Pós - graduação em Pedagogia Social

Solicite informação sem compromisso Fundação Visconde de Cairu

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Pós - graduação em Pedagogia Social - Presencial - Salvador - Bahia

  • Objectivos
    A Pós-Graduação Lato Sensu em Pedagogia Social se propõe a contribuir com a redução das disparidades sociais da sociedade brasileira formando profissionais para atuarem nos organismos da Sociedade Civil, do Estado e das Empresas com Responsabilidade Social onde a Educação Não-formal se faça presente.
  • Dirigido a
    O público-alvo do Curso de Pós Graduação em Pedagogia Social compreende pedagogos, assistentes sociais, psicólogos, professores licenciados, administradores de empresas, bacharéis, ativistas de movimentos sociais e de organizações não-governamentais e gestores públicos.
  • Conteúdo
    APRESENTAÇÃO  /  JUSTIFICATIVA

    A Pedagogia Social emerge como um campo teórico da pedagogia e da atuação social buscando possibilitar a transformação da realidade de grupos sociais em situações de risco. A Pedagogia Social busca atuar preponderantemente em espaços educativos não-formais. Entendidos enquanto ambientes onde a educação seja um artífice fundamental, ao mesmo tempo em que a escola não seja considerado o único espaço possível para o desenvolvimento das atividades educativas. A Educação Não-Formal não implica, necessariamente, uma informalidade da educação, haja vista a intencionalidade e organização do processo. Mas ao mesmo tempo não se vincula, necessariamente, à estruturação da escola formal, com seus conteúdos e parâmetros. Este Espaço Não-Formal de atuação preponderante da Pedagogia Social visa ser uma ferramenta auxiliar ao processo de formação/socialização geral da sociedade, sem ao mesmo tempo, competir ou deslegitimar o espaço formal.

    A Pedagogia Social é marcada pelo seu caráter teoricamente crítico e de atuação prática efetiva. Constrói seu relacionamento com os mais variados segmentos da Sociedade Civil, do Estado e do Universo Econômico. Neste sentido, a Pós-Graduação Lato Sensu em Pedagogia Social se propõe a contribuir com a redução das disparidades sociais da sociedade brasileira formando profissionais para atuarem nos organismos da Sociedade Civil, do Estado e das Empresas com Responsabilidade Social onde a Educação Não-formal se faça presente.


    ESTRUTURA  CURRICULAR
    1.    Fundamentos  Teóricos  da  Pedagogia  Social  (24h)
    2.    Direitos  Sociais  no  Brasil  I  (24h)
    3.    Direitos  Sociais  no  Brasil  II  (24h)
    4.    Psicologia  Social  em  Comunidade  (24h)

    5.    Programas  Sociais  do  Estado  Brasileiro  (24h)
    6.    Educação  de  Jovens,  Adultos  e  da  Família  (24h)
    7.    Fundamentos  da  Educação  Popular  Freireana  (24h)
    8.    Políticas  Sociais  Afirmativas  (24h)
    9.    Comunicação  e  Mobilização  Social  (24h)

    10.    Movimentos  Sociais  (24h)
    11.    Economia  Solidária  e  Cooperativismo  (24h)
    12.    Incubação  de  Empreendimentos  Solidários  (24h)
    13.    Gestão  Social  e  Elaboração  de  Projetos  Sociais  (24h)
    14.    Metodologia  do  Ensino  Superior  (24h)

    15.    Estágio  Social  (60h)

    A critério da Coordenação Geral do CEPPEV, algumas disciplinas poderão ser ofertadas na união de duas turmas, desde que haja equivalência de conteúdos e carga horária e a preservação do aproveitamento pedagógico.



Outro curso relacionado com pedagogia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |