Pós-graduação em Deficiência Intelectual: Trabalho Docente e Inclusão Escolar - Online

Solicite informação sem compromisso Uniara - Centro Universitário de Araraquara

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Pós-graduação em Deficiência Intelectual: Trabalho Docente e Inclusão Escolar - Online

  • Conteúdo
    Deficiência Intelectual: Trabalho Docente e Inclusão Escolar

    Pós-Graduação
    Formação
    : lato sensu
    Modalidade: EAD
    Próxima turma: Abril 2018

    O Curso:

    De acordo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a n. 9.394/96, a Educação Especial caracteriza-se como modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais. Assim, a rede pública de ensino deve acolher esses alunos, inserindo-os no convívio com as outras crianças e oferecendo-lhes as mesmas oportunidades de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, os alunos com deficiência intelectual passam a integrar as instituições regulares de ensino.

    A escola na perspectiva inclusiva reconhece a existência das diferenças entre os alunos nos processos educativos e preconiza a adoção novas práticas pedagógicas que possibilitem a participação e o progresso de todos em suas aprendizagens e desenvolvimento. Para que a inclusão seja algo efetivamente viável, é necessário, portanto, que o professor esteja preparado para lidar com a diversidade em sala de aula, estando apto a receber alunos com deficiência intelectual.

    Considerando as especificidades do trabalho com os alunos com deficiência intelectual, o curso busca especializar os profissionais da área da educação para a atuação com esses alunos, contemplando conhecimentos necessários ao trabalho docente, de modo a subsidiar ações eficazes que podem contribuir para cumprimento efetivo da proposta da inclusão no âmbito escolar.

    Mercado de Trabalho:

    O docente nem sempre está preparado para lidar com uma situação que foge daquilo que é considerado “normal” no ensino. A inclusão das crianças portadoras de deficiência com deficiência intelectual, na rede regular de ensino coloca-se como um desafio recente da atuação desse profissional. Cada vez mais, é necessário que o professor se prepare para atuar neste quadro que merece uma atenção especial, já que a escola é o lugar do desenvolvimento pleno da cidadania e do respeito à diversidade.

    O curso é uma oportunidade de complementação à formação inicial (graduação), preparando o estudante para atuação no ensino superior. Contribui ainda para a progressão e aumento salarial na carreira profissional e contagem de pontos em concursos públicos. Oferece-se aos profissionais um diferencial no mercado de trabalho, cada vez mais exigente: uma possibilidade de atualização, aperfeiçoamento e evolução na carreira tanto acadêmica quanto profissional na área da Educação.

    Público-alvo: Graduados em Pedagogia, Graduados em Licenciatura Plena em outras áreas do conhecimento, além de outros profissionais graduados e interessados na área.

Outro curso relacionado com educação especial

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |