Pós-graduação em Direito Médico - Hospitalar

Solicite informação sem compromisso UCSAL - Universidade Católica do Salvador

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Análisis de educaedu

Max A.

Max A.

Pós-graduação em Direito Médico - Hospitalar

  • Modalidade
    O curso de Pós-graduação em Direito Médico - Hospitalar acontece presencialmente.
  • Duração
    São 405 horas de curso.
  • Certificado oficial
    O aluno receberá o título de especialista em Direito Médico - Hospitalar.
  • Considerações
    O objetivo do curso é formar profissionais com conhecimentos específicos da área para reconhecer e analisar os dilemas da ética médica, dos efeitos jurídicos e de suas implicações na tomada de decisões, assim como a tomada de outras medidas. O curso conta com um corpo docente de excelência formado por mestres e doutores.
  • Dirigido a
    A todos os interessados, formados nas áreas do Direito e da Medicina.
  • Área de atuação
    O profissional poderá trabalhar em lugares como: RR Advogados Associados; Blog Direito e Saúde; H. Giostri Advocacia.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Pós-graduação em Direito Médico - Hospitalar - Presencial - Salvador - Bahia

  • Objectivos
    Focalizar os aspectos teóricos e práticos do Direito Médico, fornecendo os instrumentos necessários para o reconhecimento e análise dos dilemas da ética médica, dos efeitos jurídicos e de suas implicações na tomada de decisões, aproximando as reflexões da realidade vivenciada no cotidiano profissional, bem como para a compreensão das obrigações derivadas dos contratos do sistema de saúde como um todo, à luz dos princípios consagrados na Constituição Federal de 1988 e no Código de Defesa do Consumidor. OBJETIVOS ESPECÍFICOS • Estabelecer um diálogo permanente entre o Direito e a Medicina, avaliando constantemente o que acontece, evolui e se modifica, buscando respostas aos novos desafios da pós-modernidade. • Atender às postulações da sociedade contemporânea, resgatando o caráter humanista da Medicina, tendo como paradigmas os direitos fundamentais à vida, à saúde, à liberdade, à dignidade da pessoa humana e à solidariedade social, visando ao aprimoramento da relação médico-paciente. • Aperfeiçoar e orientar o exercício multiprofissional na área de saúde mediante a exegese crítica das diretrizes, leis, códigos de ética e declarações e recomendações nacionais e estrangeiras pertinentes. • Analisar reflexivamente a jurisprudência nacional e estrangeira acerca dos principais conflitos oriundos da relação médico-paciente. • Conhecer as relações jurídicas obrigacionais e contratuais derivadas da atividade médico-hospitalar , analisando a sua formação, espécies, efeitos e interpretação conforme o direito à informação, a função social e à boa-fé objetiva. • Especializar profissionais na área preventiva e repressiva ligada à responsabilidade médica e hospitalar. • Fomentar o debate e a reflexão acerca dos direitos e deveres dos pacientes e dos profissionais de saúde. • Estimular a mediação e a resolução de conflitos em saúde.
  • Estágios
    Não
  • Dirigido a
    O curso destina-se a todos os profissionais graduados na área jurídica e na área médica e de saúde, além de áreas correlatas.
  • Titulação
    Especialista em Direito Médico - Hospitalar
  • Conteúdo

    ESTRUTURA CURRICULAR

    APRESENTAÇÃO

    O crescente número de ações judiciais interpostas nos tribunais brasileiros com base em erros médicos faz despontar uma verdadeira judicialização da atividade médica, exigindo um olhar mais aguçado sobre a conduta do profissional da saúde. A relação médico-paciente, historicamente paternalista, vem se alterando diante de fatores como o acesso à informação, a conquista dos direitos humanos fundamentais e o desenvolvimento tecnológico da medicina clínica que traz inúmeros benefícios para a humanidade, mas também potencializa o risco e aumenta os danos e as seqüelas.
    Sendo assim, as relações humanas intersubjetivas e a relação saúde-doença exigem um olhar multidisciplinar e sistêmico que ultrapasse a simplista visão mercadológica e possibilite a realização da dignidade da pessoa humana e da solidariedade social. O Curso de Especialização em Direito Médico-Hospitalar é uma excelente oportunidade para a busca do aprimoramento científico e profissional de todos os interessados.


    PÚBLICO-ALVO


    O curso destina-se a todos os profissionais graduados na área jurídica e na área médica e de saúde, além de áreas correlatas.


    OBJETIVO


    Focalizar os aspectos teóricos e práticos do Direito Médico, fornecendo os instrumentos necessários para o reconhecimento e análise dos dilemas da ética médica, dos efeitos jurídicos e de suas implicações na tomada de decisões, aproximando as reflexões da realidade vivenciada no cotidiano profissional, bem como para a compreensão das obrigações derivadas dos contratos do sistema de saúde como um todo, à luz dos princípios consagrados na Constituição Federal de 1988 e no Código de Defesa do Consumidor.


    COORDENAÇÃO

    Coordenador Executivo: Prof. Georgeocohama D. A. Archanjo (ocohama@uol.com.br)
    Coordenadora Acadêmica: Profa. Rita Simões Bonelli (ritasimoesbonelli@uol.com.br)
    Vice-Coordenadora Acadêmica: Profa. Roxana Cardoso Borges


    ESTRUTURA CURRICULAR


    Direitos Fundamentais e Cidadania - 30 h/a
    Bioética e Biodireito I - 30 h/a
    Bioética e Biodireito II - 30 h/a
    Ética Médica Aplicada - 20 h/a
    Medicina Legal - 20 h/a
    Medicina do Trabalho - 20 h/a
    Contratos e Medidas Processuais Relacionadas à Atividade Médico-Hospitalar - 30 h/a
    O Código de Defesa do Consumidor e o Direito à Saúde - 20 h/a
    Responsabilidade Civil dos Médicos, dos Hospitais e Clínicas - 40 h/a
    Responsabilidade Penal dos Médicos - 15 h/a
    Responsabilidade Ambiental dos Hospitais e Clínicas - 15 h/a
    Políticas Públicas e Privadas de Saúde - 30 h/a
    Direito Médico-Empresarial - 30 h/a
    Metodologia da Pesquisa Científica I - 15 h/a
    Metodologia da Pesquisa Científica II - 15 h/a
    Trabalho de Conclusão de Curso - 45 h/a
    Metodologia e Didática do Ensino Superior - 60 h/a (optativa)


    **O valor desta disciplina não está incluso no investimento do curso

Últimas visitas ao curso

Solicitar informação à Instituição

"Boa tarde, desejo informações sobre a grade curricular da pós e se o foco é a área medica ou do direito bem como de valores, dias de aula e processo seletivo. "

Theresa para Pós-graduação em Direito Médico - Hospitalar

Minas Gerais

"Sou estudante de direito e curso o 8°semestre, tenho grande interesse em fazer uma pós ou Pós-graduação em Direito Médico - Hospitalar e gostaria que me mandassem o maior número de informações possíveis sobre o curso."

Débora para Pós-graduação em Direito Médico - Hospitalar

Rio Grande do Sul

"Eu acabei de achar o site com os cursos de pós, e me interessei pela de direito médico e hospitalar e gostaria de saber maiores informações. Qual a duração do curso? Ele é 100% presencial? "

Glauco para Pós-graduação em Direito Médico - Hospitalar

Goiás Estado

Outro curso relacionado com direito (vários)

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |