Mestrado em Engenharia Florestal

Solicite informação sem compromisso FURB - Fundação Universitária Regional de Blumenau

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Igor Moreira

Igor Moreira

Mestrado em Engenharia Florestal

  • Modalidade
    A modalidade das aulas é presencial.
  • Duração
    Consultar.
  • Certificado oficial
    A Instituição outorga um diploma Mestre em Engenharia Florestal.
  • Considerações
    O Mestrado em Engenharia Florestal oferecido pela FURB - Fundação Universitária Regional de Blumenau tem como proposta formar científica e academicamente profissionais da área de Engenharia Florestal, para ensino em instituições de nível superior, criação e desenvolvimento de investigação científica e de tecnologia. O participante também estará apto a exercer suas atividades em consultoria e trabalhos especiais voltados a organizações e órgãos públicos. O programa é o primeiro na área a ser realizado em Santa Catarina e já formou mais de 200 profissionais. A instituição busca promover qualificação gerando e desenvolvendo novas tecnologias voltadas a recursos florestais.
  • Dirigido a
    O perfil do aluno está relacionado graduados em engenharia florestal, biologia, agronomia, engenharia industrial madeireira, engenharia ambiental e áreas relacionadas.
  • Área de atuação
    o profissional pode trabalhar em órgãos públicos de regulamentação ambiental, ONGs, indústria de móveis e papel.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Mestrado em Engenharia Florestal - Presencial - Blumenau - Santa Catarina

  • Conteúdo
    Engenharia FlorestalA engenharia florestal é uma área em expansão no estado de Santa Catarina e no país, e, em conseqüência, a demanda por profissionais capacitados é crescente tanto para atuação na produção florestal, como na conservação e recuperação ambiental. Santa Catarina apresenta uma economia fortemente dependente de recursos florestais, especialmente de florestas implantadas. A cadeia produtiva do setor de base florestal, que inclui centenas de indústrias de móveis, papel e celulose, é o segundo item em volume de exportações no estado. Aliado a isso, grande parcela do parque industrial do estado, ligado aos setores têxtil, cerâmico e de alimentos, é dependente de recursos florestais, principalmente para fins energéticos.   Ao mesmo tempo, o perfil da distribuição agrária caracterizada por pequenas propriedades, bem como a diversidade de ecossistemas que ocorrem no estado, tornam mais complexas as formas de utilização dos recursos florestais, necessitando de profissionais qualificados e atualizados.   A franca expansão urbana, notadamente na região leste do estado e especialmente no Vale do Itajaí, é causa de constantes conflitos quanto ao uso do solo, acarretando diretamente em impactos ambientais. O processo de ocupação do solo, com a conseqüente retirada de vegetação, deve ser embasado em estudos científicos que poderão dar suporte às ações legislativas e administrativas. De forma semelhante, a recuperação e restauração de ecossistemas alterados, oferecem uma demanda expressiva em investigação científica, visando o desenvolvimento de tecnologias apropriadas e adequadas às variadas condições desses ambientes. Os constantes desastres naturais que o estado de Santa Catarina tem sofrido, são evidências da necessidade de tratamento diferenciado aos recursos naturais, os quais devem ser pautados no conhecimento científico. O Programa de pós-graduação em engenharia florestal da FURB é o primeiro curso stricto sensu na área de recursos florestais e engenharia florestal de Santa Catarina, estando o mesmo ligado ao departamento de engenharia florestal, o qual já formou mais de 200 profissionais desde 1995, Nesse contexto, a FURB pretende exercer o seu papel oportunizando a qualificação de profissionais para a geração de novas tecnologias, bem como a sua aplicação na produção e na conservação dos recursos florestais, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável do país.   Público Alvo Serão aceitas inscrições ao Programa de Pós-graduação em Engenharia Florestal, candidatos com diploma de graduação em engenharia florestal, biologia, agronomia, engenharia industrial madeireira, engenharia ambiental e áreas afins.

Outro curso relacionado com engenharia ambiental

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |