Pós - graduação em Ciências do Exercício Físico Resistido e Aeróbico na Promoção da Saúde

Solicite informação sem compromisso Unipam - Centro Universitário de Patos de Minas

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Pós - graduação em Ciências do Exercício Físico Resistido e Aeróbico na Promoção da Saúde - Presencial - Patos de Minas - Minas Gerais

  • Objectivos
    Há uma carência de profissionais qualificados na prestação de serviços de qualidade à comunidade local e regional, uma vez que as oportunidades para tal formação são muito restritas, tanta pela dificuldade no deslocamento para os grandes centros, como pelo alto investimento financeiro necessário. Outro fator relevante é a recente formação em graduação de profissionais na área da saúde, principalmente em Educação Física em Patos de Minas e região, aumentando a demanda de público e, ao mesmo tempo, a necessidade da implantação de um programa de especialização para a atuação mais qualificada e direcionada à assistência da comunidade na promoção, recuperação e manutenção da saúde.
  • Conteúdo
    Disciplina e descrição:


    Adaptações dos Sistemas Orgânicos Frente ao Exercício Físico: Cardiorespiratório, Digestivo, Endócrino e Renal
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Discussão dos conceitos e conhecimentos atuais sobre as bases fisiológicas e as adaptações dos sistemas cardiovascular, respiratório, digestivo, renal e endócrino durante e após o exercício físico.

    Adaptações do Sistema Neural Frente ao Exercício Físico
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Arranjo funcional das unidades motoras e as mudanças plásticas das influências segmentares e supra-segmentares em função da atividade física.


    Biomecânica e Cinesiologia Aplicadas ao Exercício Físico
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Estudo dos fatores estruturais, funcionais e biomecânicos enquanto princípios básicos para análise quantitativa do movimento humano. Análise metodológica dos fatores mecânicos que determinam as características do gesto humano.


    Exercícios Físicos nas Disfunções Metabólicas , Hormonais e Bioquímicas nas Patologias Crônicas Degenerativas (obesidade, diabetes, hipertensão, dentre outras)
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Estudo do tratamento das complicações metabólicas e suas interferência no cotidiano humano. O uso dos programas de exercício físico no tratamento do diabetes, obesidade, dislipidemias e outras disfunções metabólicas.


    Fisiologias Musculares, ósseas e ligamentares e suas adaptações morfológicas e histoquímicas frente ao exercício resistido e aeróbico
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Estudo dos princípios da fisiologia músculo-esquelética e os mecanismos indutivos do processo de hipertrofia muscular, implicações fisiológicas e fatores influenciantes do treinamento com pesos. Estudo da tipologia das fibras e suas caracaterísiticas sobre o desenvolvimento muscular.

    Conceitos fisiológicos aplicados ao treinamento de esportes coletivos como o futebol, voleibol e basquetebol e individuais como o atletismo, natação e o ciclismo.
     

    Recursos Ergogênicos, Suplementos e Anabolizantes
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Disciplina teórica que abordará conceitos básicos e aprofundados da influência da aplicação de substâncias que influenciam o desempenho esportivo, bem como a utilização de substâncias dopantes no esporte competitivo.


    Cineantropometria Funcional e Morfológica na Prescrição do Exercício Físico
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Estudo dos Conceitos, histórico, aplicação prática, técnicas de avaliação morfológica e funcional, incluindo antropometria, composição corporal, somatotipo, proporcionalidade e aptidão física cardiorespiratória, força e flexibilidade, e investiga a relação entre as medidas somáticas e funcionais do homem em movimento e suas implicações na prática de atividades motoras, esportivas ou não. Apresenta técnicas estatísticas para análise, comparação e associação de resultados.


    Adaptações Agudas e Crônicas do Cardiovascular Frente ao Exercício Resistido e Aeróbico
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Exame das adaptações na função cardiorespiratória em resposta ao treinamento físico e como essas mudanças afetam a performance dos atletas. Considerações sobre a complexidade da quantificação de treinamento para maximizar a performance.


    Exercício Físico, Sistema Imune e Câncer
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Respostas do sistema imune frente a prática aguda e crônica do exercício físico. Sistemas metabólicos requeridos pelo sistema imune. O comportamento imunológico nas doenças em indivíduos treinados. Neoplasia, câncer e atividade física

    Exercício Físico e Geriatria
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    O conteúdo da disciplina visa fundamentar a questão do envelhecimento e da velhice, envolvendo uma somatória de complexos fatores para seu estudo entre eles: aspectos biológicos cronológicos, sociais e psicológicos.

    Exercícios Físicos na Gravidez e Infância
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    A disciplina estuda a intervenção no estágio maturacional da criança e na fase de gestação com exercícios físicos que propiciem benefícios às capacidades motoras e funcionais, tendo em vista a prevenção do sedentarismo, da obesidade e do déficit motor. Esta qualificação é proporcionada mediante o conhecimento das características fisiológicas nestas fases da vida e das respostas funcionais e morfológicas ao exercício promovido durante a gestação e na infância.

    Exercício Físico E Complicações Respiratórias na Infância
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    A disciplina estuda o respaldar a caráter profilático e preventivo mediado pelo exercício em portadores de asma brônquica, a partir do conhecimento das alterações morfo-funcionais decorrentes desta patologia, bem como das respostas agudas e crônicas dos asmáticos à um programa de atividade física delineado para o meio terrestre e aquático.

    Métodos de Treinamento de Exercício Aeróbico e Resistido Para Manutenção da Massa Magra
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Estudos dos fatores envolvidos na elaboração de programas de treinamento para condicionamento aeróbico e de treinamento resistido. Periodização do treinamento através do planejamento e estruturação de programas organizados em macro-ciclos, meso-ciclos e micro-ciclos de treinamento. Estruturação da unidade de treinamento.


    Atividade física, traumatologia e psicologia
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Medidas gerais de prevenção de acidentes no exercício físico. Procedimentos primários e recursos materiais necessários para a prestação de primeiros socorros em situações de exercício físico. Hierarquia dos procedimentos de atendimento primário. Conhecimento geral sobre a Psicologia do/no esporte. Últimos avanços em Psicologia do Esporte e Exercício Físico como Ciência do Esporte.


    Condicionamento Físico em Academias e Centros Clínicos
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Estudo da prescrição de atividades em academias ou centros clínicos, seja grupal ou personalizado.


    Metodologia da Pesquisa Científica - Ed. Física
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Estudo da metodologia de planejamento e execução da pesquisa acadêmica em suas dimensões epistemológicas, políticas e técnicas de investigação científica. Reflexão acerca dos tipos de conhecimento e dos aspectos teóricos e metodológicos da pesquisa, bem como do método científico e dos instrumentos e recursos utilizados no planejamento, execução e apresentação de uma pesquisa.


    Didática do Ensino Superior
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    A disciplina de Didática para o Ensino Superior busca garantir o objetivo maior dos cursos de pós-graduação lato sensu que é o de priorizar a formação do professor para o ensino superior. A grande meta desta disciplina será portanto, a de sensibilizar os profissionais nela matriculados para as especificidades do trabalho docente e pedagógico principalmente no que se refere ao ensino superior. Para isso serão retomadas discussões acerca dos objetivos da educação e da universidade na busca de construção de paradigmas críticos que contribuam para a superação do quadro de exclusão educacional e social no qual vivemos.

    Aspectos bioquímicos e nutricionais: bioenergética, nutrientes e metabolismo aplicados à ciência do exercício físico

    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Estudo do metabolismo energético aplicado ao exercício físico. Conhecimentos bioquímicos e fisiológicos envolvidos no aproveitamento dos alimentos pelo organismo humano. Importância dos macronutrientes e micronutrientes durante o exercício físico.

Outro curso relacionado com educação física

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |