Graduação em Tecnologia em Automação Industrial

Solicite informação sem compromisso FEPI - Centro Universitario de Itajubá

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Graduação em Tecnologia em Automação Industrial - Presencial - Itajuba - Minas Gerais

  • Objectivos
    O curso pretende formar o Tecnólogo em Automação Industrial, que está capacitado a atuar em diversas áreas. Porém, a atuação preferencial nas áreas Automação e Controle exigem deste profissional sólida formação nas áreas de Automação e de Sistemas de Controle.
  • Conteúdo
    O Curso superior de Tecnologia em Automação Industrial apresenta-se organizado de modo a atender aos requisitos das Diretrizes Curriculares Nacionais, para a Educação Profissional de Nível Tecnológico. 

    É um curso com formação generalista, capacitado a absorver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica, reflexiva e criativa, na identificação e solução de problemas, considerando seus aspectos técnicos, ambientais, econômicos, sociais, políticos e culturais, com visão ética em atendimento às demandas da sociedade. 

    Buscando uma estruturação curricular que propicie uma formação mais abrangente, as disciplinas interligam-se, proporcionando a ocorrência de atividades interdisciplinares, formação de grupos de estudos e aplicação de diferentes instrumentos tecnológicos. 
    Tecnólogo é o profissional formado em consonância com as velozes transformações que ocorrem na "aldeia global" (McLuhan), em função do avanço das novas tecnologias e que impulsionam o desenvolvimento industrial, pedindo, em curto prazo, profissionais multi-especializados para atender à diversificação e complexidade do mundo do trabalho. 

    Os cursos de graduação tecnológica são de nível superior, de curta duração (três anos), com foco nas necessidades do mercado, abertos a concluintes do ensino médio ou equivalente aos que já têm diploma universitário e querem se especializar, tendo sido criados para responder à demanda por preparação, formação e aprimoramento educacional e profissional, quando nem o mercado pode esperar tanto tempo por profissionais qualificados, nem estes querem depender quatro ou mais anos de sua vida em uma graduação convencional.
    - Áreas de atuação e mercado de trabalho -
    O profissional egresso do curso recebe uma formação bastante ampla, de perfil generalista na área de Eletro-Eletrônica, capacitando-o a atuar em diversas áreas. Entretanto, seu principal mercado de trabalho é a área industrial, atuando no projeto, instalação e manutenção de equipamentos industriais de automação e controle. 

    As atribuições dos tecnólogos são determinadas pelo CONFEA e os habilitam, basicamente a:
    -  elaboração de orçamento;
    -  padronização, mensuração e controle de qualidade;
    -  condução de trabalho técnico;
    -  condução de equipe de instalação, montagem, operação, reparo ou manutenção;
    -  execução de instalação, montagem e reparo;
    -  operação e manutenção de equipamento e instalação;
    -  execução de desenho técnico.

    O mercado de trabalho tem buscado este tipo de profissional, em função do grande aumento da tecnologia em máquinas automatizadas nas unidades fabris de todo o território nacional.

Outro curso relacionado com automação industrial

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |