Graduação em Psicologia

Solicite informação sem compromisso FACCAT - Faculdades Integradas de Taquara

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Análisis de educaedu

Mônica Almeida

Mônica Almeida

Graduação em Psicologia

  • Modalidade
    O aluno irá fazer a graduação de Psicologia na modalidade presencial.
  • Duração
    São 10 semestres de duração.
  • Certificado oficial
    A Faccat oferece ao aluno um diploma de Bacharel em Psicologia.
  • Considerações
    O futuro psicólogo estudará em sua formação quais são as teorias e linhas de pensamento do campo do saber da Psicologia, estando preparado para analisar o comportamento humano. O curso de Psicologia da FACCAT está comprometido com a comunidade do Vale do Paranhana, através do programa do Centro de Serviços em Psicologia (CESEP). Para uma formação completa, o aluno poderá utilizar o Laboratório de Avaliação Psicológica, o Laboratório de Análise do Comportamento, e os Laboratórios de Neuroanatomia e Neurofisiologia
  • Dirigido a
    Todos os interessados que apresentem o diploma do ensino médio.
  • Área de atuação
    Pode atuar em hospitais, clínicas, empresas, creches e várias outras organizações.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Graduação em Psicologia - Presencial - Taquara - Rio Grande do Sul

  • Conteúdo
    Apresentação
    O Curso de Psicologia da FACCAT oferece em sua estrutura curricular a possibilidade de formação de futuros psicólogos para atuarem em diversas áreas do conhecimento científico. Dentre essas áreas, o profissional formado nesta instituição terá especial conhecimento sobre questões relativas ao campo social, da saúde e do trabalho.

    A prática profissional do psicólogo contempla a utilização de teorias, métodos e técnicas da psicologia nas múltiplas instituições em que são empreendidas ações sociais e de saúde, como hospitais e ambulatórios gerais, unidades básicas de saúde, escolas, creches, instituições e outras organizações, sejam públicas, não governamentais ou de controle privado. O psicólogo pode, ainda, atuar junto a área do trabalho, estando, desta forma, comprometido com desenvolvimento de cada integrante da organização onde está atuando, valorizando o trabalho em equipe e a busca de melhor qualidade de vida no ambiente laboral.

    Para preparar o futuro profissional Psicólogo para atuar em todas essas áreas, o Curso de Psicologia da FACCAT oferece uma formação voltada para a maior compreensão do significado do comportamento humano nos contextos de interação. O egresso do curso estará capacitado a atuar de maneira crítica, reflexiva e ética nos mais variados campos de trabalho profissional. A proposta do curso objetiva levar o aluno a compreender, problematizar a ampliar os modos tradicionais de atuação do Psicólogo, buscando desenvolver novas formas de intervenção multidisciplinar sobre as demandas populacionais através de projetos de extensão e pesquisa junto à comunidade.

    O Curso de Psicologia da FACCAT tem duração de 10 semestres e compreende como parte do processo de formação a prática de Estágio Supervisionado, oportunizando que os alunos entrem em contato com situações, contextos e instituições relacionadas às duas ênfases do curso (Social/Saúde e Trabalho).

    Em termos de estrutura física e aparato didático, o Curso de Psicologia da FACCAT dispõe do Laboratório de Avaliação Psicológica, que oferece aos alunos do curso materiais necessários para a realização procedimentos de diagnóstico psicológico; Laboratório de Análise do Comportamento, utilizado para experimentos psicológicos; e dos Laboratórios de Neuroanatomia e Neurofisiologia que oferecem espaço e infra-estrutura para aquisição de conhecimentos e prática de experiências na área das ciências biológicas.

    Além disso, o curso oferece para a comunidade, atendimento psicológico e demais serviços na área da psicologia, através do CESEP - Centro de Serviços em Psicologia. O CESEP disponibiliza serviços de psicoterapia individual, de casal e familiar, grupos terapêuticos e de apoio, palestras na comunidade, além de atividades acadêmicas, incluindo oficinas, congressos, eventos científicos.

    Todos os professores do curso são Mestres ou Doutores em suas áreas de conhecimento, o que oportuniza maiores trocas de conhecimento em sala de aula. O curso oferece, ainda, aprimoramento contínuo através de atividades complementares como eventos científicos, visitas técnicas, grupos de pesquisa, jornadas, cursos de extensão e palestras.

    As atividades de integração entre alunos, professores e comunidade são realizadas pelo Núcleo de Integração dos Alunos da Psicologia – NIAP e apoiadas pela Coordenação do Curso de Psicologia. O NIAP oferece um espaço para a troca de informações e experiências entre os acadêmicos do curso, auxiliando na seleção de temas e áreas de interesse dos alunos para palestras e cursos de extensão. Além disso, a parceria entre NIAP e Coordenação de Curso promove eventos como a “Gincana Psi”, “Professores na Cozinha”, “Festa Universitária”, “Assembléia de Alunos” e “Jornada Científica”.

    Fundamentos
    Prncípios fundamentais da proposta do Curso


    As Faculdades Integradas de Taquara, em consonância com os objetivos maiores da Fundação Educacional Encosta Inferior do Nordeste, propõe o Curso de Psicologia com a preocupação fundamental de suprir as necessidades do município de Taquara e região no que diz respeito à prestação de serviços de Psicologia à população.

    O Curso de Psicologia visa a uma formação superior de excelência, de modo a contribuir para a melhoria contínua da qualidade de vida dos habitantes e para atender aos anseios da população e das instituições que procuram o suporte dos conhecimentos da Psicologia. Em consonância com o desenvolvimento econômico, histórico, cultural e social da região do Vale do Paranhana, o Curso de Psicologia visa proporcionar benefícios à comunidade, constituindo-se em mais um componente importante para o crescimento regional.

    Para que a formação se torne consistente, o Curso de Psicologia foi elaborado seguindo as indicações do Art. 3º, contidas na Resolução nº 8 do CNE/CES, de 2004, tendo como meta central a formação do psicólogo voltado para a atuação profissional, para a pesquisa e para o ensino de Psicologia. Dessa forma, o Curso de Psicologia assegurará uma formação baseada em princípios e compromissos fundamentais, descritos a seguir, que nortearão a atuação do profissional formado nesta Instituição:

    a) Orientação para a promoção do desenvolvimento de seres humanos cidadãos e éticos, através da compreensão crítica dos fenômenos sociais, biológicos, econômicos, culturais e políticos, fundamentais ao exercício da cidadania e da profissão.

    b) Preocupação com a descoberta de novos saberes, através da oferta de uma formação sólida dos conhecimentos básicos do núcleo comum e do incentivo à pesquisa, ao uso dos laboratórios, da biblioteca e de novas tecnologias que estimulem o aluno a manter sempre a atitude reflexiva em todas as áreas em que estiver atuando.

    c) Manutenção de atitudes críticas em relação aos conhecimentos, técnicas e práticas de atuação profissional, levando o aluno a analisar criticamente a informação recebida dos professores ou das fontes indicadas na bibliografia, a fazer perguntas, a buscar novas respostas e a construir novos conhecimentos científicos em Psicologia, ações essas responsáveis pela superação do senso comum na construção do conhecimento.

    d) Defesa de uma formação básica nas diferentes áreas de atuação, levando o aluno a desenvolver a compreensão que a prática profissional implica no conhecimento das diversas possibilidades e contribuições da Psicologia. Todos os profissionais devem estar capacitados a utilizar o conhecimento geral para intervenções em áreas específicas, considerando as necessidades sociais, os direitos humanos, tendo em vista a promoção da qualidade de vida dos indivíduos, grupos, organizações e comunidades.

    e) Embasar a formação através de uma perspectiva de atuação interdisciplinar, envolvendo o intercâmbio e o aprofundamento dos conhecimentos oriundos das diversas áreas de interface com a Psicologia, levando a uma constante revisão e a um constante aprimoramento dos conceitos das áreas afins, aproveitando-se dos avanços nos conhecimentos nas demais áreas do saber.

    f) Defesa de uma formação plural, dando oportunidade ao ensino das diferentes abordagens e teorias em Psicologia, acompanhada de uma formação que leve o aluno a fazer uma análise crítica das perspectivas filosóficas e epistemológicas que fundamentam cada teoria.

    g) Estudo de técnicas de intervenção e aplicações da Psicologia, de forma ética e crítica, que leve o aluno não apenas a usar adequadamente os instrumentos, mas também a tomar iniciativas para aperfeiçoá-los e adaptá-los à população brasileira e regional através de técnicas produzidas e reconhecidas pelo saber psicológico.

    h) Postura crítica sobre os fenômenos sociais, econômicos, culturais e políticos, adequando a formação à realidade brasileira e regional, possibilitando a integração do ensino de Psicologia às especificidades vividas na região. Maior preocupação para o atendimento de uma clientela diversificada, em contraposição ao atendimento individual, possibilitando assim o acesso aos serviços de Psicologia, principalmente dos segmentos socialmente excluídos do padrão tradicional de atendimento psicológico.

    i) Manter como fundamental, no exercício profissional, o trabalho preventivo e a preocupação em antever os problemas do indivíduo, dos grupos, das organizações e da comunidade, buscando intercâmbio com outras áreas do saber numa perspectiva de trabalho interdisciplinar.

    j) Formação de um profissional comprometido com seu tempo e sua comunidade, que trabalhe na promoção da saúde e da qualidade de vida de indivíduos, grupos, organizações e comunidades, buscando aprimoramento e capacitação contínuos, dentro dos padrões de respeito ético nas relações com clientes e usuários, com colegas, com o público e na produção e divulgação de pesquisas, trabalhos e informações da área da Psicologia.

    Objetvos
    Objetivo geral

    O Curso de Psicologia visa à formação de psicólogos comprometidos com a promoção da saúde e da qualidade de vida de pessoas, grupos e organizações, atuando de maneira crítica, ética, com responsabilidade e inserção social em diferentes contextos.

    Objetivos específicos

    a) Promover a formação de profissionais para atuar nas mais diversas áreas do conhecimento psicológico, com ênfase nos campos sociais, da saúde e do trabalho.

    b) Contribuir para a formação de psicólogos que trabalhem com vistas à promoção do acesso da população aos serviços disponibilizados pela ciência psicológica, sempre pautados pelo padrão ético da profissão.

    c) Possibilitar, através do oferecimento de atividades científicas e projetos de extensão, uma formação que sensibilize o acadêmico quanto às principais necessidades psicológicas da comunidade em que está inserido.

    d) Oferecer uma formação que possibilite o reconhecimento da diversidade de perspectivas necessárias para a compreensão do ser humano e incentivo à interlocução com campos de conhecimento que permitam a apreensão da complexidade e multideterminação do fenômeno psicológico.

    e) Formar profissionais voltados para uma compreensão crítica dos fenômenos sociais, econômicos, culturais e políticos do país.

    f) Auxiliar para o desenvolvimento da Psicologia como campo científico, pesquisando diferentes segmentos dessa área do conhecimento.


Opiniões (1)

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Professores (5)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Atendimento ao aluno (5)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Programa de ensino (5)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Material (5)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Instalações (5)

Experiência de vida
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Professores
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Atendimento ao aluno
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Programa de ensino
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Material
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Instalações

A todos os que desejam conviver com pessoas inteligentes, fazer amigos e adquirir conhecimentos e uma grande experiência de vida eu digo que venham para a Faccat!!

José Eduardo Rosa

Graduação em Psicologia - Agosto 2011

Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Últimas visitas ao curso

Solicitar informação à Instituição

"Gostaria de saber o valor do curso de Graduação em Psicologia, e se há desconto para aluno graduado. "

Tathiane para Graduação em Psicologia

Rio de Janeiro

"Gostaria de saber qual o valor da cadeira de Graduação em Psicologia e o tempo que leva para a formação do aluno. "

Caroline para Graduação em Psicologia

Rio Grande do Sul

"Gostaria de receber informações detalhadas sobre o curso de Graduação em Psicologia e Psicopedagogia(duração, turno, valores, cadeiras, período de vestibular(como este procede, datas, matérias). Existe bolsa de estudos para este cursos? "

Joana para Graduação em Psicologia

Rio Grande do Sul

Outro curso relacionado com psicologia social

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |