Graduação em Odontologia

Solicite informação sem compromisso EBMSP - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Análisis de educaedu

Aimèe Santiago

Aimèe Santiago

Graduação em Odontologia

  • Modalidade
    O curso tem sua realização Presencial.
  • Duração
    A conclusão do curso é após 5 anos cursados.
  • Certificado oficial
    O egresso receberá o Diploma de Odontologia.
  • Considerações
    A Graduação em Odontologia visa a habilitação do estudante para exercer atividades relacionadas com a manutenção e o tratamento da saúde bucal. O odontólogo egresso desta graduação terá conhecimentos fundamentais biológicos, humanísticos e um elevado nível técnico que será garantido pelo suporte dado pelos profissionais que compõe o corpo docente da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Os estudantes deste curso contam com uma infraestrutura de laboratórios e bibliotecas equipadas com o melhor material para tornar-se um dentista clínico-geral de sucesso no mercado de trabalho.
  • Dirigido a
    A carreira de odontologia está destinada a alunos de nível médio completo que tenham o interesse de iniciar uma formação de nível superior relacionada diretamente com o tratamento e a manutenção da saúde bucal.
  • Área de atuação
    O Odontólogo tem um ramo de atuação diversificado. Com o término da Graduação é comum que este inicie uma especialização para então exercer atividades direcionadas para a sua especialidade, mas sempre estará trabalhando em consultórios, sejam eles privados ou do setor público, também podendo atuar com o ministro de palestras de conscientização dentro de escolas e empresas e nunca descartando a área da pesquisa.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Graduação em Odontologia - Presencial - Salvador - Bahia

  • Conteúdo

    Objetivos:

    O curso de Odontologia, por seus objetivos gerais, específicos e de comportamento final, deve proporcionar a formação de uma cultura odontológica abrangente que desenvolva um profissional clínico-geral estomatologista com fundamentados conhecimentos biológicos e humanísticos, de elevado nível técnico, integrado à sociedade, à realidade e ao mercado de trabalho, voltado para o exercício da profissão com amplitude social.


    Perfil do profissional:

    O curso de Odontologia, por seus objetivos gerais, específicos e de comportamento final, deve proporcionar a formação de uma cultura odontológica abrangente que desenvolva um profissional clínico-geral estomatologista com fundamentados conhecimentos biológicos e humanísticos, de elevado nível técnico, integrado à sociedade, à realidade e ao mercado de trabalho e voltado para o exercício da profissão com amplitude social. O profissional em formação deverá exercitar competências que o capacitem a:

    1 - perceber os próprios limites individuais e profissionais;
    2 - realizar autocuidado, zelando pela sua saúde física, mental e seu bem-estar como cidadão e profissional, inclusive gerenciando e valorizando sua carreira;
    3 - comunicar-se consigo mesmo e com o outro, administrando as próprias emoções e sentimentos, desenvolvendo relações interpessoais e intergrupais adequadas ao paciente, à família, à instituição e à equipe multiprofissional;
    4 - adaptar-se às mudanças e constantes transformações dos cenários;
    5 - aprender a aprender continuamente, buscando oportunidades e aproveitando as oferecidas;
    6 - lidar criticamente com o conhecimento, com a dinâmica do mercado de trabalho e as políticas de saúde, tomando decisões coerentes e consequentes, a partir das habilidades de avaliar, sistematizar e decidir pela condição mais apropriada de atendimento, inclusive dentro do sistema de referência e contrarreferência;
    7 - promover ações de saúde, prevenindo agravos e danos na comunidade, na família, no trabalho e no indivíduo;
    8 - diagnosticar e tratar as doenças prevalentes, no meio em que atua.

    O graduado da Bahiana, desse modo, deverá ser um profissional construtor do saber e sujeito de um processo de aprendizagem contínuo e integrado com outras áreas de conhecimento. Deve ser capaz de responder às necessidades de saúde bucal da população e permanecer eticamente preocupado com os novos compromissos sociais que se impõem enquanto profissionais e cidadãos brasileiros.


    Currículo do curso:

    O atual currículo pleno do curso de graduação tem carga horária total de 4.400 horas, sendo composto por componentes curriculares sequenciais que totalizam 4.176 horas, distribuídos ao longo de um período de 10 semestres letivos, acrescidos de 224 horas que correspondem a atividades complementares. A prática pedagógica desenvolvida é contemporânea e sustentada nos pressupostos das DCNs para os cursos de Odontologia.

    A formação de um clínico-geral estomatologista engloba, de forma integrada, as atividades pedagógicas de ensino-aprendizagem realizadas pelos componentes curriculares cujos conteúdos contemplam uma visão do sistema único de saúde vigente no país (SUS), a atenção integral à saúde num sistema regionalizado e hierarquizado de referência e contrarreferência e o trabalho em equipe. Esses conteúdos, integrantes das ciências biológicas e da saúde, das ciências humanas e sociais e das ciências odontológicas, buscam desenvolver competências, habilidades e atitudes relacionadas com a atenção integral da saúde em nível individual e coletivo, baseados em evidências científicas e no perfil epidemiológico da população.

    O ensino desenvolvido proporciona uma integração racional entre os conteúdos fundamentais, tecnológicos e clínicos, de modo a fornecer ao aluno condições eficientes de aprendizado prático e de aplicação direta dos conhecimentos biológicos, humanísticos e técnicos adquiridos.

    Esses conteúdos programáticos e as práticas em serviço são fundamentados por meio dos seguintes eixos norteadores: fundamentos biológicos; fundamentos técnico-científicos; humanismo & saúde; atenção à saúde baseada nos ciclos de vida; e instrumentalização científica.

    Como temas transversais estão incluídos conteúdos de ética/bioética, relações interpessoais, biossegurança e SUS e, de forma optativa, é oferecida matrícula no componente curricular LIBRAS - CH 60h - que pode ser aproveitada na integralização de atividades complementares.

    O aluno e a realidade social
    A inserção na realidade concreta das necessidades comunitárias é feita já no 1º semestre e perpetua-se durante o curso, mediante atividades extramurais desenvolvidas pelos componentes de Humanismo & Saúde e Saúde Bucal Coletiva (I, II, III, IV e V), em múltiplos cenários de prática integrados a instituições governamentais, ONGs, e privadas, com estágios supervisionados. Muitas dessas atividades são realizadas em conjunto com alunos de outros cursos da instituição, contemplando o trabalho multiprofissional e em equipe.

    Articulação teoria-prática e o SUS
    A articulação teoria-prática, em um processo de aprendizagem significativa e educação permanente, é realizada em todo o decorrer do curso mediante o uso de técnicas de problematização e estudo de casos bem como pela aplicação prática imediata e crítica dos conhecimentos adquiridos. Os componentes curriculares articulam os conhecimentos teóricos, pré-clínicos e clínicos, na atenção à saúde bucal integral de pacientes assistidos no território do Distrito Sanitário Docente-Assistencial Cabula-Beirú, cuja população levantada é de 385.109 habitantes (IBGE), mediante convênio com o SUS/PMS-BA. As atividades ambulatoriais são realizadas no contexto do eixo norteador atenção à saúde baseada nos ciclos de vida, nas clínicas da criança, do adolescente, de pacientes portadores de necessidades especiais, da mulher e do adulto, essas integrantes das clínicas integradas (I, II, III, IV e V), em procedimentos de complexidade crescente, constituindo-se isso, também, em elemento fundamental da articulação docência-serviço-investigação. A Unidade Docente-Assistencial do curso (Odonto-Unida) é referência para esse distrito, sendo a nossa capacidade instalada - 140 conjuntos de atenção odontológica e 42 de educação em saúde bucal - extremamente superior à do distrito que conta, apenas, com 17 consultórios. Ressalte-se, ainda, que toda a capacidade odontológica da Secretaria de Saúde do Município de Salvador conta com apenas 157 consultórios (jun/07). A prática hospitalar é realizada em internato junto ao Serviço de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial do Hospital Geral Roberto Santos/HGRS-SESAB, sob orientação dos docentes das disciplinas de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial I, II e III.

    Interdisciplinaridade
    A interdisciplinaridade é implementada desde os componentes curriculares fundamentais, mediante a integração de conteúdos e, principalmente, com a utilização de uma metodologia desenvolvida pelos Núcleos Curriculares, os Seminários Interdisciplinares Semestrais, bem como por meio do sistema de Avaliação Interdisciplinar Semestral (AIS). Há um processo de articulação ensino-pesquisa-extensão com atividades amparadas por um programa institucional próprio, e outro em parceria com a FAPESB, de bolsas de iniciação científica e de monitoria. Nesse sistema de bolsas também articula-se o ensino da graduação com o de pós-graduação e com a pesquisa, desenvolvendo-se projetos com a participação conjunta de alunos de graduação e pós-graduação (Mestrado).

    TCC
    Para conclusão do curso, o aluno tem a responsabilidade de desenvolver e defender um trabalho científico, viabilizado por meio de recursos pedagógicos disponibilizados em quatro componentes curriculares: Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) I, II, III, e Defesa de TCC.

Outro curso relacionado com odontologia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |