Pós-graduação em Manejo da Fertilidade do Solo no Cerrado

Solicite informação sem compromisso Unipam - Centro Universitário de Patos de Minas

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Pós-graduação em Manejo da Fertilidade do Solo no Cerrado - Presencial - Patos de Minas - Minas Gerais

  • Objectivos
    O desenvolvimento de estudos que contemplem a dinâmica de nutrientes relacionada a solos sob Cerrado, bem como o manejo da fertilidade com o crescimento e desenvolvimento de plantas ganham grande importância, uma vez que podem otimizar uso dos insumos, fertilizantes e corretivos, tornando o sistema de cultivo mais sustentável. Nesse sentido, ainda há grande demanda por técnicos que possuam conhecimentos básicos e aplicados a respeito da utilização e manejo dos solos nas áreas de cultivo inseridas no Cerrado, principalmente no que tange o uso de fertilizantes e corretivos, bem como do desenvolvimento e difusão de tecnologias envolvidas no aumento da eficiência da fertilização das culturas.
  • Conteúdo

    Carga horária do curso

    375 h/a

    Disciplina e descrição:

    Solos nos Domínios Morfoclimáticos do Cerrado
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Solos em ambientes de Cerrado. Sistema Brasileiro de Classificação do Solo. Caracterização morfológica das principais classes de solo inseridas no Cerrado. Estudo das propriedades dos horizontes superficiais e subsuperficiais. Caracterização morfológica do perfil de solo.

    Relação Solo-Planta: Noções de Química do Solo
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Introdução à química do solo. Minerais de argila e atividade coloidal. Solução do solo e trocas iônicas. Cargas iônicas e sua origem no solo. Métodos de análise química do solo. Extratores e equipamentos utilizados.

    Relação Água-Solo-Planta: Água no Solo
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    A importância da água para a agricultura. Água no solo. Armazenamento e disponibilidade de água. Métodos para determinação da umidade. A energia da água no sistema solo-planta-atmosfera. Dinâmica da água no solo. Relações entre água no solo à absorção de nutrientes.

    Dinâmica de Nitrogênio no Solo e sua Utilização nas Culturas
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Dinâmica do Nitrogênio no solo. Fontes nitrogenadas e sua eficiência na agricultura. Manejo da adubação nitrogenada em solos de Cerrado.

    Dinâmica de Fósforo no Solo e sua Utilização nas Culturas
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Dinâmica e formas de Fósforo no solo. Fósforo na planta. Fertilizantes fosfatados e seu uso eficiente na agricultura. Manejo e perspectivas da adubação fosfatada no Cerrado.

    Dinâmica de Potássio no Solo e sua Utilização nas Culturas
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

     Produção de potássio. Importância do potássio para a produtividade. Dinâmica do potássio no solo e efeitos sobre a disponibilidade. Fatores que influem na disponibilidade. Manejo do solo visando maior disponibilidade do potássio. Uso do potássio na agricultura.
    PROFESSORES

    Dinâmica de Cálcio, Magnésio e Enxofre no Solo e sua Utilização nas Culturas
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Cálcio, Magnésio e Enxofre no sistema solo-planta. Fontes minerais e respostas das culturas a adubação com cálcio, magnésio e enxofre. Ferramentas da diagnose nutricional de plantas. Recomendação de correção e adubação com cálcio, magnésio e enxofre para culturas anuais, perenes e forrageiras.

    Dinâmica de Silício no Solo e sua Utilização nas Culturas
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Fontes minerais de Silício na agricultura. Dinâmica e reações do Si no solo e na planta. Relação entre o uso de Si e qualidade dos produtos agrícolas. Manejo e uso de Si na agricultura.

    Dinâmica e Manejo da Matéria Orgânica do Solo no Cerrado
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Matéria orgânica do solo em ambientes de Cerrado. Compartimentos de matéria orgânica no solo. Propriedades do solo influenciadas pela matéria orgânica do solo. Sistemas de manejo e matéria orgânica do solo. Matéria orgânica e seqüestro de carbono na agricultura.

    Fisiologia e Metabolismo da Nutrição Mineral de Plantas
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Introdução ao estudo da Fisiologia Vegetal. Essencialidade de nutrientes e funções. Formas de absorção e assimilação de íons. Deficiência mineral e sua relação com o crescimento das plantas.

    Biotecnologia: Melhoramento de Plantas Visando Ambiente de Cerrado
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Conceitos de Biotecnologia e de Biotecnologia Vegetal. Expressão Gênica. Aplicações da Biotecnologia no melhoramento de plantas. Técnicas de cultura in vitro. Armazenamento de germoplasma por criopreservação. Marcadores moleculares. Organização genômica de eucariotas: isolamento e mapeamento de genes. Clonagem de genes: hospedeiros, vetores e seleção de recombinantes. Métodos de transferência de genes. Genes quiméricos. OGMs tolerantes a estress.

    Métodos de Avaliação Experimental da Fertilidade do Solo
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Introdução à experimentação com plantas. Delineamentos experimentais. Comparações múltiplas. Modelos aproximativos para expressar a relação fator-reposta. Experimentos em esquema fatorial. Experimentos em parcelas subdivididas. Software para análise de experimentos.
    PROFESSORES

    Interpretação de Laudos de Análises de Solo e Recomendação de Adubações
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Princípios para Interpretação de Laudos de Análises de Solo e recomendação de práticas corretivas e adubações para as culturas mais representativas na região do Cerrado.
    PROFESSORES

    Manejo da Fertilidade e Adubação nas Culturas de Cana-de-Açúcar
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Introdução. Cenário da atividade canavieira mundial. Distribuição da área plantada com cana-de-açúcar. Extração e demanda nutricional da cana. Manejo da fertilidade do solo na cana. Fontes de adubos utilizados na cultura. Cultivo de cana-de-açúcar no Cerrado
    PROFESSORES

    Manejo da Fertilidade e Adubação das Culturas de Soja, Milho e Feijão
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Produção de grãos no cenário mundial. Soja e milho como fonte para produção de energia e alimentos. Importância econômica da produção de soja, milho e feijão. Manejo da fertilidade na produção das culturas e sistemas de cultivo. Resposta das culturas a adubação e ferramentas da nutrição e diagnose nutricional das plantas. Perspectivas do cultivo de grãos no Cerrado.
    PROFESSORES

    Manejo de Fertilidade e Adubação em Reflorestamento do Cerrado
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Solos em ambientes florestais. Fluxo de nutrientes em plantios florestais. Ciclagem de nutrientes e extração de nutrientes pelas culturas. Formas de recomendação de adubação e fontes utilizadas em plantios florestais

    Manejo da Fertilidade e Adubação em Pastagens e Sistema de Integração Lavoura Pecuária
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Introdução. Cenário atual dos solos para pastagens. Manejo da Fertilidade do Solo para Pastagens. Viabilidade econômica da adubação de pastagens. Sistema Integração Lavoura Pecuária.

    Relações entre Adubações e Lucratividade na Atividade Agropecuária em Áreas do Cerrado
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Conceitos ligados à adubação. Análise econômica da adubação. Escolha correta da fonte dos nutrientes, considerando a eficiência agronômica e a viabilidade econômica. Participação do fertilizante no custo de produção de diferentes culturas.

    Bioma Cerrado - Ecologia, Recursos Naturais e Agricultura
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Caracterização e localização do cerrado. Microbiologia do cerrado. Cadeia alimentar. Inter-relacionamento animal/planta. Aspectos ecológicos do trinômio água-ar-solo. Biosfera e seu equilíbrio. A fora e a fauna do solo do cerrado. Ecossistemas. A água do cerrado. Importância da biodiversidade do cerrado para a agricultura. Ecologia humana e biodiversidade.

    Dinâmica de Micronutrientes no Solo e sua Utilização nas Culturas
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Interações dos micronutrientes no solo. Funções fisiológicas e extração das culturas. Deficiências e toxidez de micronutrientes. Diagnose do estado nutricional das plantas. Recomendação, fontes e formas de utilização de mincronutrientes em lavouras. Resposta das culturas a adubação com micronutrientes no Cerrado.

    Metodologia do Trabalho Científico - Manejo e Fertilidade do Solo
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Reflexão acerca do conhecimento científico e fornecimento de condições para a condução de uma pesquisa científica.

    Agricultura de Precisão e Ferramentas da Diagnose Nutricional de Plantas
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Conceitos de Agricultura de Precisão como um conjunto de técnicas que permitem o gerenciamento das lavouras considerando sua variabilidade espacial. Planejamento do uso de adubos a partir da coleta de dados e geração de mapas. Abordar as recentes inovações associadas ao tema. Perspectivas e expansão da técnica em lavouras no Cerrado.

    Manejo da Fertilidade e Adubação nas Culturas de Café e Algodão
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Sistemas de produção da cultura do café. Manejo e recomendação da adubação do cafeeiro. Sistema de produção da cultura de algodão. Manejo da Adubação do algodoeiro. Ferramentas da diagnose do estado nutricional das culturas de café e algodão.

    Manejo do Solo em Sistemas Sustentáveis

    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Preservação, conservação e manejo de recursos naturais renováveis. Recuperação de áreas degradadas. Estudar as interações entre agropecuária e o meio ambiente. Identificar alternativas que promovam a diversificação de atividades na prática agropecuária, especialmente na região dos cerrados

Outro curso relacionado com ciências agrícolas

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |