Mestrado em Ciências Sociais - São Paulo Capital - São Paulo - PUC São Paulo - I6081

Cursos e Mestrados
Brasil Brasil
1 Mestrado Ciências Sociais São Paulo Capital
Procurar
Home>Mestrado>Ciências Sociais>São Paulo Capital>Mestrado em Ciências Sociais - São Paulo Capital - São Paulo
Mestrado em Ciências Sociais
Método: Presencial
Locais Disponíveis:
Tipo: Mestrado
Opiniões:
Opiniões (2)
Links Patrocinados
Loading...
Serviço de Alertas via e-mail

Deixe seus dados de contato e te enviaremos outros cursos similares a Mestrado em Ciências Sociais por email.

Nome
Sobrenome
E-mail
Telefone de Contato
DDD Ex: 14
 
 
 
 
Telefone de Contato Ex: 24342243
 
 
 
 
Estado
Cidade
CPF
* Campos obrigatórios

  Desejo receber gratuitamente informação no meu email ou telefone.

Selecionar esta opção significa que aceita as regras de uso de Educaedu Business S.L. e da nossa privacidade de dados
Por favor, preencha todos os campos corretamente
Compartilhar esta página sobre Mestrado de Ciências Sociais:

Análise da Educaedu

Igor Moreira
Mestrado em Ciências Sociais
  • Modalidade

    Aulas ministradas na modalidade presencial.

  • Duração

    Duração mínima de 3 semestres.

  • Certificado Oficial

    O participante recebe um título de Mestre em Ciências Sociais.

  • Considerações

    O Mestrado em Ciências Sociais da PUC SP tem como objetivo a promoção e orientação de pesquisas em Ciências Sociais, visando a catalogação de dados e formulação de problemas e hipóteses nesse contexto. A preparação de docentes e pesquisadores para lecionar no ensino superior também é de grande importância no curso.


    A formação foca ainda na continuação de trabalhos de pesquisas brasileiras e latino-americanas antes realizadas, imprimindo caráter de comunidade e não apenas individual. A instituição oferece forte treinamento na área de Ciências Sociais, com interesse em habilitar profissionais mais qualificados para a realização do trabalho de pesquisa e para a criação e desenvolvimento de métodos e conceitos adaptados a realidade do Brasil e da América Latina.

  • Preço do Curso

    Consultar preço.

  • Dirigido a

    Formação direcionada a graduados e Mestres em Ciências Sociais ou áreas afins.

  • Área de atuação

    Esse profissional pode atuar como pesquisador e como planejador, consultor e assessor junto às empresas públicas, privadas ou ONGs.

  • Salário estimado

    A remuneração média é de 3.500 reais.

Mestrado em Ciências Sociais - São Paulo Capital - São Paulo Comentários sobre Mestrado em Ciências Sociais - São Paulo Capital - São Paulo
Objetivos:
· Promover e orientar trabalhos de investigação empírica e reflexão teórica. · Consolidar a constituição de núcleos transdisciplinares de pesquisa em Ciências Sociais, capazes de reunir dados, formular problemas e hipóteses de trabalho, com base em projetos já concluídos e em projetos emergentes. · Assegurar a continuidade de pesquisas, imprimindo caráter cumulativo às investigações e buscando superar as limitações do trabalho individual. · Dar continuidade às realizações já desenvolvidas pelas Ciências Sociais no Brasil e na América Latina, favorecendo o processo autônomo e crítico, bem como a sistematização científica fundada nas perspectivas e necessidades dessas sociedades. · Fornecer treinamento intenso na área das Ciências Sociais, de modo a formar profissionais habilitados a realizar pesquisas e desenvolver instrumental metodológico e conceitual adequado à análise da realidade brasileira e latino-americana. · Preparar professores e pesquisadores para o magistério superior.
Dirigido a:
Graduados e Mestres em Ciências Sociais ou áreas afins, a juízo da Comissão de Seleção.
Diploma:
Mestre em Ciências Sociais
Conteúdo:

Área de Concentração 

Antropologia
Etnologia Brasileira - Estudo dos grupos indígenas brasileiros, das ideologias que os cercam e das articulações que mantêm com a sociedade nacional. Explicitação da ação histórica do Estado e das principais conseqüências para a reprodução identitária desses grupos e de sua preservação cultural.

Maternidade, Ideologia e Vida Cotidiana nas Culturas Modernas - Estudo de processo macro-estruturais e das condições sócio-econômicas, políticas e culturais da mudança e desenvolvimento da sociedade brasileira. Além de aspectos concernentes às relações entre cidade e campo, indústria e agricultura, serão enfocados, especialmente, a questão urbana, do trabalho, do sindicalismo e movimentos sociais em múltiplas faces, articulações e contradições.

Produção Simbólica e Reprodução Cultural - Estudo dos processo envolvidos na manifestação, persistência e transformação da prática social e conteúdos culturais de grupos humanos. Interpretação das expressões simbólicas que propiciam os contornos identitários das formações culturais e alimentam os circuitos de reprodução da cultura em seu sentido mais amplo.

Política
Estado e Sistemas Sócio-Políticos - Estudo da formação e das transformações do Estado, com ênfase nos casos brasileiro e latino-americano, à luz da história econômica, social e cultural. Análise histórica e comparativa dos mecanismos institucionais e sócio-culturais que regulam a participação política, os processos decisórios, as políticas públicas e as representações em geral que caracterizam as transformações sócio-políticas no Brasil contemporâneo.

Relações Internacionais
Relações Internacionais - Fórum permanente de investigação e debate interdisciplinar das relações internacionais no mundo contemporâneo. Análise dos fluxos de internacionalização das relações sociais, políticas e econômicas, particularmente no âmbito das realidades brasileira, latino-americana e da Comunidade dos 7 países de língua portuguesa.

Sociologia
Instituições, Ideologias e Religiões - Estudo dos processos envolvidos e agentes institucionais, tanto sob o prisma de sua estrutura, organização e ideologia específicas como de sua interconexão com a dinâmica das classes sociais, do Estado e das práticas culturais.

Dinâmica Urbano-Regional, Planejamento e Políticas Públicas - Estudo e pesquisa dos processos sociais de produção, gestão e estruturação do espaço urbano e seus agentes. Planejamento urbano e regional, processos de urbanização e dinâmica urbano-regional, mobilidade sócio-espacional e territorialidades, políticas públicas, setoriais, locais e regionais.

Mudanças Sociais e Movimentos Sociais - Estudo de processo macro-estruturais e das condições sócio-econômicas, políticas e culturais da mudança e desenvolvimento da sociedade brasileira. Além de aspectos concernentes às relações entre cidade e campo, indústria e agricultura, serão enfocados, especialmente, a questão urbana, do trabalho, do sindicalismo e movimentos sociais em múltiplas faces, articulações e contradições. 
 

Linhas de Pesquisa 

Mudanças Sociais e Movimentos Sociais
Estudo de processos macro-estruturais e das condições sócio-econômicas, políticas e culturais da mudança e desenvolvimento da sociedade brasileira. Além de aspectos concernentes às relações entre cidade e campo, indústria e agricultura, serão enfocados, especialmente, a questão urbana, do trabalho, do sindicalismo e movimentos sociais em múltiplas faces, articulações e contradições.

Instituições, Ideologias e Religiões
Estudo das instituições e agentes institucionais, tanto sob o prisma de sua estrutura, organização e ideologia específicas como de sua interconexão com a dinâmica das classes sociais, do Estado e das práticas culturais.

Produção Simbólica e Reprodução Cultural
Estudo dos processos envolvidos na manifestação, persistência e transformação da prática social e conteúdos culturais de grupos humanos. Interpretação das expressões simbólicas que propiciam os contornos identitários das formações culturais e alimentam os circuitos de reprodução da cultura em seu sentido mais amplo.

Estado e Sistemas Sócio-Políticos
Estudo da formação e das transformações do Estado, com ênfase nos casos brasileiro e latino-americano, à luz da história econômica, social e cultural. Análise histórica e comparativa dos mecanismos institucionais e sócio-culturais que regulam a participação política, os processos decisórios, as políticas públicas e as representações em geral que caracterizam as transformações sócio-políticas no Brasil contemporâneo.

Etnologia Brasileira
Estudo dos grupos indígenas brasileiros, das ideologias que os cercam e das articulações que mantêm com a sociedade nacional. Explicitação da ação histórica do Estado e das principais consequências para a reprodução identitária desses grupos e de sua preservação cultural.

Materialidade, Ideologia e Vida Cotidiana nas Culturas Modernas
Estudo dos processos culturais na sociedade moderna, englobando tanto a dimensão da reprodução da cultura como a esfera da vida cotidiana. As pesquisas e estudos serão direcionados para etnografias e análises de segmentos da reprodução cultural, procurando captar tanto seus aspectos materiais como sua dinâmica interna e, igualmente, para o domínio do imaginário veiculados pelos bens simbólicos e suas formas de estruturação e ainda para as interseções entre os produtos culturais e os sujeitos no cotidiano urbano e moderno.

Dinâmica Urbano-Regional, Planejamento e Políticas Públicas
Estudo e pesquisa dos processos sociais de produção, gestão e estruturação do espaço urbano e seus agentes. Planejamento urbano e regional, processos de urbanização e dinâmica urbano-regional, mobilidade sócio-espacial e territorialidades, políticas públicas, setoriais, locais e regionais.

Relações Internacionais
Fórum permanente de investigação e debate interdisciplinar das relações internacionais no mundo contemporâneo. Análise dos fluxos de internacionalização das relações sociais, políticas e econômicas, particularmente no âmbito das realidades brasileira, latino-americana e da Comunidade dos 7 países de língua portuguesa.

Estrutura Curricular

Disciplinas Obrigatórias 02 Disciplinas - 03 créditos cada
· Teoria Antropológica
· Teoria Política
· Teoria Sociológica
· Teoria das Relações Internacionais

Seminário de Pesquisa 1 Disciplina – 04 créditos cada
Oferecido a alunos cujo projeto de pesquisa apresente o necessário grau de maturidade, tendo em examinar os problemas teóricos gerais dos projetos e realizar o levantamento bibliográfico, verificar adequação do material levantado e examinar as interpretações propostas.
Seminário para todos os alunos.

Disciplinas Eletivas 02 Disciplinas – 03 créditos cada
São escolhidas de acordo com os interesses de pesquisa do aluno, e sob orientação do Professor.

Atividades Programadas 03 Atividades Programadas – 2 créditos cada
São seminários temáticos para aprofundamento de questões geradas nos núcleos.

Elaboração de Dissertação / Orientação – 08 Créditos
Compreende um Programa individual definido juntamente com o Professor Orientador e que deve definição de área, levantamento bibliográfico específico, formulação de hipóteses, delineamento dos
instrumentos de pesquisa, coleta, organização e análise de dados, redação.

Conclusão de Curso
O título de Mestre em Ciências Sociais será concedido ao aluno que, cumpridas as exigências do completar o mínimo 30 créditos, assim divididos estruturalmente:
· 06 créditos em Disciplinas Obrigatórias
· 06 créditos em Disciplinas Eletivas
· 04 créditos de Seminário de Pesquisa
· 06 créditos em Atividades Programadas
· 08 créditos em Elaboração de Dissertação
· Elaboração da Dissertação - 8 créditos
· Aprovação no Exame de Proficiência em uma Língua Estrangeira
· Aprovação no Exame de Qualificação
· Aprovação na Argüição e Defesa Pública de Dissertação de Mestrado

 

Opiniões (2)

Professores:
Atendimento ao aluno:
Programa de Ensino:
Material:
  • Tive a oportunidade de conhecer e conviver com professores renomados, além de estudar em uma das melhores instituições de ensino do país. Excelente!!

    Professores
    Atendimento ao aluno
    Programa de Ensino
    Material
    Instalações

    Professores

    Atendimento ao aluno

    Programa de Ensino

    Material

    Instalações

    Por Rosimar Pereira Barbosa sobre Mestrado em Ciências Sociais - Junho 2011
  • A PUC-SP se destaca pelo seu corpo docente e inovação nas linhas de pequisa.

    A PUC-SP se destaca por várias iniciativas tomadas com intuito de inovar, linhas de pesquisa, abordagem metodológica que acompanham a transformação da sociedade,
    no entanto considerando que a instituição como qualquer outra prescinde de professores com titulação e experiência docente para conseguir uma boa nota do MEC.

    Professores
    Atendimento ao aluno
    Programa de Ensino
    Material
    Instalações

    Professores

    Alguns professores como em qualquer instituição acham que tem o rei na barriga, outros nem tanto são mais humildes, mas de modo geral o corpo docente da PUC- SP é muito boa, considerando os problemas financeiros que a PUC-SP tem passado, que também prejudicam a vida do corpo docente e discente, juntamente com o corpo de funcionários que cada vez mais são prejudicados.

    Atendimento ao aluno

    Como ex-aluno da PUC não tenho muito a reclamar, pois os funcionários são muito unidos, embora tenham sido drasticamente prejudicados pelos problemas financeiros da instituição.

    Programa de Ensino

    Material

    Os textos na atualidade são xerografados, considerando os sites de livros escaneados, não vejo muitos problemas.

    Instalações

    As salas de aula não são bem equipadas, pelo preço da mensalidade, daria para melhorar e muito, as cadeiras são terrívelmente horríveis, a iluminação idem.

    Por Anselmo Neiva sobre Mestrado em Ciências Sociais - Outubro 2011

Últimas visitas ao curso

Outro curso relacionado com Mestrado de Ciências Sociais: