Graduação em Pedagogia

Solicite informação sem compromisso FAST - Faculdade Santa Teresinha

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Daniela Nogueira

Daniela Nogueira

Graduação em Pedagogia

  • Modalidade
    A Graduação em Pedagogia da FAST é oferecida na modalidade presencial.
  • Certificado oficial
    Curso Reconhecido pela Portaria Ministerial de n.° 1.262, 19/04/2005
  • Considerações
    O curso superior de Pedagogia da FAST - Faculdade Santa Teresinha foi autorizado pelo Ministério da Educação no ano 2000 e desde então começou suas atividades. O curso está pensado para formar docentes e está de acordo com as diretrizes curriculares nacionais publicadas pelo MEC.
  • Dirigido a
    A Graduação em Pedagogia da FAST - Faculdade Santa Teresinha é pensado para aqueles que já tenham um diploma de ensino médio e que queiram ter um ciploma de nível superior na área da educação. Pessoas interessadas em dar aulas para crianças ou fazer pesquisas e estudos na área da educação.
  • Área de atuação
    O graduado em Pedagogia que tenha estudado na FAST - Faculdade Santa Teresinha pode trabalhar em escolas como professor de séries iniciais, coordenador pedagógico ou diretor. Podem também trabalhar com o letramento de jovens e adultos e preparar multimeios para editoras e escolas.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Graduação em Pedagogia - Presencial - Taguatinga - Brasília Distrito Federal

  • Objectivos
    A formação de um profissional que seja capaz de ultrapassar os limites de sua habilitação legal e, na medida das necessidades do ambiente escolar e fora deste, seja capaz de exercer outras funções de caráter pedagógico, solicitadas pelos sistemas de ensino e outros segmentos sociais, culturais e econômicos.
  • Dirigido a
    Visa a atender e formar pessoas (Portadores de Certificados do Ensino Médio ou equivalente), interessadas pela formação acadêmica na área de educação; em especial, formação de professores da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental.
  • Titulação
    Graduação em Pedagogia
  • Conteúdo
    O Curso de Pedagogia foi autorizado pelo MEC no ano de 2000 e a primeira turma teve início no 2.º semestre deste mesmo ano. Foi Reconhecido pela Portaria Ministerial de n.° 1.262, de 19 de abril de 2005. Em 2006 foi reestruturado de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação CNE, nos pareceres 5/2005 e 3/2006, homologados e publicados pelo ministro da Educação em 11/04/2006 passando a oferecer a formação de professores da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental.

    METODOLOGIA DO CURSO: O Curso de Pedagogia procura adotar uma metodologia sistêmica que integra teoria e prática em todas as atividades desenvolvidas, tendo como foco a formação do educador, independente de qual seja a área que o educador for tuar. Tendo em vista que o educador necessita estar preparado para lidar com os problemas da contemporaneidade integra-se à formação uma preocupação com as novas tecnologias e o uso das mesmas na educação. O Curso de Pedagogia se pauta, então, por uma metodologia humanística que tem como primeiro elemento o diálogo e a formação ética do profissional. Neste sentido, as aulas presenciais associam o ensino, a pesquisa e a extensão como forma de formar o educador numa perspectiva pró-ativa.

    PERFIL DO EGRESSO: Ao concluir o Curso de Pedagogia na FAST, o aluno deverá alcançar o seguinte perfil:

    I.domínio do campo teórico investigativo da educação, do ensino, de aprendizagens e do trabalho pedagógico que se realiza como práxis social;

    II.capacidade para exercer a docência em Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental;

     III.compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual, social;

    IV.competência para participar dos processos de gestão educativos em ambientes escolares e não escolares, produzindo e disseminando conhecimentos da área de educação;

    V.habilidade para se perceber como agente de reeducação das relações sociais e étnico-raciais;

    VI.consistente formação teórica, diversidade de conhecimento e de práticas articuladas interdisciplinarmente na área de educação;

    VII.competência para atuar nas áreas de serviço de apoio escolar, nos vários níveis e modalidades de ensino;

    VIII.habilidades em gestão educacional, entendida numa perspectiva democrática, especialmente no que se refere ao planejamento, à administração, à coordenação, ao acompanhamento, à avaliação de planos e de projetos pedagógicos;

     IX.competência em análise implementação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas e institucionais na área de educação;

    X.formação ética e compromisso na busca da construção de uma sociedade, justa, equânime e igualitária;

    XI.capacidade de redimensionamento das funções pedagógicas e de gestão da escolar. Formação de Professores da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental: As ações do professor podem ser divididas em três campos específicos: Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Atuação em empresas.

    a) Na Educação Infantil os pedagogos poderão atuar como educadores de creches, coordenadores e diretores, iniciando as crianças de 0 a 3 anos no ambiente escolar por meio de atividades dirigidas especificamente para esta faixa etária.

    b) No Ensino Fundamental, poderão atuar como professores dos anos iniciais nas classes de alfabetização ou nas séries seguintes, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais e diretores de escola. Poderão, ainda, atuar na educação de Jovens e Adultos EJA nas fases de iniciação da aquisição da leitura e escrita, primeiro ciclo.

    c) Poderão exercer, também, a função de pedagogo empresarial atuando nos setores de treinamento e aperfeiçoamento de pessoas em empresas das mais diversas áreas, elaborando materiais didáticos, organizando e coordenando ações de capacitação e formação permanente

Últimas visitas ao curso

Solicitar informação à Instituição

"Gostaria de saber a respeito sobre o curso de pedagogia inclusiva. Esta informação veio de uma conhecida, estudante desta faculdade e muito me interessou por se tratar de trabalhos com crianças especiais. "

Tânia para Graduação em Pedagogia

Brasília Distrito Federal

"Venho por deste solicitar e-mail para encaminhar currículo para docência em nível superior, possuo experiência de 15 anos na área de pedagogia e língua portuguesa e especialização é língua portuguesa. "

ElicÉia para Graduação em Pedagogia

Brasília Distrito Federal

Outro curso relacionado com pedagogia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |