Pós - graduação em Produção de Bovinos Leiteiros

Solicite informação sem compromisso Unipam - Centro Universitário de Patos de Minas

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Pós - graduação em Produção de Bovinos Leiteiros - Presencial - Patos de Minas - Minas Gerais

  • Objectivos
    Preparar profissionais das áreas de produção e reprodução de rebanhos leiteiros, através de novos enfoques técnicos, teóricos e práticos; promover a qualificação e aprofundar o conhecimento de docentes, pesquisadores e profissionais que atuam na área da produção animal e preparar profissionais das áreas de Ciências Agrárias para modernizar, planejar e executar projetos na área de Bovinocultura Leiteira. Para tais objetivos o curso contará com um corpo docente especializado, oriundo da Faculdade de Ciências Agrárias do UNIPAM e de outras instituições de ensino do país
  • Conteúdo

    Carga horária do curso

    364 h/a

    Disciplina e descrição:

    Nutrição de Bovinos Leiteiros - BOVINOS LEITEIROS
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Aspectos anatômicos e fisiológicos do rúmen de animais jovens e adultos. Avaliação de alimentos. Microbiologia do rúmen. Digestão, absorção e metabolismo de carboidratos, compostos nitrogenados e lipídeos. Hormônios e aditivos. Principais alimentos utilizados pelos ruminantes. Mineralização de bovinos de leite.


    Manejo Sanitário do Rebanho Leiteiro - BOVINOS LEITEIROS
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Principais doenças que acometem os bovinos leiteiros. Técnicas de prevenção e controle.

    Cria e Recria de Fêmeas Leiteiras de Reposição - Bovinos Leiteiros
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Desenvolvimento de programas de nutrição, alimentação e manejo aplicados à produção de novilhas para reposição. Planejamento de instalações para bezerras e novilhas. Custos de produção.
    Princípios da Exploração de Leite à Pasto - Bovinos Leiteiros
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Desenvolvimento de programas de alimentação e manejo das pastagens aplicados à produção de leite à pasto. Identificarnível ideal de suplementação de concentrado para as vacas lactantes e garantir o máximo retorno econômico e a viabilidade de sua utilização.

    Manejo Reprodutivo em Bovinos Leiteiros - Bovinos Leiteiros
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Fatores químicos que agem sobre a reprodução animal, assim como dos vários modos de ação e sua correlação com as estruturas anatômicas e sistemas do organismo; fatores que afetam a concepção; estratégias para aumentar a eficiência reprodutiva em vacas leiteiras.

    Qualidade do leite para Consumo e Indústria - Bovinos Leiteiros
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Produção higiênica do leite, tratamentos do leite e qualidade. Análises químicas e físicas do leite. Tecnologia de transformação de produtos lácteos e conservação.

    Alimentação e Qualidade do Leite - Bovinos Leiteiros
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Aspectos sobre o metabolismo do rúmen sobre a produção de gordura e da proteína do leite. A importância das fibras sobre a produção de gordura. Instabilidade térmica, Aspectos sobre a excreção da uréia no leite. Aspectos sobre a síndrome do leite não ácido.
    Manejo da Fertilidade do Solo para Pastagem - Bovinos Leiteiros
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Introdução. Cenário atual dos solos para pastagens. Manejo da Fertilidade do Solo para Pastagens. Viabilidade econômica da adubação de pastagens. Integração Lavoura Pecuária. Adubação de culturas de interesse Zootécnico (milho e sorgo para pastagens).
    Pastagens e Forragicultura em Gado de Leite - Bovinos Leiteiros
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Pastagens no Brasil. Valor nutritivo das forrageiras, estabelecimento e manejo das pastagens. Técnicas para conservação de forragens. Melhoramento de plantas forrageiras e produção de sementes.
    PROFESSORES
    Alimentos e Alimentação de Bovinos Leiteiros - bovinos Leiteiros
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Principais alimentos energéticos e protéicos utilizados na alimentação de bovinos leiteiros. Fatores antinutricionais. Composição bromatológica. Fontes suplementares de vitaminas e minerais. Aditivos usados nas rações. Processamento dos alimentos e rações. Tabelas de exigências nutricionais. Programas alimentares. Formulação de rações
    Formulação e Processamento de Rações - Bovinos Leiteiros
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Métodos utilizados na formulação de rações e suplementos minerais; processamento de rações e suplementos. Programação linear em computador. Controle de qualidade na indústria de rações e suplementos minerais. Normas e padrões de alimentação de bovinos.

    Planejamento da Exploração Leiteira - Bovinos Leiteiros
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Planejamento da produção de volumosos para bovinos de leite. Estrutura do rebanho.Estrutura física complementar. Planejamento do controle sanitário. Elaboração do fluxo de caixa planejado.
    Produção de Silagens Alternativas - Bovinos Leiteiros
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    A disciplina produção de Silagens Alternativa tem como objetivo conferir ao aluno de curso de pós-graduação do UNIPAM, o embasamento teórico-prático dos processos envolvidos com a confecção de silagens com alimentos alternativos empregados na alimentação para serem utilizadas na alimentação de bovinos leiteiros. 
    Análise de Custo da Produção de Leite
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Conceitos gerais de custos. Custos contábeis e gerenciais. Custos na pecuária de leite. Componentes do custo de produção de leite. Procedimentos básicos para apuração do custo de produção.
    Produção do Texto Acadêmico - Bovinos Leiteiros
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Estudo da metodologia de planejamento e execução da pesquisa acadêmica em suas dimensões epistemológicas, políticas e técnicas de investigação científica. Reflexão acerca dos tipos de conhecimento e dos aspectos teóricos e metodológicos da pesquisa, bem como do método científico e dos instrumentos e recursos utilizados no planejamento, execução e apresentação de uma pesquisa.
    Estatística Aplicada à Pecuária - Bovinos Leiteiros
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Introdução. Estatística Descritiva Estimava, Testes de Hipóteses. Regressão linear simples e Múltipla. Estatística experimental e seus princípios básicos. Delineamento inteiramente ao acaso. Delineamento em bloco casualizado . Experimentos fatoriais . Transformação de dados. Estatística experimental não paramétrica. Uso de recursos computacionais aplicados à estatística usando os programas Excel, Sisvar, SPSS. , Correlação
    Boas Práticas Aplicadas na produção de Leite - Bovinos Leiteiros
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

     A disciplina de Boas Práticas Aplicadas na Produção Animal tem por objetivo capacitar o aluno do curso de Zootecnia do UNIPAM, para  desenvolver e implantar programas de boas práticas em propriedades rurais e indústrias de alimentos, disponibilizando assim, no mercado consumidor, alimentos seguros, de qualidade e com preços acessíveis

    Doenças Metabólicas e Carenciais de Vacas Leiteiras - Bovinos Leiteiros
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Vacas no período de transição e com alta produção sofrem mudanças que as impõem enorme demanda fisiológica e metabólica. Dessa maneira as corretas práticas de manejo, sanitária e alimentar visam amenizar a incidência de doenças durante o período de lactação.

    Melhoramento Genético em Bovinos de Leite e Biotécnicas - Bovinos Leiteiros
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    A disciplina Melhoramento Genético Animal tem por objetivo possibilitar ao acadêmico do curso de Zootecnia do UNIPAM, conhecer os conceitos fundamentais de genética de populações e de genética animal. Discutir os conceitos de seleção e de sistemas de acasalamentos. Conceituar valor genético de um animal e sua aplicação em melhoramento animal. Conhecer os princípios adotados na adaptação dos animais domésticos ao meio ambiente. Conhecer as técnicas aplicadas na reprodução animal.      

    Recentes Avanços em Nutrição de Ruminantes - Bovinos Leiteiros
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Revisão e discussão de literatura sobre os principais aspectos da nutrição de ruminantes como: ingestão de alimentos, degradabilidade ruminal e digestão pós-ruminal, novos métodos de eficiência de utilização de nutrientes pelos ruminantes, inter-relações nutricionais e desordens metabólicas em ruminantes. Nutrição meio ambiente.


    Máquinas e Instalações para Bovinos Leiteiros - Bovinos Leiteiros
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Conhecimento básico de tratores e motores e relação de transmissão. Tipos de tração. Máquinas, implementos agrícolas e conceito de potência. Uso e manutenção de máquinas, classificação e conhecimento geral. Uso racional dos implementos, semeadoras, adubadoras, colhedoras e pulverizadoras, ensiladoras e desintegradoras e máquinas para produção de feno.

    Gestão Ambiental dos Resíduos Sólidos Agroindustriais

    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Noções gerais sobre os resíduos sólidos: conceito, classificação, composição, peso específico, aspectos epidemiológicos e poluidores. Planejamento, acondicionamento, coleta, transporte e transferência. Problemas decorrentes do lançamento in natura dos resíduos. Aproveitamento econômico e biodigestores. Licenciamento ambiental. Processamentos térmicos de resíduos sólidos especiais. Protocolo de Kyoto e os Créditos de Carbono. Projetos educativos e de mobilização social. Incentivo à redução, reutilização e reciclagem. Gerenciamento: aspectos organizacionais, administrativos, execução dos serviços e sistemas de remuneração


Outro curso relacionado com pecuária

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |