Pós - graduação Manejo Integrado: Fitossanidade, Nutrição e Irrigação

Solicite informação sem compromisso Unipam - Centro Universitário de Patos de Minas

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Pós - graduação Manejo Integrado: Fitossanidade, Nutrição e Irrigação - Presencial - Patos de Minas - Minas Gerais

  • Objectivos
    A demanda por profissionais capazes de orientar os produtores a realizarem o manejo integrado de problemas fitossanitários é elevada e crescente.
    O Centro Universitário de Patos de Minas-UNIPAM oferece curso de graduação em Agronomia que proporciona ao egresso uma sólida formação básica, científica e tecnológica, relacionada aos sistemas agropecuário e agroindustrial, capacitando-o a absorver e a desenvolver tecnologias.
    Frente a essa realidade, torna-se oportuno que a Instituição ofereça aos seus egressos e aos demais profissionais da região a oportunidade de aprofundamento técnico e científico em Manejo Integrado, que o capacitará a aplicar e a difundir tais tecnologias.
  • Conteúdo
    Carga horária:

    364 h/a

    Disciplina e descrição:

    Fisiologia e nutrição mineral: relações com doenças e pragas em plantas cultivadas
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA
     
    Introdução ao estudo da Fisiologia Vegetal. Essencialidade de nutrientes e funções. Formas de absorção e assimilação de íons. Deficiência mineral e sua relação com o crescimento das plantas 

    Principais grupos de patógenos.
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Classificação das doenças de plantas de acordo com os processos fisiológicos que elas interferem. Ciclo das relações patógeno-hospedeiro. Virologia. Bacteriologia. Micologia. Nematologia.

    Princípios gerais de controle e manejo de doenças fúngicas nas principais culturas do cerrado
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Princípios gerais de controle de doenças de plantas. Manejo das principais doenças fúngicas em culturas do cerrado: soja, milho, feijão, algodão café, hortaliças, cana-de-açúcar, trigo.

    Manejo de doenças causadas por bactérias, vírus e nematóides nas principais culturas do Cerrado
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Manejo de doenças causadas por bactérias, vírus e nematóides nas principais culturas do cerrado: soja, milho, feijão, algodão café, hortaliças, cana-de-açúcar e trigo.

    Manejo Integrado de Pragas em Culturas do Cerrado
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Manejo Integrado de Pragas (MIP): Introdução, histórico e conceitos básicos. Toxicologia de Inseticidas. Bases ecológicas do MIP. Avaliação do agroecossistema. Tomada de decisão e métodos de amostragem. Estratégias e táticas de controle de pragas. MIP das principais culturas da região.

    Metodologia Científica e Trabalho de Conclusão de Curso
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Estudo da metodologia de planejamento e execução da pesquisa acadêmica em suas dimensões epistemológicas, políticas e técnicas de investigação científica. Reflexão acerca dos tipos de conhecimento e dos aspectos teóricos e metodológicos da pesquisa, bem como do método científico e dos instrumentos e recursos utilizados no planejamento, execução e apresentação de uma pesquisa.

    Plantas daninhas em culturas do Cerrado.
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Principais plantas daninhas do Cerrado: biologia, classificação, dispersão e sobrevivência. Interferência de plantas daninhas em cultivos do Cerrado: soja, milho, feijão, café, hortaliças, cana-de-açúcar e trigo.    

    Manejo integrado de plantas daninhas
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Principais métodos de controle de plantas daninhas. Impacto ambiental associado ao controle de plantas daninhas. Fatores relacionados ao controle químico de plantas daninhas. Manejo integrado de plantas invasoras em culturas anuais e perenes do Cerrado.

    Integração lavoura-pecuária em sistema de plantio direto e convencional: Impacto sobre plantas daninhas e qualidade do solo.
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Integração lavoura-pecuária e seu efeito sobre plantas invasoras. Plantas daninhas em plantio direto. Manejo da cobertura morta e controle de plantas daninhas. Alelopatia. Qualidade do solo.

    Biotecnologia, Expressão Gênica e Mecanismos de Tolerância a insetos e patógenos.
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Conceitos de Biotecnologia e de Biotecnologia Vegetal. Expressão Gênica. Aplicações da Biotecnologia no melhoramento de plantas. Técnicas de cultura in vitro. Armazenamento de germoplasma por criopreservação. Marcadores moleculares. Organização genômica de eucariotas: isolamento e mapeamento de genes. Clonagem de genes: hospedeiros, vetores e seleção de recombinantes. Métodos de transferência de genes. Genes quiméricos. OGMs tolerantes a insetos e patógenos.

    Manejo da Fertilidade em Sistema Plantio Direto
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Histórico e Evolução do Sistema Plantio Direto no Brasil. Amostragem do solo. Dinâmica da Matéria Orgânica do Solo e Nitrogênio no Sistema Plantio Direto. Planejamento e rotação de culturas em áreas sob sistema Plantio Direto. A Fertilidade do Sistema Solo. Técnicas de Recomendação de Calagem e Fertilizantes. Aplicação de corretivos e fertilizantes no Sistema Plantio Direto

    Manejo da Fertilidade e Adubação em Pastagem e Sistema de Integração Lavoura Pecuária
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Introdução. Cenário atual dos solos para pastagens. Manejo da Fertilidade do Solo para Pastagens. Viabilidade econômica da adubação de pastagens. Sistema Integração Lavoura Pecuária.

    Influências do solo e do clima no manejo da irrigação em plantas cultivadas.
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Água no solo. Estudo das relações existentes no sistema Solo-Planta-Atmosfera. Condições meteorológicas e fitossanidade em plantas. Sistemas e manejo da irrigação para diferentes culturas.

    Máquinas e equipamentos para aplicação de defensivos agrícolas
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Introdução à. Tecnologia de aplicação - Visão multidisciplinar. Características dos equipamentos de proteção individual. Influência do diâmetro de gotas na pulverização. Bicos de pulverização. Deriva e deposição de gotas e alvo biológico. Pulverização terrestre – equipamentos pulverizadores, atomizadores e nebulizadores. Aplicação e calibração. Aviação agrícola - Tecnologia de aplicação.

    Tecnologia de aplicação de defensivos
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Conceito, classificação e nomenclatura dos defensivos agrícolas ou agrotóxicos. Formulações. Estudo de gotas, logística da aplicação. Retenção de líquido em superfícies vegetais. Deriva. Dinâmica das barras pulverizadoras. Segurança na aplicação e impacto ambiental na aplicação de agrotóxicos. Adjuvantes para caldas de produtos fitossanitários. Agricultura de precisão: aplicação localizada de agrotóxicos. Tecnologia inovadora em aviação agrícola. Fundamentos da Tecnologia de aplicação de agrotóxicos. Evolução de equipamentos para aplicação terrestre. Legislação sobre agrotóxicos.

    Métodos de Avaliação Experimental em Fitossanidade
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Introdução à experimentação com plantas. Delineamentos experimentais. Comparações múltiplas. Modelos aproximativos para expressar a relação fator-resposta. Experimentos em esquema fatorial. Experimentos em parcelas sub-divididas.. Software para análise de experimentos.

    Manejo integrado de doenças em cultivos no cerrado Plantio Direto e Integração Lavoura-Pecuária

    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Manejo integrado de doenças das culturas da soja, feijão, milho e trigo em sistema de plantio direto e em sistemas de integração lavoura-pecuária.

Outro curso relacionado com agronomia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |