Pós-graduação em Design Editorial

Solicite informação sem compromisso IED Istituto Europeo di Design - sede Rio de Janeiro

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Análisis de educaedu

Julia Moreira

Julia Moreira

Pós-graduação em Design Editorial

  • Modalidade
    As aulas do curso de Pós-graduação em Design Editorial são presenciais.
  • Duração
    Total de 400 horas cursadas em 18 meses.
  • Certificado oficial
    Ao finalizar o curso o aluno receberá o diploma de especialista em Design Editorial, outorgado pelo IED.
  • Considerações
    Após um processo com análise de currículo, de portfólio e entrevista com o coordenador, o aluno é admitido no curso de Pós-graduação em Design Editorial do IED, um dos mais renomados e respeitados institutos de design do mundo. O programa do curso está pensado com o objetivo de fazer com que o aluno seja capaz de desenvolver projetos gráficos coerentes, com perfeita legibilidade e que seja aplicável a diversos suportes.
  • Dirigido a
    A Pós-graduação em Design Editorial está dirigida a profissionais que atuam nas áreas de design, jornalismo, comunicação, artes e afins.
  • Área de atuação
    O pós-graduado será capaz de pensar e conceber projetos editoriais de design de forma inovadora e contemporânea, e poderá atuar nas áreas de arquitetura, comunicação, publicidade, diversas vertentes do design e outras áreas criativas.

Comentários sobre Pós-graduação em Design Editorial - Presencial - Rio de Janeiro Capital - Rio de Janeiro

  • Conteúdo
    Pós-graduação em Design Editorial.

    Desenvolver e ampliar o conhecimento e as técnicas de elaboração do projeto gráfico editorial.

    • 3ª Turma de Design Editorial
    • Carga horária: 400 horas
    • Idioma: português
    • Início previsto: março 2017
    • Aulas: 2ª e 4ª – 19h30 às 22h30
    • + alguns sábados – 10h às 17h

    Descrição e Objetivos:

    A arquitetura do design editorial articula forma e conteúdo, texto e imagem, desenha uma mensagem seguindo uma linha editorial que através de uma linguagem visual equilibrada, desperta a curiosidade do leitor e transmite informação para inúmeras pessoas.

    O curso de Pós-graduação em Design Editorial tem por objetivo transmitir informações que permitam desenvolver e ampliar o conhecimento e as técnicas de elaboração do projeto gráfico editorial de forma profissional, com linguagem contemporânea, respeitando as estruturas tradicionais, garantindo a legibilidade e servindo de referência para a criação de publicações em diferentes suportes.

    O conhecimento de todas as etapas do desenvolvimento do projeto editorial, dos profissionais envolvidos no processo, dos materiais e recursos tecnológicos existentes no mercado são fatores importantes no momento da criação que determinam a viabilidade e a qualidade do resultado final.

    Público-alvo:

    O curso é dirigido a profissionais, pesquisadores e educadores de design gráfico, visual e digital, produção gráfica, jornalismo, comunicação e artes, entre outras áreas do mercado editorial.

    Pré-requisitos
    :

    O aluno precisa ser graduado, passar por processo seletivo com análise de currículo, do portfolio e entrevista com o coordenador.

    O aluno aprenderá:

    - A pensar o projeto editorial e entender a construção deste pensamento como diferencial do design editorial contemporâneo.
    - O conhecimento das etapas de desenvolvimento do projeto editorial, profissionais envolvidos no processo, ferramentas, materiais e recursos tecnológicos existentes.
    - A aplicação dos conteúdos teóricos em diferentes publicações, através de exercícios práticos de representação gráfica.
    - A relação forma e conteúdo: criação de publicações com identidade e diferenciadas.
    - O projeto editorial dialogando com as outras linguagens do design, com a arquitetura, a arte, a fotografia e o cenário social.
    - A criação de uma publicação que será o projeto final. Este trabalho é o norte do conteúdo teórico e prático, transmitido através de metodologia interdisciplinar, construído durante os três semestres do curso.

    Temas do Curso
    :

    - O projeto editorial e suas etapas de trabalho: exercício do olhar, processo de criação, planejamento, legibilidade, hierarquia da informação, edição do conteúdo textual e iconográfico, desenho e representação gráfica, diagramação, produção gráfica.
    - Ergonomia e informação visual. A estrutura do livro, da revista e outras publicações.
    - O design editorial contemporâneo, história do design editorial, eco e social design, ética, mercado editorial, distribuição, divulgação e preservação do projeto.
    - Tipografia, cor, fotografia, ilustração, infografia, leitura e escrita, livro digital, tecnologia e diferentes suportes.
    - Conclusão e retrospectiva do processo de trabalho.

Outro curso relacionado com design gráfico

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |