Mestrado em Gestão de Sistemas de Engenharia

Solicite informação sem compromisso UCP- Universidade Católica de Petrópolis

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Mestrado em Gestão de Sistemas de Engenharia - Presencial - Petrópolis - Rio de Janeiro

  • Objectivos
    O objetivo do Mestrado Profissional em Gestão de Sistemas de Engenharia é qualificar profissionais para o mercado de trabalho, aprofundando a sua base tecnológica e sua capacidade de gestão dos problemas de engenharia, capacitando-os a propor soluções inovadoras transformando o conhecimento adquirido em tecnologia de ponta.





    O mestre formado pelo curso deve estar apto a:





    Exercer práticas profissionais avançadas e transformadoras em sistemas de engenharia;





    Transferir conhecimento para a sociedade e atender demandas específicas dos arranjos produtivos locais, com vistas no desenvolvimento local, regional ou nacional;



    Articular soluções inovadoras com empresas públicas ou privadas por meio de transferência de conhecimento em tecnologia aplicada aos processos apropriados, contribuindo assim para o seu aumento de produtividade.
  • Dirigido a
    O Programa de Pós-graduação em Gestão de Sistemas de Engenharia (PGSE) da UCP se destina a graduados nas seguintes áreas: Engenharias, Matemática, Física, Computação, Química, Economia, ou de outras áreas afins, que desejam adquirir uma formação multidisciplinar na área de sistemas de engenharia.









    O pré-requisito para o PGSE é ter concluído curso superior de Graduação completo nas áreas supracitadas ou afins.
  • Titulação
    Mestre em Gestão de Sistemas de Engenharia
  • Conteúdo
    Centro de Engenharia e ComputaçãoPrograma de Pós-Graduação em EngenhariaMESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO DE SISTEMAS DE ENGENHARIA
    ESTRUTURA CURRICULAR
    Para a obtenção do Título de Mestre em Gestão de Sistemas de Engenharia, além da elaboração e defesa da Dissertação de Mestrado, o aluno deve cumprir um mínimo de 24 (vinte e quatro) créditos distribuídos em 8 (oito) disciplinas. As disciplinas serão oferecidas as sextas-feiras, das 15h às 22h30min e aos sábados das 09h às 12h30min e das 14h às 17h30min horas.
    Os créditos acadêmicos estão divididos da seguinte forma:

    Pelo menos 9 (nove) créditos em disciplinas obrigatórias;
    Pelos menos 15 (quinze) créditos em disciplinas optativas, dos quais pelo menos 6 (seis) créditos em disciplinas associadas a cada uma das Linhas de Pesquisa do Programa.

    O mestrando deverá também cursar a disciplina obrigatória Seminário de Projeto de Dissertação, que consiste na apresentação de seminários pelo aluno durante a realização do curso.
    Em geral, cada disciplina do Programa possui carga horária de 45 horas. A seguir estão relacionadas algumas das disciplinas oferecidas pelo Programa:
    DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
    Introdução à Modelagem de Sistemas FísicosPrincípios Básicos e Metodologias de Modelagem. Modelos Qualitativos e Quantitativos. Sistemas de Referência. Propriedades Físicas (fenomenológicas). Sistemas Contínuos e Discretos. Conceito de Escala. Interpretação de Operadores Matemáticos (Gradiente, Divergente, Rotacional e Laplaciano). Princípios de Conservação/Equilíbrio e Equações Constitutivas e de Estado. Modelos Determinísticos, Probabilísticos e Empíricos. Adequação de Modelos. Aplicações: Problemas selecionados de Modelagem Física Geral (engenharias), Bio-sistemas, Sistemas Sócio-econômicos.
    Métodos Matemáticos AplicadosFundamentos de Álgebra Linear. Teoria Geral das Equações Diferenciais Ordinárias (EDO's) Lineares. EDO's Lineares com Coeficientes Constantes. Transformada de Laplace. Sistemas de EDO's lineares. Séries de Fourier. Problemas de Contorno para EDO's lineares. Problemas de Contorno para Equações Diferenciais Parciais (EDP's) Lineares.
    Técnicas de OtimizaçãoConceitos de Matemática: Sistemas Lineares, Espaços Vetoriais e Convexidade. Otimização Não-Linear com e sem Restrições: Função E Multiplicadores de Lagrange. Condições de Otimalidade. Métodos Numéricos de Resolução. Otimização Linear: Resolução Gráfica, Método Simplex, Dualidade, Análise de Sensibilidade, Método Dual-Simplex, Simplex Revisado, Decomposição Dantzig-Wolfe e Geração De Colunas. Programação Linear Inteira: Método dos Planos de Corte, Método Branch and Bound e Aplicações. Programação Dinâmica: Determinística e Estocástica.
    DISCIPLINAS OPTATIVAS – Linha de Pesquisa: Modelagem Computacional
    Métodos NuméricosMétodos Diretos para Sistemas Lineares: Eliminação Gaussiana e Pivoteamento, Fatoração LU, Refinamento da Solução, Condicionamento e Estimativas de Erro, Fatoração QR. Métodos Iterativos para Sistemas Lineares: Jacobi, Gauss-Seidel, SOR, Convergência de Métodos Iterativos. Sistemas de Equacoes Não-Lineares: Iteração Linear, Método de Newton. Aproximação: Interpolação, Ajuste de Curvas. Integração Numérica: Fórmulas de Newton-Cotes, Quadratura Gaussiana, Integrais Múltiplas. Soluções Numéricas de EDO's: Método de Euler, Métodos de Runge-Kutta.
    Métodos EstatísticosProbabilidades. Variáveis Aleatórias e seus Modelos. Técnicas de Inferência Paramétrica: distribuições amostrais, estimação de parâmetros, testes de hipóteses. Principais Técnicas de Análise Multivariada: modelos de regressão, análise de componentes principais, análise de agrupamentos. Noções de Processos Estocásticos.
    Processos EstocásticosProcessos Markovianos. Cadeias a tempo discreto: Definição, Propriedade de Markov. Classificação dos Estados. Critério para Recorrência e Transiência. Periodicidade. Distribuição de Probabilidades após n passos. Estacionaridade. Ergocidade. Exemplos de Modelagem: Processo de Nascimento e Morte. Cadeias a tempo contínuo: Definição. Gerador Infinitesimal. Equações Diferenciais de Kolmogorov. Estacionaridade. Exemplos de Modelagem e Aplicações em Sistemas de Filas. Métodos Numéricos para Cadeias de Markov: Propriedades de Matrizes Estocásticas. Solução da Distribuição de Probabilidades em Estado Estacionário: Métodos Diretos (GTH, GTH em blocos). Métodos Iterativos (Power, Jacobi, Gauss-Siedel, SOR). Convergência: Teoremas e aplicações a Cadeias de Markov Solução da Distribuição de Probabilidades em Estado Transiente: Método de Uniformização.
    Inteligência Computacional AplicadaRedes Neurais: Definição e Características; Histórico, Conceitos Básicos e Aplicações; Neurônio Artificial; Estruturas de Interconexão; Processamento Neural - Aprendizado e Recuperação dos Dados; Tipos de Aprendizado - Supervisionado e Não-Supervisionado; Regras de Aprendizado - Algoritmos Neurais. Computação Evolucionária: Componentes de um Algoritmo Genético (AG); Desenvolvimento de Ags - Exemplo da Função Binária F6; Reprodução e Seleção; Outras Técnicas e Operadores; Problemas de Otimização Combinatorial - TSP, colorir grafo, produção industrial; Evolução de Regras de Classificação por Algoritmos Genéticos (Mineração de Dados); Introdução ao Evolver e ao RuleEvolver. Lógica Fuzzy: Introdução; Conjuntos Fuzzy; Relações e Composições Fuzzy; Lógica Fuzzy; Sistemas Fuzzy; Controle Baseado em Regras Lingüísticas.
    Computação Científica em Apoio a EngenhariaIntrodução Arquitetura Computadores. Lógica de Programação. Técnicas de Modularização. Diagramas. Algoritmos. Pseudocódigos. Estrutura de Dados. Introdução a Elaboração de Programas. Programação Paralela e uso de Linguagens Interpretadas de Alto nível para Computação Numérica.
    Modelagem de Sistemas ContínuosBreve Introdução ao Cálculo Vetorial e Tensorial. Significado Físico dos Operadores Gradiente, Divergente, Rotacional e Laplaciano. Definição de Propriedades de Meios Contínuos. Cinemática e Movimento (Visão Lagrangiana e Euleriana). Leis de Conservação (Em Particular Massa, Momentum, Energia e Carga Elétrica). Unificação das Leis De Conservação em termos de uma Propriedade Genérica. Aplicações a Transporte de Massa e Calor. Transporte de Cargas Elétricas. Percolação. Transporte de Fármacos. Modelos Populacionais Contínuos. Caso Estacionário (Equilíbrio); Equações Constitutivas para o Fluxo: Processos Puramente Difusivos - Leis de Fourier, Darcy, Fick, Ohm, Escoamento Potencial, Eletrostática, Elasticidade, Modelos De Torção. Equações de Difusão: Exemplos. Equação de Poisson, Modelos de Equilíbrio. Modelos de Propagação de Ondas. Elastodinâmica. Fluxo Convectivo-Difusivo e Equações de Convecção-Difusão. Eletromagnetismo: Equações de Maxwell.
    Computação DistribuídaArquitetura; Sistemas Operacionais; Sistemas Distribuídos; Redes; Clusters; Paradigams: Simétrico e Assimétrico; Sincrono e Assíncrono; Paralelo e Distribuído; Mobilidade; Colaboração; Algoritmos Distribuídos: Eleição e Exclusão Mútua; Detecção e Resolução de Deadlock; Detecção de Terminação; Protocolos; gerencia de Dados; Obter Consenso na Presença de Incertezas; Computação com Objetos Distribuídos: Arquitetura; Conceitos Middleware (Grid, ORBs, Agentes ) ; Linguagens; Acesso.
    Processamento de SinaisRepresentações de Sinais: Freqüência, fase e potência, amostragem, taxa de Nyquist e aliasing, transformada de Fourier direta e inversa, convolução e correlação no domínio do tempo e da frequência. Algoritmo FFT - Fast Fourier Transform. Transformada Z Direta e Inversa. Resposta no Impulso e na Freqüência. Análise de Zeros e Pólos. Projeto de Filtros IIR e FIR. Modulação. Deconvolução. Análise Espectral - Correlação e Covariância. Sinais Estacionários e Ergódicos. Filtro de Kalma. Projeto Computacional de Filtros via Programação Convexa.
    Mecânica dos Fluidos ComputacionalEquações de transporte. Métodos de estabilização. Métodos das características. Métodos tipo Taylor-Galerkin. Equações de convecção-difusão estacionária e transiente. Métodos de discretização espacial tipo upwind. Discretização temporal de equações transientes. Análise de estabilidade pelo método de von Neumann. Equações de Stokes, condições de contorno e formas variacionais. Discretização pelo método dos elementos finitos. Condição de compatibilidade LBB. Equações de Navier-Stokes estacionária e transiente. Linearização das equações de Navier-Stokes. Métodos de resolução implícitos e segregados nas variáveis velocidade-presão. Aplicações.
    Sistemas ComplexosModelagem de Sistemas Físicos: Física Estatística do Não Equilíbrio, Informação Quântica, Leis de escala e Universalidade, Modelos - Origem, Síntese e Forma de Vida, Inovação: Em sistemas Tecnológicos, Em logística, Tecnologia: Algoritmos Quânticos e Criptografia, Descoberta de Padrões em Series Temporais, Gestão: A Influência das Flutuações em Séries Temporais na Tomada de Decisão.
    Computação em Nuvem e AplicaçõesAvaliação de Desempenho; Balanceamento de Carga; Gerência de Políticas ; Tolerância a Falhas; Provisão de QoS; Infraestrutura Virtualizada ; Portais; IaaS, Paas, Saas, NaaS; APIs e Controle de uso; Gerência e Escalonamento de Recursos; Ferramentas e Modelos de Programação; Ferramentas de Gerência de Infraestrutura Virtualizada; Segurança em Infraestrutura Virtualizada; Gerência de Recursos Virtualizados; Gerência de DataCenters; Computação e Comunicação Verdes; Modelos de Contabilidade e Economia; Gerência de Metadados, Schemas e Ontologias; Aplicações e Serviços habilitados pela Infraestrutura Virtualizada ; Aplicações, Comunidades e Testbeds.
    Tópicos em Geometria de Sistemas EstruturaisAssuntos destinados à exposição de novas tecnologias relacionadas à geometria de sistemas estruturais, tópicos importantes para completar a formação dos alunos, visitas à empresas e centro de pesquisas, cujas atividades sejam relevantes para o Programa e outras atividades programadas.
    DISCIPLINAS OPTATIVAS – Linha de Pesquisa: Projeto, Planejamento e Controle de Sistemas de Engenharia
    Metodologia de Projetos de EngenhariaMetodologia para solução de problemas: formulação e análise, escolha e especificação das soluções; A importância dos projetos e sua integração na qualidade das obras de engenharia; Avaliação de custos e consequências de falta de qualidade e de integração dos projetos; Definição de projetos de engenharia: objetivos, conteúdos, especificações, desenhos; A modelagem computacional na engenharia – apresentação de ferramentas de solução de problemas numéricos; Consideração de aspectos probabilísticos e tomada de decisões – Conceito de otimização; Relação entre modelos e realidade – avaliação de custo e segurança; A confiabilidade nos projetos de engenharia; A compatibilização entre projetos e orçamentos; Análise dos danos e consequências da falta de compatibilização dos projetos. A importância do desenvolvimento metódico dos projetos de engenharia.
    Gestão de ProjetosA organização empresarial e a gestão de projetos. Planejamento de projeto. Áreas de conhecimento da gestão de projetos, incluindo Gestão do escopo, Gestão do risco, Gestão do tempo, Gestão de equipes e outras. Apropriação de custos durante a execução do projeto. Controle de projeto. Plataformas computacionais de acompanhamento de projeto.
    Gestão de Manutenção de ObrasPrincipais tipos de danos nas construções e suas causas, Patologias nas construções, Técnicas e Materiais de Recuperação estrutural, Técnicas de recuperação de pisos, revestimentos e coberturas, Técnicas e Materiais de Reforço Estrutural, Estudo de casos práticos.
    Gestão Estratégica de OperaçõesConceitos de Estratégia de Operações/Estratégia de Produção. As Origens da Estratégia de Operações/Produção: Wickham Skinner. As Origens da Estratégia de Operações: Hayes e Wheelwright. A estratégia de Produção no contexto das Fábricas Dentro das Fábricas: Miltenburg. Estratégia de Produção no Contexto do Conceito de Unidades de Negócio: Casos Brasileiros. O Modelo do Sand Cone. Competência em Estratégia de Produção. A problemática da Capacidade e Demanda no Contexto da Estratégia de Produção. Dimensão Qualidade e a Estratégia de Produção. Dimensão Tempo e a Estratégia de Produção. Estratégia da Produção em Serviços. Estratégia de Produção e a Matriz de Posicionamento Estratégico da Produção. Estratégia de Produção e a Microeconomia da Firma.
    Métodos Experimentais em EngenhariaMétodo Científico Experimental. Controle e Monitoração de Processos. Sistemas de Medição: exatidão, precisão, polarização e resolução de medidas. Erros: tipos e análise estatística. Sistemas de Unidades de Medida. Padrões. Características Dinâmicas do Desempenho de Instrumentos: modelo, geração e análise de sinais, resposta no tempo e em frequência. Transdutores: tipos, grandezas, sensores ópticos, inteligentes. Processamento, Transmissão e Armazenamento de Dados Experimentais. Sistema de Aquisição de Dados Digitais e Analógicos: plataformas para instrumentação, condicionamento de sinal, conversão A/D e D/A, multiplexação, interface IEEE-488, controles OLE, software e hardware.
    Introdução aos Processos IndustriaisConceitos e Cálculos em Processos. Operações unitárias fundamentais; Técnicas de produção industrial; Processos petroquímicos, químicos e farmacêuticos. Estação de tratamento de efluentes; Tecnologias emergentes.
    Técnicas de Gestão IndustrialO processo de gestão. Avaliação das capacidades de planejamento, delegação, controle, gestão por objetivos, aconselhamento e “coaching”, recrutamento, formação de equipes, negociação, solução de problemas, profissionalismo, gestão da mudança e liderança. Estudos de caso e análises das técnicas de alianças estratégicas, análise SWOT, “benchmarking”, gestão de marcas, ciclo de vida de produto, “core competence”, cultura organizacional, “downsizing”, ética negocial, “empowerment”, “just-in-time”, “lean prodution”, “learning organization”, “marketing-mix”, motivação, “outplacement”, “outsourcing”, pensamento estratégico, planejamento por cenários, reengenharia, gestão do risco, vantagem competitiva.
    Tópicos em Tecnologia dos MateriaisAssuntos destinados à exposição de novas tecnologias vinculadas área de engenharia dos materiais, tópicos importantes para completar a formação dos alunos, visitas à empresas e centro de pesquisas, cujas atividades sejam relevantes para o Programa e outras atividades programadas.
    Tópicos Especiais em InstrumentaçãoConceitos de Instrumentação, Propagação de erros, Conceitos de Eletrônica Analógica e Digital, Sinais e Ruídos, Medidores de Grandezas Elétricas, Medição de Grandezas Físicas e Sensores. Síntese de Circuitos passivos. Síntese de impedância LC e RC. Síntese de função de transferência LC e RC. Aproximação de Funções de Transferência. Transmissão em Redes Internas. Transmissão em Redes Externa. Modelagem de Redes Internas. Modelagem de Redes Externas.
    Gestão da Tecnologia da InformaçãoFundamentos de Gestão de Tecnologia da Informação: aspectos conceituais e práticos. O papel estratégico da TI nas organizações. Governança da TI. Frameworks e Modelos.
    Sistemas de ControleIntrodução aos Sistemas de Controle, Modelagem de Sistemas Físicos, Análise de Resposta Transitória e em Regime Permanente, Método do Lugar das Raízes, Resposta em Frequência, Controladores PID, Análise de Sistemas em Espaço de estados.

    Introdução à Manutenção e Corrosão IndustriaisPrincípios básicos de Termodinâmica e Cinética, Princípios Básicos da Engenharia de Manutenção, Princípios Básicos de Eletroquímica e Corrosão, Casos Práticos de Falhas Mecânicas e de Corrosão.

Outro curso relacionado com engenharia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |