Curso técnico em Mecânica

Solicite informação sem compromisso Instituto de Arte e Projeto

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Curso técnico em Mecânica - Presencial - Belo Horizonte - Minas Gerais

  • Objectivos
    Nossos Cursos Técnicos promovem a profissionalização do indivíduo para o mundo do trabalho com a introdução de ferramentas gráficas assistidas por computador.
  • Dirigido a
    O curso técnico em Design de Mecânica foi idealizado para atender os mais diversos públicos, não sendo necessário conhecimentos e habilidades na área. Foi concebido e aprovado com uma organização curricular moderna e flexível, que permite ao aluno matricular-se por unidades curriculares (disciplinas), desde que respeitados os pré-requisitos de cada uma.



    Com esse expediente, o aluno poderá concluir o curso em um ano e meio ou mais, de acordo com sua conveniência e disponibilidade.
  • Conteúdo
    Desenho Mecânico 1
    Utilizar os instrumentos e materiais na representação gráfica do desenho técnico. Normas e convenções da ABNT a utilização de escalas, cotas, dimensionamento, desenho projetivo e geométrico, cortes, seções, leitura e interpretação de desenho mecânico.
    Desenho Mecânico Assistido por Computador 1
    Capacitar o aluno a elaborar desenhos mecânicos no computador, utilizando as ferramentas de CAD.
    Materiais na Mecânica
    Conhecer os tipos de materiais usados nas construções mecânicas e sua aplicação em projetos; tipos de tratamentos aplicados nos materiais e suas características. Pesquisas de novos materiais.
    Metrologia
    Ensinar as unidades de medidas utilizadas nos projetos mecânicos e o uso de tabelas dimensionais. Cálculo de áreas e volumes de figuras geométricas. Instrumentos de medidas e técnicas de leitura das dimensões e suas aplicações na indústria mecânica.
    Desenho de Projeto Mecânico1
    Possibilitar o aluno a ler, interpretar e desenvolver projetos mecânicos de pouca complexidade; iniciar o aprendizado na confecção das listas de materiais que incorporam os desenhos de fabricação e caracterização dos materiais utilizados nos projetos mecânicos.
    Desenho Mecânico 2
    Capacitar o aluno para executar desenhos de máquinas, utilizando os elementos que as compõem, tais como: parafusos, rebites, rolamentos, mancais, engrenagens, polias e soldagem. Desenhos de conjuntos mecânicos com detalhamento e listagem de peças.
    Desenho Mecânico Assistido por Computador 2
    Aprimorar a capacidade de expressão no espaço bidimensional, utilizando as ferramentas de CAD na elaboração de desenhos de elementos de máquinas e na execução de desenhos de conjuntos montados, com as respectivas listas de peças.
    Desenho Mecânico Assistido por Computador 3
    Executar em CAD os desenhos dos projetos elaborados na disciplina ‘Estruturas Metálicas’, na forma de acompanhamento de projetos em meio digital. Introdução à isometria.
    Desenho de Perspectiva
    Construir perspectivas dos tipos isométrica e cavaleira, visando sua aplicação nos desenhos ilustrativos de máquinas, equipamentos e tubulações, bem como, nos desenhos de vistas explodidas.
    Desenho de Projeto Mecânico 2
    Noções de cálculos aplicados nos projetos mecânicos e introdução à execução dos desenhos de detalhamento e o uso de tabelas e catálogos específicos. Ênfase nos aspectos tecnológicos e cálculos dimensionais das partes que compõem um projeto.
    Desenho de Estrutura Metálica
    Possibilitar a execução dos desenhos de estruturas metálicas em conformidade com as normas e convenções da ABNT. Desenho de projeto completo de um galpão em estrutura metálica.
    Desenho de Perspectiva Assistido por Computador
    Executar perspectivas isométricas em 2D de peças isoladas, e desenhos de conjuntos explodidos. Gerar peças em 3D através do modelamento de sólidos e de superfícies.
    Processos Produtivos Mecânicos
    Introduzir conhecimentos sobre máquinas, equipamentos e processos utilizados em fabricação mecânica. Processos de fabricação aplicados às construções mecânicas. Método de ajustagem aplicado nas montagens mecânicas.
    Desenho de Projeto Mecânico 3
    Executar detalhamentos de projetos mecânicos de equipamentos ou máquinas, observando os aspectos de exeqüibilidade e funcionalidade das peças que compõem o conjunto. Detalhamento, em nível de fabricação, de projeto mecânico de concepção livre.
    Desenho de Projeto Mecânico Assistido por Computador
    Executar em CAD ou SOLID desenhos dos projetos mecânicos elaborados na unidade curricular Desenho de Projetos Mecânico 3, na forma de acompanhamento de projetos em meio digital.
    Gestão de Negócios
    Organizações contemporâneas: novos paradigmas. Organização empresarial nos aspectos sociais e políticos. Responsabilidade social e relações com públicos críticos. Comunicação como ferramenta estratégica na gestão de negócios. Fundamentos de Marketing.
    Desenho de Projeto de Ferramentas
    Conhecer e desenvolver os processos para fabricação de peças por estampagem, através do projeto de ferramentas adequadas. Aplicar os cálculos de pressão para dobrar, cortar, repuxar e forjar. Cálculo de desenvolvimento de chapas e processos para fabricação de peças estampadas.
    Projeto Mecânico de Conclusão de Curso
    Identificar nesta disciplina os conhecimentos adquiridos ao longo do curso através de seu resgate em aplicação dos mesmos neste projeto, além de ministrar outros conhecimentos pertinentes à profissão. Introduzir os conhecimentos necessários para execução de projetos detalhados de maior complexidade, projeto de tubulações industriais, aplicando a simbologia e tabelas. Arte finalização, defesa e apresentação de um projeto mecânico, sob a orientação docente. 
    Projeto de Conclusão de Curso Assistido por Computador
    Execução do Projeto de Conclusão de Curso. Uso de conceitos adquiridos na disciplina Desenho de Ferramentas. Acompanhamento do projeto final de graduação. Aperfeiçoamento das técnicas de desenho no computador, através do acabamento renderizado.

Últimas visitas ao curso

Solicitar informação à Instituição

"Gostaria de informações sobre o curso, valores, locais e se há certificado, CREA e etc. "

Fernanda para Curso técnico em Mecânica

Minas Gerais

"Gostaria de saber o valor do curso técnico em mecânica, a duração, horário(s) do curso em Belo Horizonte e endereço. Eu gostaria de saber também sobre oportunidade de estágio durante o curso, se é possível matricular para o segundo semestre e se possível, como proceder para tal. "

Mauricio para Curso técnico em Mecânica

Minas Gerais

"Gostaria de saber mais sobre quando começam novas turmas, mensalidade, duração do curso. "

Felipe para Curso técnico em Mecânica

Minas Gerais

"Gostaria de informações sobre o curso de desenho mecânico porque eu tenho interesse em me inscrever nesse instituto. "

Elaine para Curso técnico em Mecânica

Minas Gerais

"Gostaria de saber se ha vagas agora para o meio do ano, qual o valor, e quais as matérias para fazer a prova e quanto tempo de duração do curso? "

Patricia para Curso técnico em Mecânica

Minas Gerais

Outro curso relacionado com mecânico de carros

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |