Graduação em Medicina Veterinária

Solicite informação sem compromisso FEPI - Centro Universitario de Itajubá

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Graduação em Medicina Veterinária - Presencial - Itajuba - Minas Gerais

  • Objectivos
    O graduado em Medicina Veterinária, pelo Centro Universitário de Itajubá deverá apresentar formação generalista com relação ao exercício de sua profissão, estando apto para compreender e traduzir as necessidades da população nos diferentes campos específicos de atuação: Saúde Animal e Clínica Veterinária, Higiene e Medicina Veterinária Preventiva, Saúde Pública e Inspeção de Produtos de Origem Animal, Zootecnia, Produção e Reprodução Animal, Tecnologia de Produtos de Origem Animal, Ecologia e Proteção ao Meio Ambiente.

    O Médico Veterinário tem a missão de preservar a saúde animal e, desta forma, exerce a medicina preventiva que assegura a completa precaução das doenças infecto-contagiosas. O profissional também está apto para intervir cirurgicamente e corrigir alterações congênitas ou provenientes da ação do meio externo.
  • Estágios
    O estágio proporciona aos alunos o contato com o mercado de trabalho, mas, sobretudo, deve estimular os graduandos a exercerem atividades práticas inerentes ao exercício da profissão. É importante que o aluno realize os estágios de acordo com o seu conhecimento prévio e com a supervisão de profissional habilitado, desta forma, construindo pensamento crítico para analisar diferentes condutas mediante ao conhecimento teórico/prático adquirido em sala de aula.

    Nos últimos anos a profissão deu um salto em busca de tecnologia e invadiu o mercado das indústrias alimentícias e de radiodiagnósticos. Além de modernos aparelhos de tomografia para diagnóstico da saúde dos animais, o Médico Veterinário deve assegurar a saúde dos seres humanos garantindo que um alimento de boa qualidade chegue à mesa dos consumidores.

    O mercado de trabalho para o médico veterinário é amplo e competitivo. A atuação em clínica médica continua a ser uma boa alternativa para os profissionais recém formados, principalmente pelo fato dos seres humanos estarem mais apegados aos animais pet nos últimos anos. Os animais passaram a conviver no ambiente familiar e receberam maior valor sentimental. Porém o mercado saturado de petshops obriga o médico veterinário buscar áreas específicas da clínica médica (endocrinologia, fisioterapia, oftalmologia, dermatologia etc) para assegurar retorno financeiro, além da saúde animal.
  • Conteúdo
    O constante volume de exportação de carne exige maior participação dos médicos veterinários nas propriedades rurais, com recursos biotecnológicos da reprodução e melhoramento genético e nas indústrias com a finalidade de inspecionar as carcaças e evitar a disseminação de doenças como a vaca louca, febre aftosa e gripe aviária. O consumidor aumentou seu nível de exigência na higiene de alimentos, a produção de ovos e leite precisa ser fiscalizada nas granjas e fazendas, nos laticínios e estabelecimentos comerciais. 

    A preocupação mundial com a responsabilidade social exige um médico veterinário habilitado, para atuar na preservação do meio ambiente, com visão humanitária no salvamento dos animais selvagens, e na cultura dos animais domésticos para evitar degradação dos ecossistemas. Em órgãos públicos, o profissional pode garantir a segurança sanitária da população desenvolvendo campanhas de posse responsável e de prevenção de zoonoses. Além disso, as perícias têm sido alvo da solicitação de empresas e de autoridades judiciais. 

    O desenvolvimento científico mundial proporciona a inserção do médico veterinário nas empresas farmacêuticas, para desenvolvimento de medicamentos e kits diagnósticos. 

    Com destaque, o médico veterinário que alcançar a formação generalista, evitando uma visão especialista durante a graduação, estará mais bem preparado para as oportunidades do mercado de trabalho.

Outro curso relacionado com medicina veterinária

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |