MBA em Vigilância Sanitária

Solicite informação sem compromisso Pós-Grad

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Análisis de educaedu

Klivia Silva

Klivia Silva

MBA em Vigilância Sanitária

  • Modalidade
    As aulas do curso de MBA em Vigilância Sanitária são ministradas presencialmente.
  • Duração
    A consultar.
  • Certificado oficial
    Ao final o profissional recebe um diploma de Especialista em Vigilância Sanitária.
  • Considerações
    O curso de MBA em Vigilância Sanitária da Instituição Pós-Grad visa formar especialistas que sejam capazes de verificar, atestar e inspecionar a qualidade e higiene básica de diversos tipos de estabelecimento, buscando o controle de da qualidade de consumo, visando promover a saúde coletiva.
  • Dirigido a
    O curso poderá ser realizado por profissionais da área de saúde, ciências biológicas e administrativas que desejam ou que já trabalham na campo da Vigilância Sanitária.
  • Área de atuação
    Poderá trabalhar nos em locais de produção e comercialização de alimentos, lojas e áreas de lazer, saneamento básico, locais públicos e fábricas.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre MBA em Vigilância Sanitária - Presencial - Vitória da Conquista - Bahia

  • Conteúdo
    Justificativa

    A Constituição Federal de 1988 afirma que a saúde é um direito social e que o Sistema Único de Saúde (SUS) é o meio de concretização desse direito. A Lei Orgânica da Saúde nº 8080/90, por sua vez, afirma que a vigilância sanitária – de caráter altamente preventivo – é uma das competências do SUS.  Portanto, o  Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), definido pela Lei nº 9.782, de 26 de janeiro de 1999, é um instrumento privilegiado de que o SUS dispõe para realizar seu objetivo de prevenção e promoção da saúde.

    O campo de atuação da Vigilância Sanitária – VISA é muito abrangente. Ela é responsável pelo controle de todos os processos – da produção ao consumo – dos bens que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde, e de inúmeros tipos de estabelecimentos (hospitais, clínicas, laboratórios, creches, salões de beleza, açougues, restaurantes, indústrias e muitos outros), além do controle sanitário de portos, aeroportos e fronteiras.

    O uso de novas tecnologias e o impacto causado por elas, como também disseminação das informações têm proporcionado aos usuários, fornecedores de produtos e prestadores de serviços de interesse da saúde, o conhecimento de seus direitos exigindo, cada vez mais a intervenção da VISA. Neste contexto, é necessário um contínuo aperfeiçoamento e qualificação das equipes multiprofissionais que executam atividades nesta área como também instrumentalizar os gestores para atuarem na área de forma global, sob a perspectiva da Vigilância Sanitária.

     

    Objetivo

    Capacitar profissionais das áreas administrativas, biológicas e de saúde para atuarem como gestores no campo da Vigilância Sanitária, em consonância com as prerrogativas da Lei nº 9.782/99.

        * Formar profissionais para atuar estrategicamente com base em critérios técnico-científicos para compreender a VISA como forma de intervenção do Estado na promoção, proteção e prevenção de agravos, fundamentada na avaliação e controle de risco sanitário;
        * Compreender a VISA no campo da Saúde Coletiva e adquirir conhecimentos, habilidades e valores gerenciais fundamentais para atuação na área;
        * Compreender o processo de gestão do Sistema Único de Saúde – SUS a partir do Pacto da Saúde para a plena administração dos processos;
        * Proporcionar uma visão global da vigilância sanitária orientando os participantes para atuarem de forma sistemática, compreendendo o processo saúde-doença e seu caráter de construção histórica e social;
        * Conhecer os fundamentos relativos às questões de gestão ambiental e sua pertinência para as ações de VISA;
        * Incentivar o profissional para o desenvolvimento de atividades voltadas para área da pesquisa e docência;
        * Qualificar o profissional para novas oportunidades oferecidas pelo mercado de trabalho,  relativas à área vigilância sanitária.

     

    Público Alvo

    Profissionais da saúde, administração e áreas relacionadas, graduados, que atuam ou pretendam atuar na área da Vigilância Sanitária.

     
    Disciplinas

    Administração da Implementação das Políticas de Saúde  
    Proteção e Defesa da Saúde (Noções Básicas)   
    Legislação e Direito Sanitário  
    Gestão de Situações de Epidemiologia e dos Sistemas de Informações Gerenciais  
    Gerenciamento de Roteiros de Inspeção, Instrumentos e Ferramentas da VISA  
    Gestão e Operacionalização da Vigilância Sanitária 
    Gestão dos Serviços e da Saúde Ambiental 
    Planejamento e Gestão Estratégica em Saúde 
    Logística de suprimentos em saúde   
    Gerenciamento de Custos em Saúde  
    Gerenciamento da Qualidade e Acreditação em Saúde 
    Vigilância Sanitária de Produtos e Serviços de Saúde  
    Plano Integrado de Gestão em Saúde   
    Metodologia Pesquisa Científica   
    Análise de Publicações Científicas
     
    Total   

Outro curso relacionado com mba - master of business administration

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |