Pós-graduação em Direito Civil

Solicite informação sem compromisso UNIVIX

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Análisis de educaedu

Mônica Almeida

Mônica Almeida

Pós-graduação em Direito Civil

  • Modalidade
    A pós-graduação será presencial na Faculdade Brasileira Univix.
  • Duração
    Consulte a instituição.
  • Certificado oficial
    O diploma outorgado é o de especialista em Direito Civil.
  • Considerações
    A Pós-Graduação em Direito Civil da Univix formará especialistas no campo jurídico, enfatizando uma visão crítica sobre os modernos padrões principiológicos e práticos do Direito Civil. Está em destaque no curso o debate sobre as interpretações constitucionais, principalmente em relação à redefinição teórica de princípios bases das relações privadas.
  • Dirigido a
    Graduados da área do Direito.
  • Área de atuação
    Após a especialização na UNIVIX, o profissional estará apto a desenvolver suas atividades com mais ênfase nas áreas do Direito como: divórcios, testamentos e heranças, compra e venda, locação, propriedade, posse de bens.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Pós-graduação em Direito Civil - Presencial - Vitória - Espírito Santo

  • Objectivos
    O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Civil tem por objetivo a formação jurídica de especialistas nesse importante campo do Direito, habilitando o profissional do Direito – docentes, advogados, defensores, membros do Ministério Público, juízes – a desenvolver um senso crítico acerca dos novos padrões principiológicos e pragmáticos do Direito Civil, principalmente no que diz respeito à relevância da Constituição Federal na redefinição teórica de diversos princípios e institutos basilares das relações privadas.
  • Dirigido a
    graduados em Direito
  • Titulação
    Especialista em Direito Civil
  • Conteúdo

    Estrutura Curricular
     
    MÓDULO I- Parte Geral

     
    1. Evolução do Direito Civil – Princípios do Código Civil de 2002 - Cláusulas gerais. Direito Civil e o Direito Constitucional.

    2. Pessoas no Direito Civil. Nascituro. Capacidade. Direitos da Personalidade. Dignidade da Pessoa Humana. Desconsideração da pessoa jurídica.

    3. Bens (classificações). Prova (aspectos materiais e interação entre o Código Civil, Código de Processo Civil e Código de Defesa do Consumidor).

    4. Prescrição e Decadência no Código Civil e no Código de Defesa do Consumidor. Direito intertemporal na contagem dos novos prazos do Código Civil.

    5. Teoria geral do fato jurídico.

    6. Defeitos do negócio jurídico no Código Civil.  Erro. Dolo. Coação. Fraude de Credores. Novos institutos (lesão, estado de perigo). O negócio jurídico na ótica do Código de Defesa do Consumidor (oferta, publicidade e vícios).

     
    MÓDULO II – Obrigações, Contratos e Responsabilidade Civil
     
     1. Teoria Geral das Obrigações. Modalidades. Transmissão. Adimplemento, inadimplemento e extinção. Efeitos.

    2. Aspectos processuais do Código Civil de 2002. Regras heterotópicas. Inovações e questões processuais decorrentes do atual Código Civil.

    3. Abuso de Direito. Responsabilidade contratual. Responsabilidade civil por ato de terceiro. Responsabilidade pelo fato da coisa e do animal.

    4. Função social dos contratos. Teoria e princípios gerais dos contratos. Responsabilidade pré-contratual e pós-contratual. Onerosidade excessiva. Teoria da base objetiva dos contratos.

    5. Evicção, vícios redibitórios. Estipulação em favor de terceiro. Da promessa de fato de terceiro.  Do contrato com pessoa a declarar.  Contratos de adesão. O Código Civil e os microssistemas com regulação contratual (CDC, Lei de Locação).

    6. Revisão e conservação dos contratos no Código Civil e no Código de Defesa do Consumidor.

    7. Contratos em espécie. Tipos relevantes. Compra e venda. Comodato e Mútuo. Depósito. Mandato. Transporte. Seguro. Fiança

    8. Contratos de Consumo. Diálogo das fontes: comunicação com o Direito Civil e os microssistemas. Sistema de controle das cláusulas contratuais.
     
    9. Responsabilidade Civil. Responsabilidade subjetiva e objetiva. Fixação da indenização. Dano moral e material. Lucros cessantes e dano emergente. Novos parâmetros do Código Civil de 2002.

    10. Responsabilidade Civil nas relações de consumo. Quadro atual e tendências.  Análise das conseqüências jurídicas por ato ilícito na seara consumerista.
     
     
     MÓDULO III - Direito Empresarial
     
     1. O Código Civil e o direito empresarial. Unificação das obrigações. Empresário e Sociedades: panorama atual e principais alterações.

    2. Títulos de crédito. O Código Civil de 2002 e a nova Lei de falências e recuperação judicial.

     
     MÓDULO IV - Consumidor
     
     1. Princípios gerais do Direito do Consumidor. Conceito de Fornecedor e Consumidor.

    2. O consumidor em juízo: pontos específicos das ações consumeristas. Juizados especiais e ações coletivas.
     
     
     MÓDULO V - Posse e Direitos Reais
     
    1. Direitos Reais e Direitos Pessoais. Diferenças e Convergências.

    2. Teoria Geral da Posse. Posse e suas classificações.  Efeitos da posse.

    3. Propriedade. Função social. Da aquisição e perda da propriedade. Usucapião no Código Civil de 2002. Do uso anormal da propriedade.

    4. Condomínio geral e edilício. Direito de Superfície. Promessa de Compra e Venda. Direito Real de uso (usufruto, uso e habitação).

     
    5. Direitos reais de garantia. Penhor, hipoteca e anticrese. Propriedade fiduciária.
     
     
     MÓDULO VI - Família e Sucessões
     
     1. Casamento. Pacto antenupcial. Do regime de bens entre os cônjuges. Dissolução da sociedade e do vínculo conjugal. Separação judicial e divórcio.

    2. Relações de parentesco. Filiação e reconhecimento dos filhos. União estável e concubinato. Relações sócio afetivas e homo afetivas.
     
    3. Alimentos e bem de família.

    4. Sucessão legítima. Herança.  Da vocação hereditária. Herdeiros necessários.  Sucessão testamentária. Das formas de testamento.

    5. Inventário e Partilha. Sonegados. Da anulação da partilha.
     
     
    MÓDULO VII - Metodológico
     
     1. Metodologia da Pesquisa Científica – 20h.
    Teorias do conhecimento aplicadas à ciência e ao desenvolvimento tecnológico. A natureza do conhecimento científico. Métodos e estratégias de estudo na construção do trabalho científico. Noções de pesquisa científica: classificação quanto aos objetivos e quanto ao design. O projeto de pesquisa: seus elementos e seu planejamento. Normas técnicas para a elaboração de textos científicos.

    2. Monografia O aluno terá direito a 12 horas de atendimento individual com o professor da área escolhida. A defesa do trabalho deverá ocorrer até seis meses após o término das aulas, não havendo possibilidades de prorrogação.
     

Últimas visitas ao curso

Solicitar informação à Instituição

"Por gentileza, poderiam me informar os valores das pós graduações e quais são as que vocês possuem na área jurídica? "

Fabíola para Pós-graduação em Direito Civil

Espírito Santo

"Qual o valor para pós graduação em direito civil, qual preço e quais os dias e horários? "

Elane para Pós-graduação em Direito Civil

Espírito Santo

"Gostaria de obter informações acerca da pós-graduação em direito civil, como período de matrícula, início do curso e valor a ser pago. "

Rose para Pós-graduação em Direito Civil

Espírito Santo

"Quero saber informações sobre pós graduação em direito de família, infância, órfãos e sucessões,se há uma que englobe tudo ou se os assuntos são separados. Eu quero saber valores, forma de pagamento, dias e a carga horária, certificado,etc. "

Lidia para Pós-graduação em Direito Civil

Espírito Santo

Outro curso relacionado com direito (vários)

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |