Mestrado em Fonoaudiologia

Solicite informação sem compromisso PUC - São Paulo

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Igor Moreira

Igor Moreira

Mestrado em Fonoaudiologia

  • Modalidade
    Aulas em formato presencial.
  • Duração
    As aulas tem duração um ano e meio.
  • Certificado oficial
    O aluno é certificado com um diploma de Mestre em Fonoaudiologia.
  • Considerações
    O Mestrado em Fonoaudiologia da PUC SP se propõe a fazer estudos e pesquisas de nível avançado relacionados a Fonoaudiologia, estimulando artigos nessa área. A formação prepara o participantes para tarefas de pesquisa científica. Os estudos se voltam ao aprofundamento em questões de atenção a linguagem e sua forma de funcionar, visando capacitar pesquisadores e professores para lecionar no ensino superior e qualificação de novos profissionais envolvidos com essa área, com a finalidade de produzir conhecimentos.
  • Dirigido a
    O curso é destinado a graduados e mestres em Fonoaudiologia ou de áreas relacionadas.
  • Área de atuação
    O recém formado pode trabalhar em clínicas, hospitais e centros que prestam atendimento nessa especialidade.

Comentários sobre Mestrado em Fonoaudiologia - Presencial - São Paulo Capital - São Paulo

  • Objectivos
    · Desenvolver estudos e pesquisas avançados relativos à Fonoaudiologia, incentivando publicações na área. · Preparar profissionais da Fonoaudiologia para as atividades próprias da investigação científica. · Conferir, de acordo com o regime didático-científico do Programa, o grau de Mestre em Fonoaudiologia. Maria Claudia Cunha - Coordenadora
  • Dirigido a
    Aceita alunos fonoaudiólogos, pedagogos, médicos, psicólogos e outros profissionais de áreas afins.
  • Titulação
    Mestre em Fonoaudiologia
  • Conteúdo

    Área de Concentração 

    Clínica Fonoaudiológica
    Pode-se afirmar que com esta mudança, a Fonoaudiologia se afirma como um campo de questões particulares, tendo como objeto próprio de atenção a linguagem - em seu funcionamento e em sua materialidade -, privilegiando a sua instância patológica. Na seqüência, um campo de vocação clínica, principalmente terapêutica.
     

    Linhas de Pesquisa 

    1. Audição na criança
    O objetivo desta linha de pesquisa é estudar os aspectos voltados à prevenção, identificação e diagnóstico de perdas auditivas na criança e sua necessária re-habilitação auditiva, e o processo terapêutico do bebê e da criança portadora de deficiência auditiva. Procura-se desta forma aprofundar os conhecimentos no que se refere ao desenvolvimento histórico, político e tecnológico das perdas auditivas na criança.

    Os seguintes temas de pesquisa podem ser desenvolvidos dentro desta linha:
    · O impacto da deficiência auditiva na família.
    · O impacto da deficiência auditiva no desenvolvimento psicossocial da criança.
    · A privação sensorial e as vantagens do diagnóstico precoce da deficiência auditiva.
    · O desenvolvimento histórico, político e tecnológico das perdas auditivas na criança.
    · Métodos e Técnicas de identificação e diagnóstico de perdas auditivas na criança.
    · Polêmicas da Triagem Auditiva Neonatal.
    · Epidemiologia das Deficiências Auditivas na Criança.
    · Re-Habilitação Auditiva na Criança.
    · Implante Coclear.
    · O Processo Terapêutico do Bebê e da Criança Portadora de Deficiência Auditiva.

    Professores Orientadores: Beatriz Cavalcante A. Caiuby Novaes, Dóris Ruthi Lewis, Maria Cecília Bevilacqua, Orozimbo Alves da Costa Filho

    2. Voz: Avaliação e Intervenção
    A linha de pesquisa em Voz: avaliação e intervenção tem como objetivo estudar as relações entre as dimensões orgânica, psíquica e sócio-cultural da voz, em contexto de uso profissional, predominantemente.

    Esta Linha de Pesquisa tem suas atividades centradas nos estudos e pesquisas sobre voz, considerando as atuações clínicas e de assessoria do fonoaudiólogo. Temos direcionado alguns estudos e pesquisas considerando, também, as relações cada vez mais freqüentes de alterações de motricidade oral e voz. Quanto aos procedimentos metodológicos utilizados nas pesquisas temos procurado avançar em busca de novas perspectivas teóricas que possibilitem estudar a Voz não apenas segundo a dimensão mais presente na maioria dos trabalhos da área, a orgânica, mas considerando também as dimensões psíquica e sócio-cultural. As atividades realizadas pela Linha são integradas às organizadas pelo Grupo de Trabalhos em Voz (GT-VOZ) desta Universidade, propiciando a todos os interessados da Graduação, DERDIC e do Curso de Especialização em Voz (PUC-SP/COGEAE). Dessa forma os bolsistas de Iniciação Científica, os Trabalhos de Conclusão de Curso e as Monografias são discutidas entre as instâncias, procurando dar a área de Voz da PUC-SP uma direção própria.

    Professores Orientadores: Léslie Piccolotto Ferreira, Marta Assumpção de Andrada e Silva

    3. Linguagem e Subjetividade
    Investiga a clínica fonoaudiológica considerando a semiologia, a diagnóstica, a etiologia e a terapêutica; os estudos sobre saberes científicos e saberes do cotidiano e suas relações com os problemas de linguagem; o estudo das interações familiares e suas implicações na formação do sintoma de linguagem.

    Esta linha de pesquisa estuda o universo das perturbações de linguagem, priorizando a clínica e tomando a linguagem como objeto simbólico indissociável da subjetividade, cujos sintomas são vistos como manifestações que implicam o sujeito e o outro. A linguagem é considerada como funcionamento lingüístico discursivo que obedece suas próprias leis, dando primazia à autonomia do significante e aos processos metafóricos e metonímicos como os eixos que materializam esse funcionamento. A subjetividade é entendida a partir de um dimensionamento simbólico e de sua relação com a exterioridade, pressupondo, então, que a emergência do sujeito se dá a partir dessa dupla inserção. Alicerçando-se nesses princípios, esta linha de pesquisa propõe-se a pensar a patologia como uma desarmonia no jogo de forças entre língua e fala que se dá a ver no discursivo, este entendido como constitutivo do sujeito em sua relação com a história. Nessa dimensão, desenvolve estudos em três vertentes:a) estudos sobre relações familiares e suas implicações com os problemas de linguagem; b) estudos sobre universos simbólicos - ideologias, saberes científicos e saberes do cotidiano - e suas relações com os problemas de linguagem; e c) estudos sobre o funcionamento da linguagem, a caracterização de problemas de linguagem e os fundamentos da clínica fonoaudiológica.

    Professores Orientadores: Regina Maria Freire, Maria Consuelo Passos, Silvia Friedman

    4. Linguagem, Corpo e Psiquismo
    O curso transita por noções de linguagem e de psiquismo (consciente e inconsciente), num diálogo da clínica fonoaudiológica com a psicanálise, com as neurociências e com a filosofia. Estes contextos permitem a análise dos transtornos de linguagem oral e/ou escrita não como malogros, mas como trilhamentos específicos de constituição subjetiva, marcados por acontecimentos que, de algum modo, foram capazes de desacelerar e/ou desorientar (leve ou severamente) a processualidade psíquica, gerando sofrimentos e demandas clínicas específicas. Trata também da constituição da função clínico terapêutica na Fonoaudiologia com todas as implicações teóricas e metodologicas decorrentes.

    Professores Orientadores: Mauro Spinelli, Suzana Magalhães Maia, Maria Claudia Cunha, Luiz Augusto de Paula Souza

    5. Procedimentos e Implicações Psicossociais nos Distúrbios da Audição
    Visa conhecer os procedimentos usados no diagnóstico audiológico, os programas de conservação de saúde auditiva em ambientes de lazer, esporte, aprendizagem e trabalho. e estudar os procedimentos de intervenção fonoaudiológica nos portadores de distúrbios da audição no adulto ou na criança.

    Nesta linha de pesquisa, são estudados procedimentos audiológicos, inventários e avaliações relacionadas ao diagnóstico, prevenção, intervenção, bem como as implicações psicossociais dos distúrbios da audição, seja no adulto ou na criança. As pesquisas empregam métodos quantitativos e qualitativos e se caracterizam pela ênfase atribuída à aplicação da contribuição de conhecimento na prática clínica do fonoaudiólogo.

    Professores Orientadores: Ieda C. P. Russo, Teresa M. M. Santos

     
     Estrutura Curricular


    Disciplinas Obrigatórias
    05 Disciplinas - 15 Créditos
    · Processos Patológicos Da Linguagem: Aquisição E Perda De Linguagem
    · Princípios e Métodos Terapêuticos em Fonoaudiologia
    · Estudos Epistemológicos e Metodológicos Da Pesquisa
    · Seminário De Dissertação I
    · Seminário De Dissertação II

    Disciplinas Optativas
    01 Disciplina – 03 Créditos (Mínimo Obrigatório)
    · Aspectos Bio-Psíquicos da Linguagem
    · Práticas Clínicas em Fonoaudiologia: análise crítica

    Análise Crítica
    (Cursar obrigatoriamente uma das duas disciplinas)

    Créditos Eletivos
    10 Créditos (Mínimo Obrigatório)
    Distribuídos em: Seminário de Debate, Atividades Programadas e Disciplina Optativa

    Elaboração De Dissertação – 8 Créditos

    Conclusão de Curso
    Mínimo de 36 créditos sendo:
    15 créditos em Disciplinas Obrigatórias
    03 créditos em Disciplinas Optativas
    10 créditos Eletivos
    08 créditos em Elaboração de Dissertação

     
    Grupos de Pesquisa

    Distúrbios de Linguagem, Corpo e Psiquismo
    Líderes: Prof. Dr. Luiz Augusto de Paula Souza e Profa. Dra. Maria Claudia Cunha

    Audição na Criança
    Líderes: Profa. Dra. Beatriz Cavalcanti de A. Caiuby Novaes e Profa. Dra. Dóris Ruthi Lewis

    Linguagem e Subjetividade
    Líderes: Profa. Dra. Regina Maria A. C. Freire e Profa. Dra. Silvia Friedman

    Procedimentos, Implicações Psicossociais nos Distúrbios da Audição
    Líderes: Profa. Dra. Ieda Chaves Pacheco Russo e Profa. Dra. Teresa Maria Momensohn dos Santos

    Voz: Avaliação e Intervenção Fonoaudiológica
    Líderes: Profa. Dra. Léslie Piccolotto Ferreira e Profa. Dra. Marta Assumpção de Andrada e Silva

    Núcleo de Saúde Coletiva e Fonoaudiologia
    Líder: Profa. Dra. Ana Claudia Fiorini

Últimas visitas ao curso

"Sou fonoaudióloga formada há 8 anos, me especializarei me motricidade orofacial com enfase em disfagia em âmbito hospitalar pelo CEFAC e em neuro reabilitação na santa casa de misericórdia e acompanho o laboratório da universidade federal em euro psicofarmacologia e tenho interesse em neurociência, ciências cognitivas e em motricidade. Eu gostaria de saber datas de novas turmas e preços. "

Paula para Mestrado em Fonoaudiologia

Espírito Santo

"Eu gostaria de saber como devo proceder para me inscrever no mestrado de fonoaudiologia, o tema de meu interesse é procedimentos e implicações psicossociais nos distúrbios da audição. Como funciona o mestrado? Quando são as aulas? Eu gostaria de obter todas as informações. "

Angelita para Mestrado em Fonoaudiologia

São Paulo

"Recebi um convite para atuar em uma clinica de especialização em ortodontia. Nesta clinica os alunos desenvolvem pesquisas na área da ortodontia, e o coordenador gostaria de desenvolver uma pesquisa em conjunto comigo sobre o uso de um aparelho associado ao trabalho fonoaudiológico. Eu já tenho especialização em motricidade oral e gostaria de fazer mestrado. Como devo proceder? "

Caroline para Mestrado em Fonoaudiologia

São Paulo

"Eu gostaria de saber quais os dias e horários de aula do referido mestrado e seu valor. Eu resido em Belém e gostaria de pergunta se vocês oferecem disciplinas para serem realizadas uma semana por mês ou em períodos de férias (a nível modular). "

Luzianne para Mestrado em Fonoaudiologia

Pará

"Eu estou querendo saber informações sobre o mestrado em fonoaudiologia, que dia começa? Qual é o dia da semana? Qual é o horário e qual é a carga? "

Mona para Mestrado em Fonoaudiologia

Bahia

"Eu gostaria de receber informações sobre o mestrado em fonoaudiologia: dias em que são ministradas as aulas, valores, processo de seleção para o próximo ano e as demais necessárias. "

Andrea para Mestrado em Fonoaudiologia

Rio de Janeiro

Outro curso relacionado com fonoaudiologia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |