Pós-Graduação em Marketing e Comunicação de Moda

Solicite informação sem compromisso IED Istituto Europeo di Design - sede Rio de Janeiro

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Análisis de educaedu

Julia Moreira

Julia Moreira

Pós-Graduação em Marketing e Comunicação de Moda

  • Modalidade
    As aulas do curso de Pós-Graduação em Marketing e Comunicação de Moda são presenciais na sede do Ied, na cidade do Rio de Janeiro.
  • Duração
    O total de horas/aula corresponde a 400h.
  • Certificado oficial
    Especialista em Marketing e Comunicação de Moda
  • Considerações
    O Istituto Europeo di Design é uma das melhores universidades de Moda e Design do mundo. No curso de Pós-Graduação em Marketing e Comunicação de Moda oferecido pela sede do Rio de Janeiro, os alunos aprenderão sobre as as tendências, demandas e transformações do mundo contemporâneo. A moda apesar de ter um caráter cultural e artístico, também tem a necessidade de gerar receita para as empresas, e o profissional de marketing é uma peça essencial para o sucesso das grandes marcas.
  • Dirigido a
    O curso está voltado a interessados no setor da moda que atuem nas mais diversas áreas do design, comunicação e marketing.
  • Área de atuação
    Após realizar este curso, os profissionais poderão atuar em setores de comunicação em empresas relacionadas à moda, em agências especializadas ou como freelancers ou consultores.

Comentários sobre Pós-Graduação em Marketing e Comunicação de Moda - Presencial - Rio de Janeiro Capital - Rio de Janeiro

  • Conteúdo
    Pós-Graduação em Marketing e Comunicação de Moda.

    Criar e implementar estratégias de comunicação e marketing a partir da percepção de oportunidades, aliando a identidade das marcas ao contexto mercadológico contemporâneo.

    3ª Turma Mkt e Com de Moda
    • Aulas: terças e quintas – 19h30 às 22h30
    • Carga horária: 400 horas
    • Idioma: Português
    • Início Previsto:  março 2017

    Descrição e Objetivos:

    O curso de Pós-Graduação em Marketing e Comunicação de Moda do IED Rio forma profissionais capazes de criar e de implementar estratégias de comunicação e de marketing a partir da percepção de oportunidades, aliando a identidade das marcas ao contexto mercadológico contemporâneo.

    Com ênfase no cenário brasileiro, na sua interface com os mercados interno e externo e na exploração dos segmentos - da produção à experiência de consumo - o curso oferece disciplinas que abordam estratégias de comunicação e de marketing, a cadeia de moda, o comportamento, a inovação, o varejo, o branding e a economia criativa, contando também com workshops realizados por profissionais especializados.


    Público-Alvo
    :

    Designers de todas as áreas, profissionais com formação e graduação em moda, têxtil, publicidade, comunicação, jornalismo, marketing e áreas afins bem como pessoas com experiência no setor da moda.


    Temas do Curso:

    Cultural: Sistemas da Moda, Interfaces Contemporâneas da Moda, Comportamento e Inovação, Tendências e Novos Cenários, Economia Criativa e Empreendedorismo; Cadeia e Mercado da Moda; Gestão de Processos e Marcas.

    Técnica: Gestão de Marcas; Plano de Fashion Marketing; Marketing Estratégico; Finanças; Registro de Marcas e Propriedade Intelectual; Comunicação Integrada; Plano de Comunicação; Comunicação de Moda.

    Projetual: Projeto de Planejamento de Marketing e de Comunicação. Criação de projeto final na área de fashion marketing e comunicação explorando diferentes linguagens, conteúdos e técnicas.


    *O IED Rio se reserva ao direito de adiar o curso, caso não obtenha o quórum.


    Coordenação:

    Gláucia Centeno

    Gláucia Centeno é jornalista com formação em moda. Mestre em Comunicação pela PUC-Rio, especialista em História do Brasil pela Universidade Cândido Mendes e em Negócios de Cinema e TV pela FGV.

    Leciona em cursos de graduação e pós-graduação em Administração, Comunicação e Design nas instituições Cândido Mendes, Senai Cetiqt, UVA e Estácio. Coordenou o curso de Design de Moda da Unipli até 2011 e o Centro de Moda da Estácio até 2006.

    Pesquisadora nas áreas de moda, cultura e identidade, também atuou como gestora dos cursos de pós-graduação em Pesquisa de Comportamento e Consumo do Senai Cetiqt e Design de Moda à distância na mesma instituição.


    Módulos
    :

    Módulo 1 - 30H

    Seminários: 30H

    Serão realizados debates sobre temas contemporâneos de mercado e encontros com temas transversais aos cursos de pós-graduação.

    Módulo 2 - 36H

    Marketing e Comunicação de Moda - Conceitos: 18H

    Nesta disciplina serão abordados conceitos, contextos e terminologias referentes às áreas de marketing, comunicação e moda.

    Cultura de Moda: 18H

    A disciplina apresentará sistemas e interfaces do fenômeno moda, a partir de diferentes áreas do conhecimento, além de referências de moda em relação a estilos, contextos e mercados. Serão abordadas ainda as relações entre moda e diferentes campos para criação de novos discursos.

    Módulo 3 - 36H

    Cadeia e Mercado de Moda: 12H

    Nesta disciplina, o aluno entrará em contato com o funcionamento da cadeia de moda e suas especificidades, da fibra têxtil à comercialização do produto, passando pela indústria de fiação, tecelagem, confecção, acabamentos, beneficiamentos e distribuição do produto de moda.

    Gestão de Marcas: 12H

    A disciplina apresentará os conceitos do Branding, além de métodos, práticas e ferramentas da gestão de processos em relação à submarcas e linhas de produtos que compõem uma marca de moda, elementos de grande relevância no contexto contemporâneo.

    Processo de Significação em Moda: 12H

    A partir dos aspectos simbólicos e comunicativos de objetos relacionados à moda; a disciplina abordará a construção de significado na esfera produtiva e a relação sujeito-objeto, bem como condições de produção, agentes, contextos.


    Módulo 4 - 36H

    Comportamento e inovação: 12H

    O fenômeno do consumo como experiência e sua relação com novos comportamentos e a prática da inovação na contemporaneidade serão os principais elementos abordados nesta disciplina.

    Tendências e novos Cenários: 12H

    Conceito de tendência, macro e microtêndencias. Nesta disciplina, o aluno terá acesso a ferramentas para pesquisa no campo da moda, além de técnicas de mapeamento e registro das tendências para a construção de novos cenários.

    Economia Criativa: 12H

    De grande importância no cenário contemporâneo, a economia criativa e o empreendedorismo serão abordados como estratégia capaz de integrar diversos setores e alavancar o desenvolvimento local, a partir da identificação de referências do setor cultural e criativo.

    Módulo 5 - 36H

    Workshop 1 - O Caso Brasil: 12H

    Um dos diferenciais do curso, este módulo tem como foco o Brasil e suas especificidades no mercado da moda nacional e internacional. A disciplina apresentará o cenário contemporâneo cultural e social; modismos, novos comportamentos, cultura local e contextos territoriais específicos.

    Workshop 2 - TCC: Perspectivas de Mercado Br: 24H

    Este workshop tem como objetivo apresentar a diversificação de segmentos de moda no Brasil e suas especificidades, bem como suas principais perspectivas, tais como Luxo, Mercado Popular, Fast Fashion, DNA local, e-commerce, entre outros. O conteúdo apresentado neste workshop será referência para a realização do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso)


    Módulo 6 - 36H

    Marketing estratégico: 24H

    A disciplina apresentará conteúdos, como Análise de indicadores de Marketing, Diagnóstico e implementação de estratégias, Ciclo de Mercado e mix de marketing no contexto da moda.

    Plano de fashion Marketing: 12H

    Nesta disciplina, serão abordadas as etapas e os elementos do plano de marketing direcionado à área de moda, considerando análise situacional de mercado, informações organizacionais, análise do consumidor e ações táticas e operacionais de mercado.

    Módulo 7 - 36H

    Comunicação integrada: 24H

    Temática de grande importância no mercado, esta disciplina apresentará diferentes tipos de comunicação (estratégica, tática e operacional) e seu uso no contexto contemporâneo. Características e peculiaridades de uso dos diferentes meios de comunicação (TV, rádio, internet, jornal, outdoor e mobile).

    Plano de Comunicação: 12H

    Serão abordadas nesta disciplina etapas e elementos do plano de comunicação, bem como sua elaboração e desenvolvimento no contexto da moda.

    Módulo 8 – 42H

    Comunicação de Moda: 18H

    Contemplando áreas como imprensa especializada, publicidade, RP e eventos, a disciplina tratará da utilização dos meios de comunicação no universo contemporâneo da moda, suas diversas aplicabilidades e múltiplas plataformas.

    Visual Merchandising: 12H

    Nesta discilina o aluno terá contato com os possíveis discursos relativos ao campo da moda, bem como a reflexão e a materialização da linguagem e sua natureza como representação e objeto de comunicação. Serão apresentadas ainda as estratégias para a construção de espaços e elementos de comunicação de produtos e serviços, para promoção de experiências que fortaleçam a identidade da marca e a relação com o público.

    Marketing digital: 12H

    A disciplina abordará as especificidades dos canais digitais de marketing direto e as ferramentas colaborativas para a construção de conteúdo, além da percepção dos consumidores e do relacionamento online. Serão discutidos ainda o comércio digital e o planejamento de marketing para atividades no ambiente da internet.

    Módulo 9 - 36H

    Aspectos legais e financeiros do negócio: 21H

    Compreensão do ambiente financeiro, custos e formação de preço, proteção jurídica de autoria, propriedade intelectual, privilégios e registros serão temáticas contempladas nesta disciplina.

    Eco Sustentabilidade e responsabilidade Social: 15H

    De grande destaque na atualidade, este conteúdo será abordado na disciplina por meio da contextualização da moda no cenário contemporâneo a partir dos referenciais da sustentabilidade e da responsabilidade social.

    Módulo 10 – 36H

    Metodologia Científica  12

    Introdução aos conceitos básicos da metodologia científica e das principais linhas de pensamento epistemológico, com ênfase nas visões contemporâneas.


    Didática do Ensino Superior: 12H

    Gestão de Carreira: 12H

    A disciplina terá como objetivo discutir o planejamento e consolidação da trajetória profissional no contexto empresarial contemporâneo. Trabalho de ConcluSão de Curso - 40H

    TCC – Trabalho de Conclusão de Curso: 40H

    Nesta disciplina serão realizados projetos aplicados de marketing e comunicação de moda com foco no cenário brasileiro, relacionados a uma das perspectivas ou abordagens apresentadas ao longo do curso.

Outro curso relacionado com moda

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |