Pós - graduação em Geografia

Solicite informação sem compromisso Unipam - Centro Universitário de Patos de Minas

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Pós - graduação em Geografia - Presencial - Patos de Minas - Minas Gerais

  • Objectivos
    1. Oportunizar estudos e discussões que resultem na ampliação da compreensão das conexões e inter-relações sociedade / natureza, suas transformações e conseqüências ao longo do tempo;
    2. Oferecer treinamento visando à correta utilização dos recursos tecnológicos e instrumentos aplicáveis na interpretação, expressão e ensino de Geografia;
    3. Proporcionar aprofundamento acerca da problemática ambiental e, como decorrência, discutir diretrizes aplicáveis aos processos de educação ambiental;
    4. Permitir a reflexão acerca dos antagonismos surgidos a partir do confronto entre interesses locais, nacionais e globais;
    5. Analisar a produção teórica e metodológica que fundamenta a ciência geográfica, no estudo das relações e conexões estabelecidas entre homem e meio e entre sociedade e natureza;
    6. Analisar as repercussões provocadas pela adoção de projetos econômicos no Brasil e seus desdobramentos no quadro urbano, rural e ambiental;
    7. Oportunizar reflexões sobre a prática pedagógica e a integração entre pesquisa e docência;
    8. Desenvolver atitudes críticas e éticas, condizentes com o compromisso social atribuído ao profissional que atua no campo do ensino de geografia.
  • Conteúdo
    Disciplina e descrição:

    Epistemologia da Geografia
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA
    A evolução do pensamento geográfico. Problemas do método e do objeto da ciência geográfica. Categorias de análise geográfica. A crise epistemológica da Geografia.

    A Linguagem Cartográfica no Ensino de Geografia
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA
    A linguagem cartográfica e seu significado para a Educação Básica. A importância da elaboração, leitura e interpretação de mapas na compreensão da espacialização dos fenômenos geográficos. Os mapas mentais como recurso didático.

    Metodologia da Pesquisa em Geografia
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA
    Reflexão acerca do conhecimento científico e fornecimento de condições para a condução de uma pesquisa científica.

    Didática e Metodologias do Ensino da Geografia na Educação Básica
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA
    Docência e aprendizagem. A organização do trabalho pedagógico no ensino da Geografia. Técnicas e Métodos de ensino em Geografia. O processo didático de ensino-aprendizagem na Geografia.

    A Educação Ambiental e o Ensino de Geografia
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA
    A complexidade nas relações sociedade/natureza. Epistemologia Ambiental. A Educação Ambiental e o ensino de Geografia. Processos de interação da natureza e produção do espaço geográfico.

    Cultura e Identidade Espacial
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA
    O referencial antropológico de cultura. A cultura como expressão de identidade dos grupos. A construção material e simbólica do espaço. Análise cultural da construção do espaço urbano e rural do Alto Paranaíba.

    O Ensino da Geografia Urbana e Rural no Alto Paranaíba
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA
    Relações entre a Geografia urbana e a Geografia rural. O paradoxo da urbanização no mundo globalizado. A Agro-indústria brasileira e da região do Alto Paranaíba no contexto da globalização.

    Trabalho de Campo no Ensino de Geografia
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA
    Natureza e importância do trabalho de campo no ensino da Geografia. Trabalho de campo como recurso didático. O planejamento de um trabalho de campo. A sistematização dos resultados de um trabalho de campo.

    Avaliação Educacional: construção do conhecimento geográfico e do sucesso escolar
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA
    Avaliação escolar como mediadora do processo de construção coletiva e individual do conhecimento. Possibilidades e alternativas de ressignificação de instrumentos avaliativos na busca do progresso qualitativo e quantitativo dos educandos.

    O Ensino de Geografia e as Novas Geopolíticas
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA
    Relações entre a ciência e o ensino na Geografia, no contexto do Estado-nação. Papel do território na organização do espaço geográfico mundial: a importância da Geopolítica. Ensino de Geografia e Geopolítica no Brasil.

    Tecnologias da Informação no Ensino de Geografia
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA
    Técnicas de geoprocessamento para representação dos fenômenos geográficos. Imagens de satélites para estudos em Geografia. Tecnologias e softwares no ensino de Geografia.

    Metodologia do Ensino Superior - Geografia
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA
    Dimensões teórico-práticas do processo ensino – aprendizagem. Construção e transmissão do conhecimento científico. Parâmetros curriculares nacionais.

    Geografia e Cinema
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    O cinema e o processo de ensino-aprendizagem na Geografia. Cinema: imagens e sons no ensino de Geografia. Olhares, idéias e (re)significações das imagens fílmicas.

Outro curso relacionado com geografia e cartografia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |