Pós - graduação em Filosofia

Solicite informação sem compromisso Unipam - Centro Universitário de Patos de Minas

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Pós - graduação em Filosofia - Presencial - Patos de Minas - Minas Gerais

  • Objectivos
    Frente a uma inclusão da Filosofia e da Sociologia no currículo do Ensino Médio, vê-se a necessidade de auxiliar os professores tanto do ensino médio quanto do ensino superior, bem como aqueles que trabalham a filosofia como disciplina, como os que a trabalham como tema transversal, em escolas públicas e privadas, no aprofundamento dos principais eixos disciplinares da filosofia, visto que a grande maioria destes docentes não possui formação específica em filosofia, sendo necessária, pois, uma maior reflexão sobre as disciplinas gerais que compõem o corpo da filosofia.
  • Conteúdo
    Disciplina e descrição:

    Iniciação filosófica
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Este curso pretende iniciar o aluno nos principais temas da filosofia, a partir da reflexão de seu núcleo histórico-sistemático, considerando seus principais autores, períodos, paradigmas e tendências. Para tanto, realiza-se um mapeamento das questões, temas e cenários filosóficos fundamentais e dos cenários filosóficos, considerando a filosofia como exercício de reflexão para a compreensão do atual momento histórico.

    História da Filosofia Antiga
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Iniciamos o curso mostrando os primórdios da futura divisão Oriente-Ocidente e o sentido do nascimento da Filosofia, sua definição como obra propriamente ocidental, bem como o fato da superação do Mythos pelos Logos lastrando-se em sua base cultural helênica. Nesta leitura interpretativa, o marco civilizatório da Paidéia grega. Quanto à proficiente produção filosófica, as principais indagações do pré-socráticos e os primórdios da Dialética e da Metafísica, da Cosmologia e da Ética; Sócrates e os caminhos da Filosofia; Platão e sua visão dualista (e metafórica) de mundo; Aristóteles e o essencialismo-substancialista como base de uma “razão abrangente”; o período helenístico-romano, as escolas “menores” e a Filosofia como base da Ciência do Direito.

    História da Filosofia Medieval
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    O curso pretende abordar a temática da então chamada filosofia cristã, período responsável pela formação do mundo ocidental. Para tal, serão consideradas as investigações que remetem desde as correntes filosóficas do período do Helenismo (Estoicismo e Epicurismo) até os principais representantes da filosofia medieval: Santo Agostinho e a patrística e São Tomás de Aquino e a escolástica. A filosofia árabe (muito influente nesse período) e a crise da escolástica também serão temas importantes nesse curso.

    Teoria do Conhecimento I
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Este curso começa por investigar os conceitos inerentes ao próprio enunciado do módulo - teoria, abstração, conhecimento, intuição, enunciado, verdade, evidência e certeza - para se chegar à formulação de uma teoria do conhecimento, resgatando as questões gnosiológicas (do conhecimento) postas desde as origens pelos filósofos gregos e a problemática ontológica que envolvem as questões do conhecimento.

    História da Filosofia Moderna
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Este curso tem como meta a investigação das origens do pensamento moderno. Partindo do conceito de modernidade e considerando como uma das questões mais fundamentais desse período a problemática da ciência e dos modos de conhecer, fixaremos nossos estudos sobre as teorias empiristas e racionalistas, cuja maior representatividade se encontram em David Hume e René Descartes, respectivamente. O pensamento de Immanuel Kant, filósofo iluminista, também será visitado.

    História da Filosofia Contemporânea
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    O curso inicia-se com uma reflexão sobre as origens e o desenvolvimento da filosofia contemporânea. De início, analisam-se as reações ao Positivismo do século XIX, tomando-se como referência Weber, Bergson e Maritan. Posteriormente, passa-se à análise do Pragmatismo americano, da Fenomenologia, do Existencialismo e do Personalismo, da Hermenêutica e da Ontologia, da Filosofia Analítica, do Estruturalismo e da Escola de Frankfurt. O curso encerra-se com uma abordagem introdutória do pós-modernismo e do futuro da filosofia. Trata-se de reflexões introdutórias, que não têm por objetivo esgotar a temática, mas sim possibilitar ao aluno dar seqüência, através de estudos autônomos, ao aprofundamento das principais correntes filosóficas da contemporaneidade.

    Ética e moral filosófica
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    O curso tem início abordando a fenomenologia da ética, refletindo sobre a ética como filosofia do agir, considerando-se o senso ético e a consciência ética e os constituintes do campo ético: origem da moral e seu caráter histórico e social e a realização individual e coletiva da moral, bem como sua fundamentação axiológica. Posteriormente, analisam-se os paradigmas éticos na história da filosofia.

    Teoria do conhecimento II
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Esta disciplina, continuidade da disciplina Teoria do Conhecimento I, aborda a questão da formulação de uma teoria do conhecimento, articulando-se com suas dimensões (ou seus problemas) antropológica e existencial, não deixando de ter, de modo indireto, uma articulação histórica. Isto se dá por conta de soluções apresentadas pelos filósofos em diferentes épocas e contextos, para, finalmente, desembocar na questão metodológica de base, estando o método científico moderno no centro de nossas preocupações.

    Metodologia do Ensino de Filosofia
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Esta disciplina pauta-se pela compreensão de que é impossível refletir sobre os aspectos metodológicos do ensino de filosofia, sem antes refletir sobre as implicâncias do filosofar. A disciplina inicia-se com a discussão sobre a filosofia e o filosofar, preparando o terreno para a discussão sobre os espaços da filosofia e do filosofar e suas congruências metodológicas.

    Filosofia da Educação
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    A história e os antecedentes da Escola de Frankfurt. A indústria cultural como homogeneização do desejo na sociedade capitalista contemporânea. As raízes da violência na educação pela dureza. A disciplina em torno da autocompreensão ética da espécie: crescimento natural e fabricação. Fundamentos para uma educação contra a barbárie: formação e alteridade.

    Noções de lógica
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    O curso inicia-se com uma reflexão sobre o objeto da lógica. Em seguida, trabalham-se os elementos relativos à introdução ao conceito de argumento válido, aos elementos da silogísitica aristotélica e da análise de argumentos. Todas as reflexões, em caráter introdutório, têm por objetivo propiciar ao estudante, familiaridade com a linguagem básica da lógica e suas regras, visando desenvolver-lhe o raciocínio lógico.

Outro curso relacionado com filosofia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |