Pós - graduação em Arte-Educação: linguagens artísticas e práticas pedagógicas

Solicite informação sem compromisso Unipam - Centro Universitário de Patos de Minas

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Pós - graduação em Arte-Educação: linguagens artísticas e práticas pedagógicas - Presencial - Patos de Minas - Minas Gerais

  • Objectivos
    * Proporcionar aos alunos o aprofundamento do ensino das artes visuais, da dança, da música e do teatro pelas disciplinas que inter-relacionem o campo da arte-educação e da arte através de uma contextualização contemporânea.
    * Possibilitar a qualificação e atualização profissional da arte-educação, do artista plástico e de profissionais que atuam em áreas que se utilizam da imagem, da dança, da música e do teatro na produção artística.
    • Aprofundar os estudos e conceitos visuais, inter-relacionando a teoria e a prática da arte.
    • Propiciar a contextualização e a construção de processos e procedimentos de criação artística e o seu ensino, buscando o diálogo entre o conhecimento teórico, as experimentações práticas, a reflexão, a análise e a avaliação crítica
    • Elaborar propostas que abordem questões conceituais da arte contemporânea, suas implicações, deslocamentos e intersecções com diferentes meios de criação artística.
  • Conteúdo
    Carga horária do curso: 360hs


    Seguem as disciplinas do curso de Arte-Educação: linguagens artísticas e práticas pedagógicas e suas respectivas descrições:

    Introdução ao Estudo da Arte: Conceitos e perspectivas
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Aprofundamento do conhecimento sobre os conceitos básicos de Artes Visuais, auxiliando ao aluno reconhecer, distinguir e aplicar tais conceitos nas leituras de imagens dos diversos períodos da História da Arte.
    PROFESSORES

      
    História da Arte I: da Pré-História à Idade Moderna
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    A disciplina propõe uma reflexão sobre a linha do tempo na história da arte a partir da Pré-história à Idade Moderna.
    PROFESSORES

    Métodos e Técnicas de Formatação de Projetos de Pesquisa em Arte e sobre Arte
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Relações entre arte, ciência e conhecimento e aquisição dos conceitos básicos da pesquisa científica. Aproximação conceitual entre a pesquisa, a produção do conhecimento, a produção artística, a implantação de ações educativo-culturais e/ou a produção de estudos críticos em arte-educação no contexto contemporâneo. Questões relativas à elaboração do projeto do Trabalho de Conclusão do Curso-TCC.

    Leituras estéticas
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    A proposta do curso é apresentar noções fundamentais da Estética, de atitude estética, bem como tratar da relação entre experiência estética e vida cotidiana. Também serão observadas as formas expressivas da contemporaneidade: a pintura, a reprodutibilidade técnica e os novos suportes tecnológicos. 
    PROFESSORES

    Projetos com Artes Plásticas em sala de aula
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    A disciplina propõe uma discussão sobre o planejamento de projetos de ensino em Artes Plásticas abordando ações promovidas dentro da rede formal de ensino e outros campos verificando possibilidades de trabalho interdisciplinar. Serão discutidas, também, as formas de planejamento e conceitos de interdisciplinaridade para melhor compreensão dos projetos apresentados.

    Posteriormente serão levantados os conteúdos específicos de Artes Plásticas e as possibilidades de desenvolvê-los em sala de aula, mostrando a importância de conceituar o conteúdo abordado para não resumir a aula ao aprendizado de técnicas.

    O curso abrange a interculturalidade e a estética do cotidiano, levando em consideração o contexto social dos futuros educandos proporcionando a eles uma proximidade do conteúdo de artes abordado assim como o interesse pela disciplina.
    Trabalhar o processo de criação a partir de conceitos e exercícios práticos refletindo sobre o processo e o produto alcançado.
    Verificar propostas de avaliação realizadas nos projetos de ensino.
    PROFESSORES

    História da Arte II: Arte Contemporânea Geral
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    O curso trata da História das Artes a partir dos anos 60 até os dias de hoje, a fim de estimular o debate à liberdade criativa, às diversidades dos materiais expressivos usados nas obras de arte, provocando também a reflexão sobre a interdisciplinariedade das linguagens usadas nas Artes Visuais.
    PROFESSORES

    História da Arte Brasileira: aspectos teóricos e práticas pedagógicas
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    A disciplina vai tratar da História da Arte Brasileira desde o Barroco, da arte colonial até o Movimento Modernista, tendo em vista o Projeto Construtivo Brasileiro e a Arte dos anos 60. Práticas Pedagógicas para o Ensino de História da Arte: a leitura de imagens e os métodos de abordagem da arte.
    PROFESSORES

    Linguagem corporal: a prática pedagógica no ensino formal
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Estudo da Dança Criativa, seus símbolos e significados e sua aplicabilidade no ensino formal. Princípios básicos da Dança Criativa sustentando a criação coreográfica.
    PROFESSORES


    Didática para o Ensino Superior: metodologia em Arte
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Conceitos sobre a didática e o ensino da arte, na contemporaneidade.
    PROFESSORES


    Meios Tecnológicos: caracterização, uso e aplicação na sala de aula
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    A disciplina analisa o impacto das novas tecnologias de comunicação e da tecnologia computacional na sociedade contemporânea, especificamente na área de ensino.No processo de aprendizagem os meio tecnológicos se mostram como uma ferramenta propícia para sistematização, armazenamento e divulgação de informações. Diversas áreas de conhecimento renovaram as sua práticas de ensino levando em consideração as possibilidades trazidas pela tecnologia computacional. Atualmente, os conceitos de multimídia, hipermídia e realidade virtual se manifestam como sistemas indispensáveis na área de educação.
    PROFESSORES

    Cultura Popular: identidades, possibilidades e ações educativas
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Tendo como foco a Cultura Popular brasileira, a disciplina propõe-se a estudar a diversidade e a riqueza de suas práticas e representações para a compreensão da realidade social do país. A partir dos conceitos de resistências, persistências e transformações, discutir as questões que permeiam o debate em torno de identidades, sociabilidades e ações educativas.
    PROFESSORES

    Arte-Educação na Educação Básica
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Conceitos e concepções, características e história da arte-educação na modernidade e pós-modernidade. A infância e o desenvolvimento expressivo. Aspectos pedagógicos e operacionalização de constructos educacionais em arte.

Outro curso relacionado com educação artística

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |