Mestrado em Ciência Jurídica

Solicite informação sem compromisso Univali - Universidade do Vale do Itajaí

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Klivia Silva

Klivia Silva

Mestrado em Ciência Jurídica

  • Modalidade
    As aulas do Mestrado em Ciência Jurídica são presenciais.
  • Duração
    O curso tem em sua grade curricular 24 meses de duração.
  • Certificado oficial
    Ao final do curso o aluno recebe um diploma de Mestrado em Ciência Jurídica.
  • Considerações
    O mestrado em em Ciência Jurídica da Univali tem reconhecimento e relevancia internacional onde mantém convênio com a Universidade de Alicante, na Espanha. A instituição mantém um programa onde professores e alunos disfrutam de estadias de pesquisa e docência na Espanha. Além disso o programa foi contemplado com a Cátedra Jean Monnet de Integração Européia, no qual habilita a instituição a receber apoio institucional e financeiro da União Européia. O programa busca o estudo interdisciplinar com uma reflexão capacitando o aluno a docência e pesquisa, promovendo a reflexão crítica das estruturas fundamentais do Direito.
  • Dirigido a
    O curso é direcionado aos egressos do curso de Graduação em Direito.
  • Área de atuação
    Após o mestrado o aluno poderá assumir posto de pequisador ou docente em instituições de ensino superior em direito, assim como também em cursos preparatórios.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Mestrado em Ciência Jurídica - Presencial - Itajaí - Santa Catarina

  • Conteúdo
    Mestrado em Ciência Jurídica

    O Programa de Mestrado em Ciência Jurídica, constituído em 1995, alia tradição e inovação. Reúne professores eméritos, de longa trajetória na pesquisa e na docência do Direito, e apresenta-se como continuação necessária da exitosa Faculdade de Direito da Univali , hoje com 40 anos de existência. Além disso, evidencia uma forte dinâmica de produção científica, sempre atenta a mudanças no Estado, na Produção e na Aplicação do Direito e nos movimentos que ultrapassam as fronteiras nacionais.

    O Mestrado em Ciência Jurídica da Univali possui vocação nacional, com forte inserção internacional. Recebe alunos de todo o País e também do exterior, por encontrar em seu seio pesquisas sobre áreas fundamentais do Direito. Marcas de sua internacionalidade encontram-se cotidianamente nos corredores do Programa. A Univali possui um convênio ativo com a Universidade de Alicante , na Espanha, pelo qual professores e alunos da Univali desfrutam de estadias de pesquisa e docência em território espanhol, com reciprocidade para os professores e alunos daquela Universidade. Livros, seminários, publicações constantes dos periódicos e anais de eventos de ambas as Universidades não deixam dúvida da constância das atividades do convênio. O reconhecimento de sua qualidade e internacionalidade pode ser medido pela chancela da União Européia. O Programa de Mestrado foi contemplado com a Cátedra Jean Monnet de Integração Européia , cuja titular no Brasil é a Profa. Dra. Karine de Souza Silva.

    O Programa de Mestrado da Univali, recomendado desde 1998, recebeu, na última avaliação da CAPES , a nota 5, numa escala de 1 a 7, estando, portanto, entre os programas de qualidade no País.

    O Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica da Univali propõe-se a contribuir para o enriquecimento da pesquisa e para o desenvolvimento crescente e qualitativo de atividades voltadas ao ensino e à análise crítica dos Fundamentos do Direito Positivo. Promove, com isso, a formação para o magistério jurídico e a formação de pesquisadores amparados por Grupos de Pesquisa sempre vinculados às Linhas de Pesquisa e à Área de Concentração.

    A Área de Concentração do Programa de Mestrado em Ciência Jurídica da Univali denomina-se “FUNDAMENTOS DO DIREITO POSITIVO”. Nela se inserem duas diferentes perspectivas, desenvolvidas nas seguintes linhas de pesquisa:



    1. Principiologia, Constitucionalismo e Produção do Direito

      A linha denominada Principiologia, Constitucionalismo e Produção do Direito, tem por vocação o estudo teórico-descritivo e prescritivo da lei (norma jurídica), nas relações entre o ser individual – Sociedade e Estado. Conexo a este âmbito temático destacam-se os estudos correspondentes à Ética e à Justiça, assim como das relações humanas em Sociedade. Desenvolvendo investigações dirigidas a como a Sociedade recebe e percebe a criação e a aplicação do Direito a partir de sua hermenêutica e sua principiologia constitucional.



    2. Direito Internacional, Comunitário e Transnacionalidade

      Prioriza a análise dos fenômenos contemporâneos da normatização no plano extra-estatal. Dedica-se aos fundamentos da crescente produção normativa no âmbito internacional, por meio de tratados e do costume, com mecanismos jurídicos de maior penetração e intersecção com os ordenamentos nacionais. Dedica-se igualmente ao fenômeno do Direito Comunitário europeu, modelo de normatividade internacional com forte adensamento de juridicidade e amparo na idéia-força do Estado de Direito.

      Abarca a análise dos movimentos transnacionais na sociedade do risco e o diálogo entre, de um lado, o cosmopolitismo e a transnacionalidade, e, de outro, as possibilidade de superação do modelo de Estado moderno.

    Por sua vez, as linhas de pesquisa desdobram-se em projetos de pesquisa, nos quais devem ser inseridas as produções do programa, inclusive as do corpo discente. Os projetos em desenvolvimento devem ser consultados na Base Lattes do CNPq .

Últimas visitas ao curso

Solicitar informação à Instituição

"Solicito informações sobre todos os mestrados na área do Direito. Tenho o curso de bacharel, concluído agora em agosto de 2011 e quero iniciar de imediato um Mestrado em Ciência Jurídica. Sou, há 25 anos, pedagogo e exerço minha atividade de professor em escola pública. Porém, também sou consultor técnico da câmara de vereadores em Belém. Caso seja possível gostaria de saber se possuem algum curso capaz de conciliar Pedagogia e Direito. "

João para Mestrado em Ciência Jurídica

Pará

"Estou à procura de um curso de mestrado na área de Direito. Necessito de informações acerca do que disponibiliza esta instituição: período de inscrições, duração, periodicidade das aulas, requisitos para ingresso e valores. Tenho interesse em iniciar imediatamente ou no próximo semestre. Qual a disponibilidade? "

Maria para Mestrado em Ciência Jurídica

Santa Catarina

"Gostaria de obter informações sobre o Mestrado em Ciência Jurídica. Porém tenho pouca disponibilidade de tempo, sou advogado e professor na faculdade local Módulo/Unicsul. Verifiquem por favor a possibilidade de estar podendo fazer módulos mensais devido a disponibilidade de tempo a distância e os gastos. "

Renildo para Mestrado em Ciência Jurídica

São Paulo

"Pretendo participar do processo seletivo para ingresso no mestrado da Univali, por isto gostaria de saber quais são as linhas de pesquisas mais aceitas pela instituição, a fim de que meu projeto de pesquisa seja aceito e aprovado pela universidade. "

Marilande para Mestrado em Ciência Jurídica

Santa Catarina

Outro curso relacionado com advocacia e prática jurídica

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |