Mestrado e Doutorado em Administração - PMDA Stricto Sensu

Solicite informação sem compromisso UNINOVE - Universidade Nove de Julho Polo Bauru

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Pablo Nieves

Pablo Nieves

Mestrado e Doutorado em Administração - PMDA Stricto Sensu

  • Modalidade
    Mestrado e Doutorado em Administração - PMDA Stricto Sensu
  • Considerações
    Mestrado e Doutorado em Administração - PMDA Stricto Sensu
  • Dirigido a
    Mestrado e Doutorado em Administração - PMDA Stricto Sensu
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Mestrado e Doutorado em Administração - PMDA Stricto Sensu - Presencial - Bauru - São Paulo

  • Objectivos
    - Objetivo Central: O objetivo central do PMDA é consolidar-se como alternativa de qualidade no ensino e na pesquisa para a formação de mestres e doutores em administração no Estado de São Paulo.



    - Objetivos Institucionais:



    • Busca pela Qualidade: há que se conquistar um espaço de qualidade, alternativo aos programas já consagrados, para a formação de mestres e doutores na área de Administração, respondendo a uma legítima demanda social na região metropolitana de São Paulo;



    • Produção Intelectual: há o firme reconhecimento de que um dos grandes objetivos de programas de Pós-Graduação Stricto Sensu é a produção intelectual, principalmente do corpo docente, em padrão nacional ou mesmo internacional, com a consolidação de proposições teóricas e empíricas já em desenvolvimento e a abertura de novas fronteiras do conhecimento;



    • A Administração como disciplina científica: o projeto acadêmico visa gradativamente contribuir para o aprimoramento da Administração como disciplina nos diferentes meios acadêmicos brasileiros, por meio da constituição de um forte corpo docente e a formação de mestres e doutores em Administração voltados para atividades de pesquisa e ensino.



    - Objetivos acadêmicos específicos:



    • Formação de pesquisadores: o conhecimento de métodos e técnicas de pesquisa científica é enfatizado juntamente com a formação teórica e atividades de ensino em administração, contribuindo para a formação de profissionais competentes no ensino e na pesquisa acadêmica;



    • Pesquisa Acadêmica: as atividades de pesquisa aplicada são tributárias de um conhecimento teórico e de métodos científicos quantitativos e qualitativos presentes na grade de ensino e na prática de pesquisa docente e discente;



    • Foco em estratégia das organizações: objetiva-se distinguir o PMDA como unidade relevante na área de concentração em “Estratégias em Organizações”. É esta área que inspira a organização de grupos de pesquisa e a produção intelectual de artigos, livros e trabalhos técnicos, além de dissertações e teses.
  • Conteúdo
    Histórico:

    Reconhecido na modalidade profissional em 2001, o Programa de Mestrado e Doutorado em Administração (PMDA), definiu o objetivo central de consolidar uma alternativa de qualidade ao ensino e à pesquisa para a formação de pós-graduados em administração na cidade de São Paulo. A proposta de Doutorado é o resultado do amadurecimento qualitativo e quantitativo das atividades do Mestrado. Expressando as competências de seu corpo docente, O PMDA adotou como área de concentração a Gestão Estratégica de Organizações.

    No entorno desta área, três linhas de pesquisa foram sendo consolidadas em torno das temáticas de inovação e competitividade. Com 11 docentes até 2004, o Colegiado foi acrescido de dois novos docentes em 2005, além de 2 colaboradores e um pesquisador, em fase de doutoramento. Em 2006, foi acatado pela CAPES a solicitação de mudança para a modalidade acadêmica. Em fins de 2006 e início de 2007 foram contratados mais quatro colaboradores, totalizando 17. A área de concentração não foi alterada, mas a estrutura de pesquisa foi aprofundada com três linhas redefinidas, novos grupos e projetos eixo de pesquisa. Uma nova grade de disciplinas foi elaborada, respeitando as linhas de pesquisa e reforçando a área de metodologia. As novas linhas são: inovação, organizações e marketing. Elas expressam as competências essenciais da nova composição do Colegiado.


    Área de Concentração:

    A área de concentração em “Estratégias em Organizações”, norteia as atividades de ensino e pesquisa do PDMA. Fenômenos como a abertura econômica, inovações tecnológicas e ajustes institucionais são fatores estruturais que criam ambientes organizacionais mais interdependentes e complexos, descontínuos e de difícil previsão. Neste contexto, os fundamentos do passado deixam muitas vezes de funcionar, exigindo sua renovação.

    Os ajustes derivados das sinalizações de mercado, por vezes, não são suficientes, como bem demonstram a nova escola de economia institucional, a teoria da gestão do conhecimento e a abordagem contingencial em administração. No entanto, a administração por meio de planos estratégicos mostra-se rígida demais para enfrentar ambientes voláteis e incertos.

    O preparo para o futuro tem que ser abrangente, sistemático e flexível, abrangendo enfoques estratégicos capazes de captar a realidade em que vivemos. Assim, a ênfase em estratégias envolve a aceitação de um posicionamento não linear frente aos fenômenos que interferem interna e externamente nas organizações. A busca de um conhecimento “positivo” na ciência administrativa permite traçar proposições “normativas” que visam os ajustes estruturais e o melhor posicionamento produtivo e mercadológico das organizações. Dentro desta visão, o PMDA procura construir a sua contribuição ao conhecimento da administração.


Últimas visitas ao curso

Solicitar informação à Instituição

"Solicito informações, por e-mail, sobre o doutorado em administração da UNINOVE no polo Bauru: preço, dias e horário das aulas, disciplinas e o processo seletivo. "

Elizeth para Mestrado e Doutorado em Administração - PMDA Stricto Sensu

São Paulo

"Eu resido na região de bauru-sp e tenho interesse em cursos de pós graduação, strictu sensu, na área de administração. Por favor, me enviem informações quanto ao investimento necessário, as opções de curso para instituições sitas nessa região do estado, em especial na cidade de Bauru, e quanto ao reconhecimento dos cursos pelos órgãos reguladores de educação. "

Paulo para Mestrado e Doutorado em Administração - PMDA Stricto Sensu

São Paulo

"Eu preciso de informações sobre inicio do curso em 2012 - valor - duração - horário das aulas. Sou especializada em negócios internacionais, cancelo alguma matéria? "

Bruna para Mestrado e Doutorado em Administração - PMDA Stricto Sensu

São Paulo

"Gostaria de receber informações sobre pós graduação (stricto sensu). "

Assetides para Mestrado e Doutorado em Administração - PMDA Stricto Sensu

São Paulo

"Gostaria de saber o preço do mestrado em administração de empresas, ou mestrado em outra área. "

Wellington para Mestrado e Doutorado em Administração - PMDA Stricto Sensu

São Paulo

"Gostaria de receber informação sobre mestrado da UNINOVE. "

Assetides para Mestrado e Doutorado em Administração - PMDA Stricto Sensu

São Paulo

Outro curso relacionado com administração de negócios

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |