Cursos e Mestrados
2 Mestrado de Filosofia São Paulo Capital
Publique seus cursos

Universidade São Judas TadeuMestrado em Filosofia - São Paulo Capital
FacebookDiggdel.icio.usGoogle
Compartilhar esta página
Mestrado em Filosofia - São Paulo Capital
Universidade São Judas Tadeu
Contatar diretamente e sem compromisso a
Universidade São Judas Tadeu
Mestrado Mestrado em Filosofia - São Paulo Capital
Nome:* Sobrenome:*
E-Mail:* Telefone:*
Estado:* Celular:
Comentários
Perguntas
Desejo receber informações no meu e-mail de forma gratuita.
Em breve um responsável de Universidade São Judas Tadeu , entrará em contato contigo para mais informações.
Selecionar esta opção significa que aceita as regras de Educaedu e da nossa política de proteção de dados
Comentários sobre Mestrado em Filosofia - São Paulo Capital.
  • Objetivos do Mestrado:

    O Programa tem como foco principal as necessidades do aluno, em particular suas necessidades para desenvolver uma pesquisa de pós-graduação. A estrutura curricular foi concebida tendo em vista precisamente essa finalidade. Por isso, as disciplinas obrigatórias dividem-se em Seminários de Pesquisa, em que os resultados parciais das pesquisas são discutidos em grupo, sob a supervisão de um professor, e Tutorias, em que os alunos se reúnem regularmente com seus orientadores para conversarem sobre o andamento de suas pesquisas. Além disso, o aluno deverá cursar mais duas disciplinas optativas, cuja finalidade é complementar seus estudos. Uma vez que a atividade fundamental é a pesquisa sob orientação constante, é indispensável que o orientador conheça bem o assunto a ser pesquisado pelo aluno. Dessa forma, o aluno deverá fazer parte da investigação filosófica de um professor. Essa é, no entender do Programa, a melhor maneira de dar uma formação adequada ao aluno. Por isso, desde o processo seletivo, o candidato escolhe um dos temas propostos pelo Programa e já começa a estudá-lo para a elaboração de seu projeto de pesquisa. O que se pretende oferecer ao aluno é uma atenção especial para que, sempre sob o acompanhamento dos professores, possa evoluir mais rapidamente e redigir uma dissertação de mestrado de bom nível.

  • Diploma do Mestrado:

    Mestre em Filosofia

  • Conteúdo do Mestrado:

    Estrutura do Curso:

    Para a obtenção do título de mestre, o aluno deverá integralizar, ao menos, 50 (cinqüenta) créditos, distribuídos da seguinte forma:

    24 (vinte e quatro) créditos em disciplinas;
    6 (seis) créditos obtidos com a apresentação de um artigo;
    5 (cinco) créditos obtidos na qualificação;
    15 (quinze) créditos obtidos na defesa da dissertação.
     

    O exame de proficiência de língua é uma exigência, embora não conte crédito para a integralização do total estipulado no caput deste artigo.

    ÁREA DE CONCENTRAÇÃO:

    Epistemologia


    LINHAS DE PESQUISA:

    a) Epistemologia, Linguagem e Ciência

    Nesta linha de pesquisa, investigam-se questões epistemológicas tradicionais, relacionando-as com a filosofia da linguagem, com a filosofia e a história da ciência e com a lógica filosófica

    Professores:
    Paulo Henrique Fernandes Silveira
    Pedro de Moraes Rego e Freitas Santos
    Plínio Junqueira Smith
    Regina André Rebollo
    Sonia Maria Dion


    b) Epistemologia e Subjetividade

    Esta linha de pesquisa tem como tema o sujeito do conhecimento na filosofia e nas ciências humanas, investigando-o a partir de três vertentes do pensamento contemporâneo: a filosofia contemporânea da mente, os desdobramentos franceses da fenomenologia de Husserl e da filosofia de Nietzsche.
     

    Professores
    Hélio Salles Gentil
    Paulo Henrique Fernandes Silveira
    Pedro de Moraes Rego e Freitas Santos
    Plínio Junqueira Smith

    c) Epistemologia da Política e do Direito:

    Nesta linha de pesquisa, estudam-se as relações entre ética, política e direito, ao longo da filosofia moderna (de Maquiavel a Rousseau) e da filosofia política contemporânea (utilitarismo, marxismo, republicanismo, pensamento liberal e libertário), e investiga-se o estatuto de cientificidade da política e do direito
     

    Professores
    Denilson Luis Werle
    Fernando Herren Aguillar
    Paulo Jonas de Lima Piva