Mestrado em Administração

Solicite informação sem compromisso FUCAPE - Business School

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Pablo Nieves

Pablo Nieves

Mestrado em Administração

  • Modalidade
    O aluno deve assistir aulas na instituição.
  • Duração
    O curso tem duração entre 18 e 24 meses.
  • Certificado oficial
    Após o curso será concedido o título de Mestre em Administração.
  • Considerações
    Neste curso, o aluno poderá decidir uma área de estudo para levar a cabo suas pesquisas. Os estudantes trabalharão em conjunto com os professores, em suas respectivas áreas de especialização. O curso inventiva o aluno a buscar a relação entre o estudo teórico e a realidade empresarial.
  • Dirigido a
    Podem frequentar o curso todos aqueles portadores de títulos de graduação em cursos na área de negócios e afins e/ou executivos de empresas de médio e grande porte que detenham idêntica titulação em outras áreas de conhecimento.
  • Área de atuação
    Após a conlusão deste curso o profissional estará apto para prestar consultoria, trabalhar em empresas, ser docente em faculdades, bem como atuar na área de pesquisa.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Mestrado em Administração - Presencial - Vitória - Espírito Santo

  • Objectivos
    Formar profissionais com capacidade de análise e reflexão direcionada ao desenvolvimento e implementação de novos processos empresariais, por meio de aplicações de técnicas quantitativas e qualitativas e em sintonia com a realidade do mercado e com os atuais cenários competitivos voltados à criação e desenvolvimento de vantagens competitivas que precisam ser suportadas por planos adequados de financiamento; Formar pesquisadores, professores universitários e especialistas de alto nível, no âmbito da Administração; Desenvolver estudos avançados e sistemáticos na área de Administração; Estimular o auto-desenvolvimento e a competência profissional por meio de uma programação eficaz, visando o aperfeiçoamento contínuo de profissionais.
  • Dirigido a
    Podem se candidatar ao curso portadores de títulos de graduação em cursos na área de negócios e afins e/ou executivos de empresas de médio e grande porte que detenham idêntica titulação em outras áreas de conhecimento.
  • Conteúdo

    A gênese do Programa de Mestrado em Administração de Empresas da FUCAPE se valeu da experiência adquirida no desenvolvimento do Programa de Mestrado em Ciências Contábeis. Essa foi fundamental para identificar as necessidades das organizações e traçar o perfil do Administrador requerido, seja para ocupar postos na média e alta gerência, seja para a formação de professores e pesquisadores. Essa experiência revelou forte inclinação do mercado para buscar profissionais com larga base de conhecimentos de instrumentos de gestão, ampla informação sobre dinâmica do mercado internacional e sensibilidade mercadológica.

    O programa de Mestrado em Administração de Empresas conta com cinco áreas de estudo distribuídas em três linhas de pesquisa: Finanças e Comércio Internacional; Avaliação de Empresas; e Estratégia Empresarial e Governança Corporativa. As áreas de estudo estão divididas em: Marketing, Estratégia, Comercio Internacional, Finanças e Gestão de Pessoas.

    O aluno escolherá a área de estudo que pretende desenvolver suas pesquisas e a partir das disciplinas cursadas e do enfoque previsto no projeto de dissertação é definida a linha de pesquisa que o mestrando irá participar. Para que esse processo seja bem sucedido, os alunos deverão trabalhar diretamente em conjunto com os professores dentro de suas áreas de especialização. O aluno deve sempre procurar em seus estudos criar uma interação entre pesquisa acadêmica e realidade empresarial.


    Na linha de pesquisa de Avaliação de Empresas, o foco está na expansão dos conceitos de avaliação de empresas clássicos ligando estes à nova realidade empresarial das empresas modernas. Esse conceito partiu da visão de que o volume de investimentos em ativos intangíveis (marcas, pesquisas e desenvolvimento, tecnologia de gestão, capital intelectual etc.) cresceu significativamente nas últimas décadas. A criação de competências parece ser uma prioridade para muitas empresas e o investimento em ativos intangíveis parece ser peça-chave desse processo. Por outro lado, as regras contábeis tradicionais têm primado por certo conservadorismo no tratamento desses gastos e, geralmente, classificando-os como despesas. Esse tratamento contábil gera conflitos importantes e promove ineficiências na alocação interna de recursos, bem como na avaliação de performance e mensuração de desempenho. Um possível conflito gerado por esse tratamento contábil é aumentar os incentivos para que os gestores não realizem investimento em ativos intangíveis comprometendo o desempenho da empresa no longo prazo. Nesse momento, podemos ver a interface dos estudos em avaliação de ativos intangíveis e governança corporativa. Os sistemas de avaliação e monitoração de performance são peças importantes nos mecanismos de governança corporativa visando alinhar interesses e mitigar o tradicional conflito de agência. Assim, estudos que visam à avaliação econômica de investimentos em intangíveis contribuem para a melhora dos sistemas de governança corporativa.

    Na linha de pesquisa de Finanças e Comércio Internacionais, o foco está na relação entre mercados financeiros internacionais e a performance das empresas brasileiras. O objetivo é preparar alunos para operarem em ambientes onde é forte a competição com firmas estrangeiras. Mais especificamente, estudar como a abertura da economia brasileira ao capital e ao comércio internacional afeta as diferentes empresas nos diferentes setores. Em particular, como as políticas macroeconômicas brasileiras ao afetarem o movimento de capital e o mercado de câmbio têm alterado a performance (retorno e risco) das empresas e como a gestão deve reagir a este ambiente. As pesquisas nessa linha têm como característica forte integração multidisciplinar entre as áreas de economia, finanças e gestão.

    Na linha de pesquisa em Estratégia Empresarial e Governança Corporativa, o foco é estudar o posicionamento estratégico das firmas dentro de suas indústrias sob a ótica econômica clássica e relacioná-lo com a estrutura de governança presente. Esse conceito partiu da visão de que a estrutura de governança das firmas interage fortemente com suas estratégias. Um determinado modelo de governança pode ser um empecilho para o posicionamento estratégico da firma. Por exemplo, uma empresa industrial que possui modelo de governança familiar pode encontrar dificuldades para crescer e ganhar economias de escala por falta de acesso aos mercados internacionais de crédito e capitais. A literatura mostra que empresas que possuem modelos pobres de governança têm dificuldade em acessar o financiamento externo. No entanto, esse financiamento é essencial para que a estratégia de crescimento por intermédio de aquisições, por exemplo, possa ser implementada. Assim, observa-se uma ligação nítida entre estratégia e estrutura de governança que culminará na formação ou não de vantagem competitiva para a organização. Esse tipo de estudo, de natureza pioneira no Brasil, será realizado na FUCAPE.

Últimas visitas ao curso

Solicitar informação à Instituição

"Em julho me formo em administração pela pontifícia universidade católica de Minas Gerais. Eu gostaria de maiores detalhes para me inscrever para iniciar o mestrado no ano que vem (1º semestre). No meio do ano, irei realizar a prova da ANPAD e gostaria de saber qual o critério que a instituição utiliza para essa triagem e qual o valor e duração do curso? "

Adriana para Mestrado em Administração

Minas Gerais

"Eu estou com profundo interesse em me inscrever no curso de mestrado ofertado pela instituição. Por gentileza, poderia informar quando teremos abertura para inscrições e qual o valor para investimento no curso além da carga horária, cadeiras, créditos, datas e horários das aulas, pois como mencionei anteriormente estou atualmente em caxias-ma e precisaria me programar antecipadamente para início e conclusão dos trabalhos. "

MÁrcio para Mestrado em Administração

Maranhão

"Gostaria de saber como funciona esse mestrado. Eu sou formado em administração de empresas pela faculdade Castelo Branco no ano de 2012. Eu fiz complementação em matemática e também pós em matemática e agora gostaria de estar começando um mestrado. Hoje sou professor e também trabalho no setor de administração dos bens patrimoniais aqui da prefeitura de Marilândia. "

Emilio para Mestrado em Administração

Espírito Santo

"Solicitamos informações acerca dos cursos que essa instituição oferece para analisarmos a possibilidade de comprarmos algumas vagas. "

Maria para Mestrado em Administração

Espírito Santo

"Quantas vezes por semana eu estudaria se fizesse esse mestrado? Eu sou formado em contabilidade e estou fazendo mba em comercio exterior, posso fazer o mestrado em administração? Qual o valor da mensalidade? "

Osmar para Mestrado em Administração

Espírito Santo

Outro curso relacionado com administração de empresas

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |