a Licenciatura em Letras está essencialmente voltada ao ensino, pressupõe-se que o graduado deverá manter sempre um programa de educação continuada, com cursos de pós-graduação (lato sensu e stricto sensu), para que suas oportunidades sejam também ampliadas. Nesse sentido, muitas escolas (inclusive as redes estadual e municipal) mantêm programas de cargos e salários para incentivo à educação continuada. Em muitos casos, o licenciado em Letras, desde que tenha investimento em programação de pós-graduação poderá também ministrar aulas no ensino superior. O UNIPAM oferece anualmente cursos de pós-graduação lato sensu para aperfeiçoamento de seus egressos.

    Redação, revisão e editoração: O bacharel em Letras deve estar preparado para trabalhar em atividades de editoração, redação, revisão de textos, consultoria e pesquisa junto às novas mídias, empresas e entidades culturais, entre outras atividades viabilizadas pelo perfil do novo profissional de Letras.

    Pesquisa: O curso de Letras do UNIPAM oferece, na base de suas disciplinas do núcleo específico, um incentivo marcante à pesquisa em literaturas e lingüística, com conteúdos voltados a essa preocupação. O UNIPAM mantém, em sua estrutura, um conjunto de programas que incentivam a pesquisa e a extensão, como o PIBIC (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica), e os trabalhos de conclusão de curso.

    Crítica literária: O curso de Letras permite ainda que o graduado seja capaz de comentar obras literárias e escrever resenhas para jornais e revistas, já que em seu núcleo específico, há projetos de incentivo à pesquisa.
     

    A valorização do conhecimento de idiomas estrangeiros pelo mercado de trabalho fez com que várias escolas de línguas fossem abertas nos últimos anos em todo o país, especialmente nas cidades de porte médio. Conseqüentemente estão surgindo vagas nesse setor.

    Matriz Curricular:

    Linguagem e Comunicação
    Língua Portuguesa I
    Língua Inglesa I
    Estudos Literários I
    Projeto Integrador I
    Atividades Complementares 1

    Cultura e Sociedade
    Língua Portuguesa II
    Língua Inglesa II
    Estudos Literários II
    Estudo das Artes
    Fundamentos da Educação
    Projeto Integrador II
    Atividades Complementares 2

    Língua Portuguesa III
    Língua Inglesa III
    Linguística I
    Literatura Brasileira I
    Literatura Portuguesa I
    Psicologia da Educação
    Projeto Integrador III
    Atividades Complementares 3

    Língua Portuguesa IV
    Língua Inglesa IV
    Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)
    Linguística II
    Literatura Brasileira II
    Literatura Portuguesa II
    Mediação Didática
    Projeto Integrador IV
    Atividades Complementares 4

    Língua Portuguesa V
    Língua Inglesa V
    Linguística III
    Literatura Brasileira III
    Legislação e Políticas da Educação Básica
    Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental (Português e Literatura)
    Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental (Inglês)
    Tópicos Integradores
    Projeto Integrador V
    Atividades Complementares 5

    Língua Portuguesa VI
    Língua Inglesa VI
    Linguística IV
    Literatura Brasileira IV
    Literaturas de Língua Inglesa
    Estágio Supervisionado do Ensino Médio (Português e Literatura)
    Estágio Supervisionado do Ensino Médio (Inglês)
    Projeto Integrador VI
    Atividades Complementares 6


Outro curso relacionado com letras

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |