Mestrado em Engenharia Mecânica

Solicite informação sem compromisso PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Campus Curitiba

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Análisis de educaedu

Marina Cunha

Marina Cunha

Mestrado em Engenharia Mecânica

  • Modalidade
    O Mestrado em Engenharia Mecânica é um curso oferecido presencialmente.
  • Duração
    A duração do mestrado varia entre 12 e 24 meses.
  • Certificado oficial
    O título oficial dado ao aluno é de Mestre em Engenharia Mecânica.
  • Considerações
    As letras da sigla PUCPR significam Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Essa é uma universidade privada do sul do Brasil que tem cinco campi. O principal fica em Curitiba, onde também está a Biblioteca Central. Criada há 50 anos, a PUCPR tem mais de 27 mil alunos hoje em dia. O Mestrado em Engenharia Mecânica é um curso que nasceu em 1999, é recomendado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e que disponibiliza bolsas para alunos. Com este curso, os estudantes estarão aptos a desenvolver pesquisas na área de Mecânica -- seja na parte de Sólidos ou de Ciências Térmicas.
  • Dirigido a
    Os alunos do CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior devem ter formação em nível superior em engenharia ou em ciências exatas.
  • Área de atuação
    Os egressos desse curso têm uma inserção laboral em: Usimec Soluções em Engenharia; Odebrecht; Gerdau; Irmãos Passaúra; Usiminas.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Mestrado em Engenharia Mecânica - Presencial - Curitiba - Paraná

  • Objectivos
    O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM) tem por objetivos (i) capacitar recursos humanos para atuarem no meio acadêmico e no setor industrial e (ii) desenvolver pesquisa básica e aplicada em engenharia mecânica, contribuindo para o desenvolvimento de novas tecnologias para o benefício da sociedade. Para atingir esses dois objetivos de modo eficiente, o PPGEM tem estabelecido importantes parcerias com empresas e convênios com instituições de ensino e pesquisa, nacionais e internacionais.
  • Dirigido a
    Poderão realizar o Mestrado em Engenharia Mecânica da PUCPR indivíduos com vocação para estudos avançados e interesse em desenvolver pesquisa em uma das três áreas de concentração e que sejam diplomados em engenharia (mecânica, mecatrônica, produção, civil, química, elétrica, de materiais, metalúrgica e outras) ou em ciências exatas (física, química e matemática).
  • Titulação
    Mestre em Engenharia Mecânica
  • Conteúdo
    Histórico

    O Programa de Mestrado em Engenharia Mecânica da PUCPR iniciou suas atividades em março de 1999 já com a  recomendação da CAPES  e com bolsas de estudo.

    Nos dois primeiros anos, fez-se a oferta de programas de mestrado em duas áreas de concentração, a saber, Mecânica dos Sólidos, e Engenharia e Ciências Térmicas, com um corpo docente composto por oito membros permanentes. Em 2001, foi criada a área de concentração Fabricação, agregando cinco novos membros ao corpo docente, entre permanentes e colaboradores. Atualmente, o corpo docente é composto por quatorze doutores.

    O PPGEM já conta com sessenta e sete dissertações de mestrado defendidas e aprovadas nas três áreas com temas em acústica e vibrações, máquinas rotativas, biodiesel, fratura de componentes plásticos, refrigeração, condicionamento de ar, eficiência energética em sistemas térmicos e em edificações, análise de compósitos laminados, trocadores de calor, termoeconomia, conforto térmico, geração de malhas, caracterização de materiais metálicos e usinagem convencional e não-convencional dentre outros.

    Na última avaliação, realizada pela CAPES em 2004, o Mestrado recebeu nota 4, sendo considerado um Programa de Pós-Graduação consolidado. Em 2005, foi encaminhada à CAPES uma proposta de Programa de Doutorado, que recebeu aprovação também com nota 4. As atividades do  doutorado  foram iniciadas em 2006 com a abertura da primeira turma nas áreas de concentração Mecânica dos Sólidos e Engenharia e Ciências Térmicas.

    Estrutura do Programa
    Características do Programa de Mestrado
    O currículo mínimo do Programa de Mestrado em Engenharia Mecânica a ser cumprido pelo aluno compreende:
    • 6 (seis) disciplinas de engenharia (18 (dezoito) créditos),
    • 2 (duas) disciplinas humanísticas (4 (quatro) créditos), e
    • Trabalho de dissertação (6 (seis) créditos).
    Bolsistas da CAPES ou  CNPq deverão também fazer Estágio de Docência. O tempo de duração do programa é de, no mínimo, 12 (doze) meses e, no máximo, 24 (vinte e quatro) meses, com possibilidade de prorrogação por mais 6 (seis) meses em casos particulares.
     
    Características do Programa de Doutorado
    O currículo mínimo do Programa de Doutorado em Engenharia Mecânica a ser cumprido pelo aluno compreende:
    • 12 (doze) disciplinas de engenharia (36 (trinta e seis) créditos),
    • 2 (duas) disciplinas humanísticas (4 (quatro) créditos), e
    • Trabalho de tese (12 (doze) créditos).
    Bolsistas da CAPES e CNPq deverão também fazer Estágio de Docência. O tempo de duração do programa é de, no mínimo, 24 (vinte e quatro) meses e, no máximo, 48 (quarenta e oito) meses, com possibilidade de prorrogação por mais 6 (seis) meses em casos particulares. As aulas para ambos os programas são ministradas em diferentes períodos (manhã, tarde e noite) durante a semana e, excepcionalmente, aos sábados pela manhã

Últimas visitas ao curso

Solicitar informação à Instituição

"Eu gostaria de saber valores a respeito do mestrado em engenharia mecânica, bem como a carga horária a ser atingida (frequência das aulas: 1 vez por semana/mês ? ), pois moro em santos e gostaria de atingir um curso compatível com os horários ofertados. "

Romer para Mestrado em Engenharia Mecânica

São Paulo

"Eu gostaria muito de saber as durações de Mestrado em Engenharia Mecânica e também onde tem essas titulações, estado e se possível for a instituição. "

Maxwell para Mestrado em Engenharia Mecânica

Rio de Janeiro

"Eu tenho interesse em fazer um mestrado. 1)Gostaria de informações sobre valores e bolsas para mestrado Mestrado em Engenharia Mecânica. 2)O projeto de pesquisa: "estudo de redução de consumo de energia em sistemas de refrigeração" fica restrito ao desenvolvimento do software "frigus" ou podem haver outros direcionamentos? "

Luis para Mestrado em Engenharia Mecânica

Paraná

"Estou cursando pós graduação em engenharia de produção devo me formar no final do ano e tenho interesse em iniciar o curso de Mestrado em Engenharia Mecânica. "

Ederson para Mestrado em Engenharia Mecânica

Santa Catarina

Outro curso relacionado com engenharia mecânica

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |