MBA em Auditoria e Prevenção Contra Riscos nos Negócios

Solicite informação sem compromisso Fundação Santo André

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre MBA em Auditoria e Prevenção Contra Riscos nos Negócios - Presencial - Santo André - São Paulo

  • Objectivos
    Objetivos Gerais

    Oferecer aos participantes uma visão global dos negócios nacionais e internacionais, com o entendimento conceitual e operacional das auditorias - interna e externa- para o mercado em geral. O foco deste curso estão no binômio PREVENÇÃO/RISCOS no mundo corporativo.





    Objetivos Específicos

    Instrumentalizar e envolver os participantes com explanações conceituais e após o desenvolvimento de técnicas no “estado da arte” sobre as auditorias nos mercados em geral, usando-os como um fio condutor no estimulo para formação gestores que devem buscar ações estratégicas de mitigar os riscos e reduzir as fraudes corporativas.
  • Dirigido a
    Profissionais que exerçam funções para as quais é indispensável uma visão sobre Riscos e Controles e Prevenção de Negócios. Profissionais liberais que visam aprimorar seus conhecimentos para viabilizar seu crescimento na carreira, abrindo novas possibilidades de atuação.

    Gestores que embora atuem em outras áreas, percebem a importância da Auditoria como um gerador de valor nos negócios. Público-Alvo deverá ser possuidor de diploma de curso de graduação em Contábeis, Economia, Administração e Atuariais, Direito, Engenharia e outras áreas afins. Portanto é fator preponderante a formação em nível superior.
  • Conteúdo
    METODOLOGIA DA PESQUISA
    Carga Horária: 30 horas
    Ementa: Disciplina embasada em teorias e práticas capazes de instrumentalizar o aluno para a compreensão e a identificação da importância do conhecimento científico para a elaboração de seus trabalhos acadêmicos, artigos, seminários, projetos de pesquisa, trabalhos de conclusão de curso e monografias, utilizando o discurso normativo do fazer científico através de métodos e técnicas regulamentares.

    NORMAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS DE AUDITORIA
    Carga Horária: 30 horas
    Ementa: Conceitos sobre Auditoria Independente. Papel do Auditor Independente na Sociedade. As grandes empresas de Auditoria. O IFAC. As 37 Normas Brasileiras de Contabilidade Técnica de Auditoria Independente de Informação Contábil Histórica (NBC- TAs). O Auditor no cenário mundial.

    AUDITORIA EXTERNA E INTERNA
    Carga Horária: 30 horas
    Ementa: Planejamento da Auditoria. Definição dos Riscos. Definição dos testes: Substantivos e de Controle. Avaliação do Ambiente de Controle. Matriz de Risco. Testes de Auditoria. Relatório da Auditoria, Carta de Controle, Carta de Representação, Evidencias de Auditoria. Caso prático.

    AUDITORIA ELETRÔNICA E GERENCIAMENTO DE RISCOS
    Carga Horária: 30 horas
    Ementa: Conceitos, avaliação, importância, responsabilidades, rotinas, vínculos com a auditoria interna, relação custo versus benefícios do controle, Lei Sarbanes Oxley: Origem e reflexos no Brasil e no Mundo. Definição de Risco. Auditoria Interna - premissas de atuação, Planejamento e execução dos trabalhos, Compliance, Compliance e auditoria Interna – sinergia, Governança Corporativa, Processos, Riscos de negócios, Riscos em ajustes de inventários, Riscos em Contas a Pagar, Porque classificar riscos, Risco – principais atividades, Escala para avaliação de risco, Risco - plano de ação e reporte dos Riscos - passos para avaliação, Controles internos, Ambiente de controle - funções e responsabilidades, Estrutura de controles. Tipos de controles, Controles em função dos riscos.

    FINANÇAS CORPORATIVAS E PREVENÇÃO DE RISCOS
    Carga Horária: 30 horas
    Ementa: Conceitos Básicos de Finanças Corporativas; Matemática Financeira Básica; Sistemas de Amortização de Dívidas; Correção Monetária, Inflação e Variação Cambial, Avaliação de Alternativas de Investimento: Tempo de Recuperação do Capital - Pay-back Time; Valor Presente Líquido - VPL; Taxa Interna de Retorno - TIR. Gerenciamento Econômico de Processos Operacionais: Custeio Baseado em Processos; Depreciação Econômica; Substituição de Equipamentos; Ponto de Equilíbrio Operacional e Estudos de Casos.

    PERÍCIA CONTÁBIL JUDICIAL DE REPARO FINANCEIRO
    Carga Horária: 30 horas
    Ementa: A função do Perito do juízo. A função dos Assistentes técnicos das partes. Estudos de casos concretos de perícia contábil financeira envolvendo desvios, furtos e roubos. Planejamento, execução e acompanhamento de perícias. Elaboração de laudo judicial, extrajudicial e de parecer técnico.

    NORMAS DO MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS
    Carga Horária: 30 horas
    Ementa: Normas do Mercados Financeiro e de Capitais, Investimentos em Fundos e nos Mercados Financeiro e de Capitais, Investimentos Estrangeiros no Brasil, Investimentos Brasileiros no Exterior Impostos Internacionais, Preços de Transferência e funcionamento do Mercado financeiro em geral.

    PREVENÇÃO E APURAÇÃO DE FRAUDES CORPORATIVAS
    Carga Horária: 30 horas
    Ementa: Natureza das Fraudes Corporativas, Atitudes e Equívocos. Como uma fraude é Ocultada. Áreas de Alto Risco ( I, II, III). Auditoria de Pontos Críticos. Principais Políticas. Crime de Lavagem de Dinheiro

    ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA PREVENTIVA DE RISCOS
    Carga Horária: 30 horas
    Ementa: Evolução do pensamento estratégico. A gestão estratégica no novo milênio. Análise do Ambiente externo: cenários, oportunidades, ameaças e o ambiente competitivo. Análise do Ambiente Interno. Aplicação das principais ferramentas estratégicas. Desenvolvimento de estratégias. O Balanced Scorecard (BSC). Objetivos e plano de ação preventiva de riscos.

    PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO CONTÁBIL E TRABALHISTA
    Carga Horária: 30 horas
    Ementa:A importância do planejamento tributário de impostos e a devida blindagem para salvaguardar o ativo patrimonial da empresa. O planejamento trabalhista e sua prevenção de processos que coloquem em risco o patrimônio da empresa.

    GESTÃO DE PESSOAS E LIDERANÇA EFICAZ
    Carga Horária: 30 horas
    Ementa: A negociação como instrumento de gestão e liderança de equipes. Quais são as características de um bom negociador? Os ambientes de negociação e os principais tipos e abordagens. O processo, planejamento e preparação de negociações. As formas de abordar conflitos. O posicionamento estratégico e passos táticos, Modelo de parte em negociação, Maximização de resultados / relacionamento com as partes. Uso da uniformização do tempo e do poder. Papel do Líder e Estilos de liderança.

    CONSULTORIA COM FOCO NA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO
    Carga Horária: 30 horas
    Ementa: Desafios da carreira de consultor, compreensão da cultura e dos valores empresariais, Evolução do processo de qualidade; Conceitos básicos; Prêmio Nacional da Qualidade; Normas ISO; Sistemas integrados de gestão; Padronização e melhoria.

Outro curso relacionado com mba - master of business administration

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |