Graduação em Medicina Veterinária

Solicite informação sem compromisso UniPinhal - Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Análisis de educaedu

Pablo Nieves

Pablo Nieves

Graduação em Medicina Veterinária

  • Modalidade
    Curso presencial.
  • Certificado oficial
    Diploma de graduação emitido pela instituição
  • Considerações
    O médico veterinário formado na UNIPINHAL será preparado para desenvolver as vocações regionais, defendendo a preservação dos ecossistemas, de forma que o desenvolvimento da agropecuária se processe priorizando as bases da vida, sem comprometer o futuro do homem e da humanidade. É preciso destacar ainda o compromisso do médico veterinário com a produção de alimentos, saúde animal e saúde pública, bem como na geração de riquezas e elevação da qualidade de vida da população. O curso de Medicina Veterinária da UNIPINHAL com mais de 20 anos de existência conta com um corpo docente altamente qualificado e especializado para as disciplinas que ministram. Além disso, possui laboratórios totalmente equipados com material de última geração, Hospital Veterinário e Fazenda Escola. Todos esses recursos fizeram com que o curso de Medicina Veterinária da UNIPINHAL obtivesse nota 4 (1-5) em todos os itens na avaliação feita pela Comissão de Especialistas do MEC, realizada em setembro de 2007. Aliando atividades teóricas e práticas com atividades de pesquisa, o curso busca a qualidade total no ensino, sendo essa a meta da coordenação, professores e funcionários.
  • Dirigido a
    Interessados em trabalhar na área e gostem de lidar com animais.
  • Área de atuação
    As vagas se concentram na indústria de transformação, tecnologia de produtos de origem animal, o que inclui bovinos, suínos e aves. Os egressos são procurados para atuar desde a cadeia produtiva, com manejo e sanidade, até os frigoríficos. O médico veterinário atua ainda nos laboratórios de reprodução assistida e na indústria de vacinas e exames contra doenças bovinas, como a febre aftosa. Há vagas em granjas, cooperativas e fazendas e, além da suinocultura e avicultura tradicional, cresce a criação de carne de caça, como perdiz, faisão, javali e outros. Há também oportunidade de trabalho com animais silvestres, em órgãos como o Ibama, zoológicos, institutos de pesquisa e preservação, e ONGs de proteção animal.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Graduação em Medicina Veterinária - Presencial - Espírito Santo do Pinhal - São Paulo

  • Objectivos
    O médico veterinário formado na UNIPINHAL está capacitado a desenvolver sua responsabilidade com as vocações regionais, com a preservação dos ecossistemas, de tal maneira que o desenvolvimento da agropecuária se processe priorizando as bases da vida, sem comprometer o futuro do homem e da humanidade. Além disso, é preciso salientar o elevado e irrecusável compromisso do médico veterinário com a produção de alimentos, saúde animal e saúde pública, bem como na geração de riquezas e elevação da qualidade de vida da população.
  • Conteúdo
    Gostar de animais é o primeiro passo para o sucesso nesta profissão que amplia cada vez mais sua área de atuação. O Médico Veterinário pode atuar como autônomo ou vinculado a empresas atuando nas áreas de clinica, cirurgia, produção animal, métodos de diagnóstico complementar e preservação ambiental. A Lei nº 5.517, de 23/10/1968 dispõe sobre o exercício da profissão de Médico Veterinário.

    O curso

    Em 2009, o curso de Medicina Veterinária da UNIPINHAL completa 22 anos de existência, sendo originário da Faculdade de Medicina Veterinária "Prof Antônio Secundino de São José" mantida pela Fundação Pinhalense de Ensino e concebida tendo como base as melhores Universidades do País. O curso conta com um corpo docente altamente qualificado e especializado para as disciplinas que ministram. Além disso, possui laboratórios totalmente equipados com material de última geração, Hospital Veterinário e Fazenda Escola. Todos esses recursos fizeram com que o curso de Medicina Veterinária da UNIPINHAL obtivesse nota 4 (1-5) em todos os itens na avaliação feita pela Comissão de Especialistas do MEC, realizada em setembro de 2007. Aliando atividades teóricas e práticas com atividades de pesquisa, o curso busca a qualidade total no ensino, sendo essa a meta da coordenação, professores e funcionários.


    Mercado de Trabalho

    O Médico Veterinário poderá atuar em vários setores: planejamento estratégico de prevenção, controle e erradicação de doenças; nutrição; zootecnia; manejo; reprodução; melhoramento genético; clínica veterinária em todas as modalidades; clínica cirúrgica de pequenos e grandes animais; tecnologia de sêmen e inseminação artificial; medicina veterinária preventiva; inspeção e tecnologia de produtos de origem animal; pesquisas de campo da medicina veterinária e saúde pública; controle de zoonoses; extensão rural; pesquisa; ensino acadêmico; controle e preservação ambiental da fauna silvestre; parques; zoológicos; instituições governamentais e privadas de proteção aos animais da fauna nacional e exótica e na adequação dos resíduos oriundos das atividades agropecuárias, de forma a não agredirem o meio ambiente.

    Reconhecimento
    O Curso é Reconhecido pela Portaria Ministerial n0 564, de 07/04/1993.

    Currículo

    Anatomia dos Animais Domésticos; Histologia, Citologia e Embriologia; Ciências do Ambiente; Fisiologia Animal e Microbiologia; Farmacologia e Imunologia; Patologia; Epidemiologia e Saneamento Aplicado; Semiologia e Técnica Cirúrgica; Anestesiologia e Diagnóstico pôr Imagem; Zootecnia de Ruminantes e não Ruminantes; Doenças Infecto Contagiosas e Parasitárias dos Animais Domésticos; Nutrição Animal; Análise de Alimentos e Forragicultura; Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos e Grandes Animais; Clínica e Manejo de Animais Selvagens; Zoonoses e Saúde Pública; Economia e Administração Rural; Extensão Rural; Tecnologia de Produtos de Origem Animal; Fisiopatologia e Biotecnologia da Reprodução Animal; Obstetrícia; Higiene e Inspeção de Produtos de Origem; Bioestatística e Informática; Deontologia e Ética Profissional. Além disso, utilizando a infra-estrutura existente, são prestados serviços à comunidade, com a realização do programa anual de vacinação anti-rábica, exames laboratoriais e atendimento ambulatorial.
    Pesquisa e Atividades de Extensão
    O Curso possui parcerias com Empresas Privadas para realização de atividades de Pesquisa que beneficiem o bem estar animal. Além disso várias atividades são desenvolvidas pelo Corpo Docente para propiciar melhor entendimento e compreensão na aquisição de conhecimento pelo corpo discente.

    · Programa Anual de Vacinação Anti-Rábica: de ação conjunta com a Prefeitura Municipal, local e de outros municípios sob orientação e supervisão de professores e médicos veterinários.

    · Exames Laboratoriais: Prestação de serviços laboratoriais especializados, na diagnose de zoonoses e outras doenças.

    · Atendimento Hospitalar: Atendendo casos clínicos, cirúrgicos e ambulatoriais, constitui-se em importante centro de referência em programas de prevenção de doenças e tratamento, para a região.

    · Plantão Médico Veterinário: Atendimento a casos clínicos e cirúrgicos, por alunos matriculados do 7º ao 9º semestres, vivenciando a rotina do exercício profissional.
    Acesso a lnternet
    O Curso conta com 6 laboratórios para aulas práticas e acesso à Internet, disponível nos períodos matutino, vespertino e noturno.
    Estágio
    Como estratégia de profissionalização e integração do processo ensino-aprendizagem, mantém convênio com empresas privadas, órgãos públicos e instituições como o Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE, Agroceres Avicultura Ltda., Effem Brasil lnc. & Cia., Embrapa Pecuária Sudeste - São Carlos/SP, ESALQ/USP, Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP), Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (USP), Frango Sertanejo Ltda., Instituto Biológico, Jockey Club de São Paulo, Parmalat, Parque Ecológico Municipal de Americana, Prefeitura Municipal de Sorocaba, Secretaria da Agricultura do Governo de São Paulo, Serviço de Inspeção Federal, entre outros.
    Infra-estrutura
    O curso de Medicina Veterinária da UNIPINHAL oferece aos alunos uma completa infra-estrutura, com laboratórios específicos e equipados com material de última geração; um Hospital Veterinário com 3.600 m2 de construção, contando com centro cirúrgico para pequenos, grandes e médios animais; sala de recuperação; centro de diagnóstico laboratorial; centro de diagnóstico por imagem (ultra-sonografia, raios-X, endoscopia); ambulatório para atendimento médico clínico, salas de aula teórica integradas ao conjunto hospitalar, centro de treinamento em técnicas cirúrgicas; núcleo de reprodução e inseminação artificial. Completam a estrutura um canil, gatil, baias, bretes, balança, troncos de contenção, laboratório de doenças infecto-contagiosas, doenças parasitárias, processamento histopatológico, necrópsia de grandes e pequenos animais e biotério.
    INSTALAÇÕES ZOOTÉCNICAS - FAZENDAS
    O curso de Medicina Veterinária conta com dois Campi destinados a sistemas de produção animal e que dão todo apoio necessário para realização de aulas práticas, estágios e projetos de pesquisa.

    Existem dois Campi que dão suporte para as áreas práticas, estágios e projetos de pesquisa:

    A) Campus I ou Sítio Morro Azul, localizado próximo ao Campus Central (Rodovia SP 346, km 204): possui uma área total de 65,3 hectares, sendo 55,6 hectares de área cultivada, que são utilizadas para bovinocultura (corte e leite), caprinocultura e ovinocultura. Todos os sistemas de criação promovem um maior acompanhamento, pelos alunos, dos diversos sistemas de produção que envolve estas espécies. Neste Campus, além de aulas práticas e planos de aperfeiçoamento, também são desenvolvidos projetos de pesquisa e extensão para cumprir com o compromisso social do curso.

    B) Campus II, integrado ao Hospital Veterinário e ao Campus Central: responsável por oferecer sistemas de produção de aves (corte e postura), eqüinos, suínos, coelhos, peixes e mel. Neste local também são desenvolvidas aulas práticas, atividades de pesquisa e extensão e aperfeiçoamento.

    Todos os setores possuem professores responsáveis auxiliados por pessoal técnico-administrativo treinado.

    Desta forma, ao aliar teoria com prática, os alunos do Curso de Medicina Veterinária da UNIPINHAL, saem prontos para enfrentar o mercado de trabalho que se mostra cada vez mais exigente.

    Convênios

    O Curso de Medicina Veterinária da UNIPINHAL conta com aproximadamente 200 convênios com entidades públicas e particulares com o intuito de fomentar o intercâmbio para envio de estagiários proporcionando aperfeiçoamento profissional.

Últimas visitas ao curso

Solicitar informação à Instituição

"Gostaria de saber o valor da mensalidade do curso de medicina veterinária e o endereço da unidade."

Poliana para Graduação em Medicina Veterinária

São Paulo

"Gostaria de saber quando será o vestibular e para poder ingressar na faculdade ano que vem, pois termino o ensino médio esse ano e quero fazer Graduação em Medicina Veterinária."

Atalita para Graduação em Medicina Veterinária

São Paulo

"Já estou estudando medicina veterinária, mas não estou satisfeita com a universidade e gostaria de saber valores do curso para realizar a transferência."

Fernanda para Graduação em Medicina Veterinária

São Paulo

"Gostaria de obter informações sobre o curso de medicina veterinária e também, gostaria de saber se a nota do Enem teria alguma validade. Também gostaria de saber sobre a inscrição do vestibular para esta instituição de ensino."

Anna para Graduação em Medicina Veterinária

Rio de Janeiro

"Gostaria de saber sobre o valor da mensalidade do curso de Graduação em Medicina Veterinária."

Dayane para Graduação em Medicina Veterinária

São Paulo

Outro curso relacionado com medicina veterinária

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |