Licenciatura em Física

Solicite informação sem compromisso PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Campus Curitiba

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Análisis de educaedu

Marina Cunha

Marina Cunha

Licenciatura em Física

  • Modalidade
    A Licenciatura em Física é um curso do tipo presencial.
  • Duração
    Esta licenciatura dura 3 anos.
  • Certificado oficial
    O estudante ganha um diploma da PUCPR.
  • Considerações
    A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) tem a sua sede principal em Curitiba e ainda conta outros 4 campi. São eles: Curitiba, São José dos Pinhais, Toledo, Londrina e Maringá. A PUCPR é reconhecida pela qualidade de seu ensino e pelo desenvolvimento de pesquisas acadêmicas. A Licenciatura em Física da PUCPR é um curso que forma o profissional para trabalhar no Ensino Fundamental e Médio. Nos dias de hoje, há poucos profissionais de Física para a atuação na área da educação. O diferencial da PUCPR é que o aluno faz um curso que alia prática profissional com os estudos pedagógicos.
  • Dirigido a
    O curso está desenhado para pessoas que querem trabalhar como professores de física.
  • Área de atuação
    Os egressos deste curso podem trabalhar em escolas, em cursinhos e dando aulas particulares.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Licenciatura em Física - Presencial - Curitiba - Paraná

  • Objectivos
    Física é uma ciência fundamental, ela trata do entendimento dos fenômenos básicos da natureza e do universo. A Física é a maior fornecedora de conceitos que embasam a formação dos profissionais que atuam nas diversas áreas do conhecimento técnico-científico, como, por exemplo, Engenharias, Ciências dos Materiais, Climatologia, Oceanografia, Geologia, Biologia, Medicina e até mesmo na Economia. Essa grande abrangência de campo de atuação faz do físico um profissional requisitado para atuar como pesquisador e educador. O perfil da pessoa que escolhe a Física como profissão inclui grande curiosidade por ciência e tecnologia, senso de observação, abstração e raciocínio lógico, além de bom domínio de sua principal ferramenta de trabalho, a Matemática. A formação do físico pode ser direcionada tanto à área de ensino quanto à de pesquisa, com a obtenção do grau de licenciado ou bacharel, respectivamente. O físico é um profissional que se mantém sempre atualizado e que acompanha e participa das constantes transformações da sociedade.
  • Titulação
    Licenciatura em Física
  • Conteúdo
    Mercado de Trabalho
    O profissional com licenciatura em Física poderá atuar como professor nos níveis Fundamental (oitava série) e Médio. O campo de trabalho também inclui desenvolvimento de materiais didáticos (como livros e apostilas) e atuação em empresas que fabricam jogos educativos e softwares educacionais. O licenciado em Física também pode ser requisitado como divulgador de Física e Ciências em geral, nas diversas formas de mídia. Atualmente existe uma demanda grande por professores de Física no Ensino Médio devido ao pequeno número de licenciados nesta área. Segundo projeções feitas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), cerca de 1800 professores de Física são formados por ano no Brasil. Se essa taxa for mantida, seriam necessários 84 anos para atender a demanda (Gazeta do Povo, 14 de abril de 2008).

    O Curso
    O Curso de Licenciatura em Física da PUCPR atende ao conjunto de competências necessárias ao profissional de nível superior que atuará como professor de Física no Ensino Fundamental (oitava série) e no Ensino Médio. A organização pedagógica é feita sob a forma de programas de aprendizagem, que permitem a integração de teoria e prática ao longo de todo o curso, com o intuito de proporcionar pronta empregabilidade aos egressos e atender à grande demanda de professores de Física da atualidade, nas redes pública e privada de ensino. No Curso de Licenciatura em Física, a prática profissional está presente do primeiro ao último ano. O curso oferece, de forma integrada, sólida formação em Física Básica teórica e experimental, o que é indispensável para o bom exercício da docência em Física. Nos Programas de Aprendizagem, estão incorporadas as dimensões técnica, ética, político-social, humanista e de liderança, indispensáveis à profissão de professor. O corpo docente do curso conta com professores qualificados com ampla experiência na área de ensino e com visão das necessidades do mercado de trabalho e suas mudanças.

    Por que fazer Licenciatura em Física na PUCPR?
    Visando a formação humanística preconizada pela PUCPR, o curso de Licenciatura em Física enfoca a prática profissional com forte ênfase pedagógica, que se completa com o estudo da ética, formando profissionais com competências de nível social, científico e pedagógico. No contexto social, o profissional formado pela PUCPR deve conhecer e assimilar a tradição cultural da sociedade, dominar habilidades necessárias para ensino e divulgação da Física, tecnologia e ciência de maneira geral, interagir com profissionais de áreas afins para atuação em questões de interesse público e/ou privado e fazer uso da linguagem científica necessária para a compreensão e avaliação das inovações oriundas do mundo da ciência e da tecnologia.

Últimas visitas ao curso

Solicitar informação à Instituição

"Gostaria de saber se a Puc terá vestibular de inverno no ano de 2011, e caso tenha gostaria de receber informaçoes sobre o horário do curso(diurno ou noturno) e o preço do curso. "

Leandro para Licenciatura em Física

Paraná

"Gostaria de fazer este curso de Licenciatura em Física, porém, como já tenho 37 anos e estou um certo tempo afastado da universidade, preciso saber o que seria preciso para ingressar, como: devo fazer Enem? Posso fazer o vestibular sem Enem? Este curso é em que horário? Também pode ser feito a distância? "

Eduardo para Licenciatura em Física

Paraná

"Gostaria de maiores informações sobre o curso de Licenciatura em Física, carga horária, duração do curso e valores. Também gostaria de saber se vocês oferecem cursos na modalidade a distância. "

Geisa para Licenciatura em Física

Paraná

"Sou graduado em Matemática e gostaria de sabe se existe alguma forma de complemente em Física que eu pudesse fazer pela sua faculdade ou curso de Física em férias ou a distância algo do tipo. "

José para Licenciatura em Física

Tocantins

Outro curso relacionado com física

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |