Pós - graduação em Musculação e Personal Trainer

Solicite informação sem compromisso Unipam - Centro Universitário de Patos de Minas

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Pós - graduação em Musculação e Personal Trainer - Presencial - Patos de Minas - Minas Gerais

  • Objectivos
    O treinamento de musculação (ou treinamento resistido) está rapidamente tornando-se o tipo de exercício físico mais praticado e conhecido entre todas as modalidades de treinamento, com objetivos de saúde, recreativo ou esportivo. Este tipo de exercício pode ser a atividade mais importante que uma pessoa execute para preservar e melhorar a sua qualidade de vida. Além de trazer grandes benefícios na preservação da saúde, amenizando a curva do envelhecimento, tem importante impacto na recuperação, reabilitação e prevenção de várias enfermidades de origem crônico-degenerativas como diabetes, artrite, hipertensão, obesidade, cardiopatia, osteoporose, dentre outras. Entretanto, quando prescrito incorretamente, pode oferecer riscos à saúde de seus praticantes. A formação de profissionais especializados em Musculação e aperfeiçoamento na prestação de serviços como Personal Trainer (treinamento individualizado) é uma necessidade premente em Patos de Minas e na região do Alto Paranaíba, como também em todo o Brasil.
  • Conteúdo
    Carga horária do curso

    380 h/a

    Disciplina e descrição:

    Fisiologias Musculares, Ósseas e Ligamentares: adaptações morfológicas e histoquímicas ao treinamento
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Estudo dos princípios da fisiologia músculo-esquelética e os mecanismos indutivos do processo de hipertrofia muscular, implicações fisiológicas e fatores influenciantes do treinamento com pesos. Estudo da tipologia das fibras e suas caracaterísiticas sobre o desenvolvimento muscular.

    Conceitos fisiológicos aplicados ao treinamento de esportes coletivos como o futebol, voleibol e basquetebol e individuais como o atletismo, natação e o ciclismo.

    Metodologia Científica 1
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Reflexão acerca do conhecimento científico e fornecimento de condições para a condução de uma pesquisa científica.

    Fisiologia Neural: estrutura, funcionamento e adaptações ao treinamento
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Arranjo funcional das unidades motoras e as mudanças plásticas das influências segmentares e supra-segmentares em função da atividade física.
    PROFESSORES

    Fisiologia cardiovascular: adaptações agudas e crônicas ao treinamento
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Discussão dos conceitos e conhecimentos atuais sobre as bases fisiológicas e as adaptações do sistema cardiovascular durante e após o treinamento resistido.

    Fisiologia Endócrina: anabolismo e catabolismo
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Aprofundamento no conhecimento da fisiologia Glandular e endócrina, renal e hepática. Princípios da homeostasia sistêmica e controle do meio interno. Fenômenos Anabólicos e catabólicos, frente ao AMP cíclico e Expressão gênica

    Fisiologia do Sistema Imunológico: estrutura, funcionamento e adaptações ao Treinamento
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Respostas do sistema imune frente à prática aguda e crônica do exercício físico. Sistemas metabólicos requeridos pelo sistema imune. O comportamento imunológico nas doenças em indivíduos treinados. Neoplasia, câncer e atividade física.

    Nutrição Esportiva Básica: bioenergética, nutrientes e metabolismo
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Estudo do metabolismo energético aplicado ao exercício físico. Conhecimentos bioquímicos e fisiológicos envolvidos no aproveitamento dos alimentos pelo organismo humano. Importância dos macronutrientes e micronutrientes durante o exercício físico.

    Metabolismo e Sistemas Energéticos Aplicados ao Treinamento Resistido: Musculação x Emagrecimento
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Estudo do metabolismo energético aplicado ao exercício físico. Conhecimentos bioquímicos e fisiológicos envolvidos no aproveitamento dos alimentos pelo organismo humano. Importância dos macronutrientes e micronutrientes durante o exercício físico.

    Exercício Resistido para Grupos Especiais (Cardiopatas e Hipertensos)
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Discussão dos conceitos e conhecimentos atuais sobre as bases fisiológicas e as adaptações do sistema cardiovascular para patologias relacionadas ao sistema cardiovascular com o treinamento resistido.

    Exercício Resistido para Grupos Especiais (Diabéticos e Obesos)
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Estudo do tratamento das complicações metabólicas e suas interferência no cotidiano humano. O uso dos programas de exercício físico no tratamento do diabetes e obesidade

    Exercício Resistido para Adolescentes, Gestantes e Idosos.
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    A disciplina estuda a intervenção no estágio maturacional e fisiológico, como das respostas funcionais e morfológicas ao exercício resistido promovido durante a gestação e na adolescência, como também na senilidade.

    Biomecânica e Cinesiologia Aplicadas aos Exercícios de Musculação
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Estudo das aplicações biomecânicas e cinesiológicas aos exercícios resistidos. Princípios mecânicos (torque, momento, inércia, alavanca, centro de gravidade) e suas aplicações na prescrição do treinamento resistido. Estudo dos movimentos articulares e grupos musculares atuantes na relação com os exercícios de musculação.

    Avaliação da Força, Morfológica e Funcional para Prescrição do Treinamento
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Estudo dos sistemas avaliativos e sua relação com a prescrição dos exercícios resistidos. Avaliação, dinâmica e estática, da força, resistência de força, resistência muscular localizada, hipertrofia. Utilização de aparelhos isotônicos, isocinéticos, células de força para mensuração da força muscular. Utilização da avaliação da força muscular na prescrição do treinamento resistido.

    Variáveis do Treinamento de Musculação: Intensidade e Volume
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    A disciplina objetiva discutir os componentes da carga do treinamento e sua aplicação na musculação, objetivando a importância da planificação e controle do treinamento para desempenho do indivíduo.

    Metodologia para Montagem de Programas de Treinamento de Musculação
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Disciplina teórica/prática que abordará conceitos científicos básicos e aprofundados dos fatores interdependentes na estruturação do programa de treinamento de musculação.

    Mecanismo Fisiológico e Treinamento para Aumentar a Força
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    A disciplina visa fornecer informações fundamentais sobre os mecanismos fisiológicos da força muscular, e a relação de tais mecanismos com o treinamento da capacidade força muscular.

    Mecanismo Fisiológico e Treinamento para Hipertrofia
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Estudo dos conceitos fisiológicos, hormonais, bioquímicos e metabólicos relacionados à hipertrofia muscular. Hipertrofia metabólica e tensional. Diretrizes científicas relacionadas ao treinamento para hipertrofia.

    Sistemas de Treinamentos para Iniciantes e Avançados
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Análise dos sistemas e métodos de treinamento para iniciantes e avançados, bem como o impacto no organismo para diferentes níveis de treinamento. Riscos e lesões produzidas pelo utilização do sistema de treinamento inadequado.

    Periodização do Treinamento na Musculação
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Periodização do treinamento através do planejamento e estruturação de programas organizados em macro-ciclos, meso-ciclos e micro-ciclos de treinamento.

    Treinamento Resistido Funcional
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Oferecer aos alunos conteúdo necessário para compreender o conceito, os fundamentos, e conhecimentos necessários para uma prescrição eficiente e segura dos exercícios funcionais em diferentes públicos e objetivos.

    Treinamento de Força e Desempenho Esportivo
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Estudo da teoria e prática do treinamento de força direcionado para diferentes modalidades esportivas.

    Avaliação e Correção Postural
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    A disciplina visa proporcionar ao aluno, aquisição de conhecimentos teóricos e práticos sobre métodos de avaliação biométricos e da flexibilidade. Instrumentalizar o aluno para a realização de avaliações posturais e elaboração de programas de correção postural adequados aos diferentes tipos de desvios posturais.

    Treinamento Concorrente (Força, Endurance e Flexibilidade)
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Estudo da teoria e prática do treinamento de força aplicado ao desempenho da capacidade aeróbica e flexibilidade.

    Reabilitação de Lesões Osteomioarticulares
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Estudo das lesões de origem esportiva, competitiva e/ou recreacional, que afetam o aparelho locomotor. Permite o conhecimento da importância do treinamento resistido, como meio de recuperação e de recondicionamento para as atividades do cotidiano e esportivas. Conhecimento da biomecânica das lesões e fortalecimento das estruturas lesadas pós tratamento fisioterápico

    Metodologia Científica 2 (Bioestatística)
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Introdução. Séries e Gráficos Estatísticos. Análise Descritiva e Exploratória de Dados. Técnicas de Amostragem. Pesquisas de opinião e mercado. Probabilidade e Valor Esperado. Distribuições de Probabilidade.  Estimativa. Testes de Hipóteses. Levantamentos Amostrais e Experimentação.  Delineamentos Experimentais. Testes de comparações de Média. Regressão linear simples e correlação. Seminários sobre o uso de Estatística Multivariada Aplicada. Uso de recursos computacionais aplicados a  bioestatística usando os programas Excel.  e SPSS 16.0

    Metodologia Científica 3 (Análise Crítica de Artigos Científicos)
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Análise crítica de artigos científicos relacionados ao treinamento resistido. Organização do resumo, introdução, revisão teórica, objetivos, métodos, resultados, análise estatística utilizada, conclusões. Verificação da reprodutibilidade e aplicabilidade dos resultados, bem como da veracidade dos mesmos.

    Empreendedorismo e Novos Negócios em Educação Física
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Análise das tendências e perspectivas para o mercado da atividade física, e estratégias e plano de negócios  como empreendedor do personal trainer no mercado de trabalho.
    PROFESSORES

    Marketing Pessoal e Venda de Prestação de Serviços
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Promover aos participantes uma reflexão sobre Marketing Pessoal. Orientá-los quanto às principais ferramentas utilizadas, habilidades e competências que permitam a projeção de sua imagem pessoal e profissional. Propiciar uma reflexão sobre o marketing pessoal encarando cada indivíduo como um produto e promover a melhoria do Marketing Pessoal, levando, conseqüentemente, a uma boa imagem.
    Desenvolver e Estimular a prática em apresentações, negociações de prestação de serviço aplicando as teorias do marketing pessoal.

    Planos de Negócio: Estrutura Operacional.
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Descrição do negócio. Análise do mercado consumidor e fornecedor. Avaliação da concorrência. Plano de marketing. Levantamento dos custos. Análise financeira e de investimentos. Possíveis parcerias.

    Recursos Ergogênicos, Suplementos e Anabolizantes
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Disciplina teórica que abordará conceitos básicos e aprofundados da influência da aplicação de substâncias que influenciam o desempenho esportivo, bem como a utilização de substâncias dopantes no esporte competitivo.

    Metodologia do Ensino Superior- Musculação
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    A Educação Superior diante da nova realidade social. Abordagens do processo ensino-aprendizagem. O planejamento de Ensino como instrumento da ação educativa. Procedimentos Didáticos no cotidiano da sala de aula universitária: desafios e possibilidades. A avaliação da Aprendizagem no Ensino Superior: desafios e alternativas

    Metodologia do Ensino Superior- Musculação
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    A Educação Superior diante da nova realidade social. Abordagens do processo ensino-aprendizagem. O planejamento de Ensino como instrumento da ação educativa. Procedimentos Didáticos no cotidiano da sala de aula universitária: desafios e possibilidades. A avaliação da Aprendizagem no Ensino Superior: desafios e alternativas

Outro curso relacionado com personal trainer

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |