Pós-graduação em Administração da Tecnologia da Informação

Solicite informação sem compromisso UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Análisis de educaedu

Max A.

Max A.

Pós-graduação em Administração da Tecnologia da Informação

  • Modalidade
    O curso de Pós-graduação em Administração da Tecnologia da Informação é presencial.
  • Duração
    A carga horária é de 360 hs.
  • Certificado oficial
    O diploma fornecido pela Unoeste será entregue ao aluno após a conclusão do curso.
  • Considerações
    O objetivo do programa é capacitar os profissionais interessados para trabalhar com os recursos da tecnologia da informação, desenvolvendo uma visão crítica do processo e sabendo avaliar e elaborar estratégias para o uso adequado da tecnologia.
  • Dirigido a
    Graduados nas áreas de Sistemas de Informação, Administração, Engenharias e Informática.
  • Área de atuação
    O profissional deste curso poderá trabalhar em pesquisas ou em empresas, elaborando documentação técnica e coordenando projetos que buscam solução para ambientes informáticos.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Pós-graduação em Administração da Tecnologia da Informação - Presencial - Presidente Prudente - São Paulo

  • Objectivos
    Geral: Proporcionar capacitação aos gestores organizacionais que atuam ou que tenham interesse em atuar com os recursos da tecnologia da informação nas suas decisões estratégicas e operacionais, desenvolvendo uma visão crítica das necessidades da informação e do conhecimento. Específico: Conhecer e compreender as organizações e seus processos, meios e fim, de negócios, e as relações intra e interorganizacionais. Avaliar e propor estratégias para o uso adequado da tecnologia em sistemas de apoio de decisão. Compreender as organizações, seus processos organizacionais, para fornecer soluções tecnológicas, capazes de ampliar a competitividade das empresas em seus negócios.
  • Dirigido a
    Profissionais que atuam ou desejam atuar como gestores nas organizações ou que utilizam a informática como ferramenta de gestão. Diretores, gerentes, coordenadores, consultores, auditores, graduados nas áreas de Sistemas de Informação, Administração, Engenharias e Informática e outros que buscam diferenciais competitivos para atuação profissional na área da tecnologia da informação ou na gestão e execução de projetos.
  • Titulação
    Especialista em Administração da Tecnologia da Informação
  • Conteúdo

    Disciplinas do Programa 
    a)GESTÃO DE NEGÓCIOS (170 hs)

    1. Processos e Modelagem de Negócio – BPM: Conceitos Básicos. Aplicação. Modelagem de Negócio (EKD e outros métodos)

    2. Gestão da Informação: Conceitos básicos. Tipos de Sistemas de Informação. Disponibilidade e acessibilidade à informação na organização. Sistemas e oportunidades existentes no mercado e sua influência no ambiente da TI e na organização. Estudos de Casos.

    3. Sistemas Integrados de Gestão (ERP): Abordagem aprofundada de sistemas integrados de gestão empresarial (ERP – Enterprise Resource Planning) abrangendo a avaliação, implantação, utilização e aplicação destes sistemas em empresas.

    4. Gestão Empreendedora e Plano de Negócios: a) Empreendedorismo: definições e tendências. A Organização Empreendedora. Empreendedorismo interno e ambientes favoráveis ao empreendedorismo. O empreendedor empresário. Criatividade e Liderança. b) Plano de Negócio: significado e utilização. Roteiro de Plano de Negócio. Pesquisa de Mercado. Estratégia de marketing. Operações e Processos. Plano financeiro.

    5. Sistemas de Gestão Estratégica: Introdução à BSC (Balanced Scorecard). Uso do BSC para tradução da estratégia em termos operacionais. Medição do balanceamento de quatro perspectivas organizacional: Processos Internos do Negócio, Financeira, Cliente e Aprendizado & Crescimento.

    6. Gestão de Pessoas nas Organizações: Os desafios das empresas modernas e a visão geral da gestão de pessoas. Cultura organizacional. Construindo e reconstruindo o espírito de equipe no trabalho. Motivação no ambiente de trabalho. Liderança e seus diversos estilos, inteligência emocional, liderança e comunicação. Criatividade e Inovação. Qualidade de vida no trabalho.

    7. Inteligência Organizacional: BI – Business Intelligence; KDM – Gestão de Conhecimento. CM – Gestão de Conteúdo. E-learning; Educação Corporativa. DW – Data Warehousing / Data Marts. Mining – Mineração de Dados. CRM – Gestão de Relacionamento com Clientes.

    b)GESTÃO DA TI (190 hs)

    1. Governança em Tecnologia da Informação: TI como serviço. O papel do Administrador da TI (CIO -Chief Information Officer / IT Manager - Gerente de TI). Estruturação da área de T.I.: Centralização x Descentralização; gerência de desenvolvimento; gerência de equipamentos e manutenção; gerência de implantação. Relacionamento com usuários e com a alta direção. Canais de comunicação com usuários e com a alta direção. Quando comprar x quando desenvolver internamente. TCO (Total Cost of Ownership). O papel da Terceirização de sistemas (Outsourcing). Modalidades de Outsourcing. Fábricas de Software. Métricas de Qualidade e Confiabilidade na Terceirização (Cobit, CMM, ITIL, ISO 9000-3). Entendendo SLA.

    2. Prática e Gerenciamento de Projetos: O PMBOK (Project Management Body of Knowledge) em projetos de software: Gerenciamento de integração; Gerenciamento do escopo; Gerenciamento de tempo; Gerenciamento de custos; Gerenciamento da qualidade; Gerenciamento de recursos humanos; Gerenciamento das comunicações; Gerenciamento de riscos; Gerenciamento de suprimentos. Aplicação de sistemas de gestão de projetos (MS-Project).

    3. Planejamento Estratégico da TI: a) Estratégia Empresarial. Planejamento Estratégico. Estratégias genéricas. Análise das forças do mercado. Análise SWOT. Matriz BCG. Missão. Visão.Cenários. Valores ou princípios.Análise das funções empresariais. Formulação de estratégias. b) Sistemas estratégicos e reorganizações. Vantagem estratégica e tecnologia da informação. Sistemas de Informação estratégico: alguns exemplos. Reengenharia do processo empresarial. Corporações virtuais.

    4. Infraestrutura de TI: Evolução dos sistemas computacionais. Evolução das redes de computadores. Equipamentos de interconexão de redes. Arquitetura das redes de computadores: modelo Internet TCP/IP. Arquiteturas de tecnologia de informação disponíveis no mercado. Redes de integração dos recursos de comunicação.

    5. Logística Aplicada a TI:

    Parte I (10 horas): O módulo de Logística visa proporcionar subsídios para a compreensão da logística como um sistema integrado, capaz de proporcionar ganhos de produtividade. A integração das áreas da empresa, bem como a dos agentes que integram a cadeia de distribuição está intimamente relacionada com a estruturação de um sistema de informação logística, responsável pelo registro, tratamento e disponibilidade de informações para tomada de decisão. a) Planejamento em Logística: Logística Integrada; Supply Chain Management – SCM; Contribuição da área de SI no planejamento do SCM; Classificação de Produtos para Distribuição; Perfil de Clientes; Região de atuação; Modais de transporte e intermodalidade; Nível de Serviço Logístico; Estrutura de apoio à Distribuição; Custos Logísticos; Roteirização; Sistema de Informação Logística. b) Administração de Estoques (laboratório): Apuração de Estoques; Tempo de Reposição; Ponto de pedido; Estoque de Segurança; Estoque de Cobertura; Giro dos Estoques; Influência da Adm. de Estoques no Capital de Giro; Retorno do Capital Investido em Estoques.

    Parte II (10 horas): Aplicações nas organizações; Integração; Aplicações Típicas na Produção e Gestão: WMS - Warehouse Management System; VMI - Vendor Managed Inventory; EDI - Electronic Data Interchange; RFID - Radio Frequency Identification; Código de Barras (padrão EAN-13 e padrão interno); ECR - Efficient Consumer Response; SCM - Supply Chain Management; PRM - Partner Relationship Marketing; P2P - Peer to Peer Networking.

    6. Segurança em TI:

    Parte I (20 horas): Recurso informação. Processo e política de segurança da informação. Privacidade dos usuários no ambiente virtual. Proteção física dos recursos de informação. Acesso e uso da informação no ambiente computacional. Cópias de segurança das informações. Classificação e categorias de ataques em uma rede de computadores. Conceitos de criptografia e segurança digital. Categorias de algoritmos de criptografia. Serviços de segurança dos algoritmos criptográficos. Conscientização dos usuários planejando a continuidade do negócio em situações de contingência. Estruturação da área de segurança da informação. Análise de arquivos de log e auditoria de sistemas.

    Parte II (10 horas): Introdução aos controles de segurança da informação; NBR ISO/IEC 17799 - Código de prática para a gestão da segurança da informação. Análise de risco e análise de impacto ao negócio. Auditoria de segurança em sistemas de informação.

    7. Negócios na Internet: Características, abrangência, benefícios e limitações. Modelos de CE: B2B, B2C, C2B, C2C. Negócios eletrônicos: G2C, G2B, B2E, P2P, e-learning. Logística do CE, e-CRM, e-PRM. O consumidor virtual: características e processo de decisão. Estratégia e implantação do CE. Privacidade e intimidade no mundo virtual. Conflito de nomes de domínios. Política de privacidade. Crimes pela Internet. Assinatura e Certificação digital. contratos eletrônicos. Código de Defesa do Consumidor aplicado.

    8. Métodos e Técnicas de Pesquisa: Classificação de métodos de pesquisa segundo objetivos e procedimentos. Técnicas de pesquisa. Diretrizes para elaboração de um Plano de Negócio.

     

    Duração 
    18 (dezoito) meses

    Dias e Horários 
    Aos sábados, das 08h00min às 18h00
    Cada disciplina será desenvolvida em sábados consecutivos.
    Entre o final de uma disciplina e o inicio de outra, haverá folga de um sábado para desenvolvimento de atividades práticas individuais e/ou grupos.
     

Últimas visitas ao curso

Solicitar informação à Instituição

"Eu necessito informações sobre o curso Pós-graduação em Administração da Tecnologia da Informação: preço, duração, encontros e outras informações sobre o curso por completo. "

Jose para Pós-graduação em Administração da Tecnologia da Informação

São Paulo

Outro curso relacionado com tecnologia da informação

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |