Pós-Graduação em Educação Infantil e Séries Iniciais - A Distância

Solicite informação sem compromisso FAEL - Faculdade Educacional da Lapa

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Pablo Nieves

Pablo Nieves

Pós-Graduação em Educação Infantil e Séries Iniciais

  • Modalidade
    O curso pertence à modalidade de ensino à distância.
  • Certificado oficial
    Certificado de pós - graduação emitido pela instituição.
  • Considerações
    A Pós-Graduação em Educação Infantil e Séries Iniciais oferece ao profissional uma sólida formação no sentido do desenvolvimento de habilidades e competências para pensar e vivenciar o processo de ensino e aprendizagem na educação infantil e nas séries iniciais, de forma lúdica. O curso busca ainda, propiciar os fundamentos e pressupostos pedagógicos no processo de alfabetizaçã, qualificar profissionais da Educação Infantil e Séries Iniciais para exercerem com competência teórico-metodológica as suas atividades didático-pedagógicas, diante das exigências do nosso tempo e dos desafios cotidianos da escola. Além disso, o curso permite que o profissional desenvolva habilidades como a capacidade de sistematizar conhecimentos teórico-práticos nas áreas de docência em Educação Infantil e Séries Iniciais, para maior compreensão dos saberes e vivências demandados pela criança, considerando as particularidades da educação infantil e sua articulação com o ensino fundamental.
  • Dirigido a
    Professores da Educação Infantil e Séries Iniciais interessados em aprofundar as dimensões do “saber ensinar” e do “saber cuidar”.
  • Área de atuação
    Escolas e instituições de educação da rede pública e privada.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Pós-Graduação em Educação Infantil e Séries Iniciais - Online

  • Objectivos
    Possibilitar o desenvolvimento de habilidades e competências para pensar e vivenciar o processo de ensino e aprendizagem na educação infantil e nas séries iniciais, de forma lúdica, como também propiciar os fundamentos e pressupostos pedagógicos no processo de alfabetização. Qualificar profissionais da Educação Infantil e Séries Iniciais para exercerem com competência teórico-metodológica as suas atividades didático-pedagógicas, diante das exigências do nosso tempo e os desafios cotidianos da escola. Sistematizar conhecimentos teórico-práticos nas áreas de docência em Educação Infantil e Séries Iniciais, para maior compreensão dos saberes e vivências demandados pela criança, considerando as particularidades da educação infantil e sua articulação com o ensino fundamental. Garantir qualificação profissional do professor da Educação Infantil e Séries Iniciais, reconhecendo as dimensões do “saber ensinar” e do “saber cuidar”.
  • Titulação
    Pós-Graduação em Educação Infantil e Séries Iniciais
  • Conteúdo
    Módulo Básico
    Educação e Currículo: Fundamentos e Práticas Pedagógicas
    Ementa : As teorias do currículo: uma perspectiva histórica. Fundamentos teóricos-práticos para elaboração, organização e implementação de propostas curriculares. Relações entre políticas educacionais e currículo. O currículo como instrumento pedagógico de construção e reconstrução dos saberes. Articulação entre multiculturalismo, políticas culturais e currículo. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular. Abordagens teóricas diferenciadas do gênero, da sexualidade, do patriarcado,
    da etnia, das minorias sociais e as intersecções com a educação. Diferenças e preconceitos na escola.

    Tendências do Pensamento Pedagógico Contemporâneo
    Ementa: A Pedagogia no contexto das Ciências Humanas. As tendências pedagógicas: pedagogia tradicional, escola nova, escola tecnicista e tendências progressistas. Fundamentos teórico-metodológicos da abordagem construtivista. A concepção sócio-interacionista. Educação, modernidade e pós-modernidade.

    Organização Escolar: Pressupostos Teórico-Metodológicos
    Ementa : Fundamentos da perspectiva histórica sobre a organização escolar. A organização da escola face às consolidações da sociedade capitalista. A sociedade contemporânea e os movimentos de reforma e mudanças da escola. O impacto do modelo da administração empresarial sobre a organização escolar. A organização democrática da escola pública: desafios cotidianos. A administração das situações-problema ajustadas ao nível e às possibilidades do aluno. A construção coletiva do projeto político-pedagógico. O conceito público e privado e suas implicações na organização escolar. O papel do gestor escolar na organização dos espaços educativos extra-escolares: empresas, hospitais, movimentos sociais, sindicatos, penitenciárias e organizações não-governamentais.

    Psicologia da Educação
    Ementa : Principais correntes psicológicas. Contribuição da Psicologia à educação. A abordagem teórica dos aspectos humanistas,  interacionistas e construtivistas da educação. A Psicologia na formação do profissional em educação. O desenvolvimento cognitivo, sua relação com o desenvolvimento afetivo e a apropriação dos conceitos científicos. Dificuldades de aprendizagem. O fracasso escolar. Psicanálise e educação: limites e possibilidades. O surgimento da educação inclusiva. A proposta da UNESCO: educação para todos e educação inclusiva. A Psicanálise e a lógica do “para todos” e do “não-todo”.

    Módulo Específico
    Metodologia da Pesquisa Científica (multimídia)
    Pesquisa e ação educativa. Aspectos teóricos da pesquisa qualitativa e quantitativa aplicada à educação. Reflexões sobre a atividade do gestor no contexto escolar. Estudo de caso de uma problemática do cotidiano escolar. Elaboração de monografia.

    Fundamentos da Educação Infantil
    Fundamentos políticos da educação infantil. Políticas econômicas para educação infantil. Fundamentos sociais da educação infantil no Brasil. Conceitos de infância, família e sociedade. Historicidade da educação infantil no Brasil. Funções da educação infantil. Políticas de atendimento à infância. Instituições públicas. Instituições privadas. Creches e pré-escolas. Relações entre educação infantil e ensino fundamental. Articulações dos conteúdos. Psicologia e educação infantil.

    Teorias do Desenvolvimento e da Aprendizagem na Educação Infantil e Séries Iniciais
    A socialização na infância. Desenvolvimento infantil. Pressupostos teóricos e abordagens metodológicas no estudo do desenvolvimento da aprendizagem na criança. Teorias psicológicas do desenvolvimento infantil. Comportamento de apego. Agnosticismo. Interação criança e adulto, interação criança e criança, interação criança e escola, interação criança e comunidade.

    Alfabetização e Letramento
    Estruturação da educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental. Estrutura de creches. Atividades e profissionais. Formação específica. Parâmetros curriculares nacionais aplicados à educação infantil e as séries iniciais. Estruturação de salas de aula e ambientes. Desenvolvimento de programas e atividades em educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental no processo de alfabetização. Construção de propostas educativas. Alfabetização e implicações no processo de letramento. Concepções pedagógicas voltadas à alfabetização. Relação família e escola e sua importância na educação infantil e séries iniciais.

    Aprendizagem da leitura, da escrita e compreensão e produção textual
    A escrita e a representação da fala. A leitura. A palavra como unidade da escrita. A produção textual. O trabalho com a escrita. A criança como sujeito da linguagem.

    Metodologia do Ensino de Matemática nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental
    Metodologia de ensino para a educação infantil e séries iniciais. Os números e o processo de alfabetização. Educando através da Matemática.

    Organização e legislação da Educação Infantil no Brasil
    Sistema educacional brasileiro. Regras normas e leis aplicáveis ao ensino infantil e fundamental. Análise crítica e comparativa. Aspecto legal e realidade da educação infantil no Brasil. Atuação profissional. Necessidades de formação de profissionais docentes. Integração entre ensino infantil e fundamental. Indicadores de problemas sociais na educação infantil. Perspectivas para educação infantil e fundamental no Brasil.

    Módulo de Nivelamento
    Ambientes de Aprendizagem em EAD (multimídia)
    A auto-aprendizagem. A mediação dos recursos didáticos sistematicamente organizados. Os suportes de informação veiculados ao sistema de comunicação.

    Metodologias de Ensino em EAD (multimídia)

    Estrutura Tecnológica Educon. Estrutura comunicacional Educon. Metodologia para cursos na modalidade da educação a distância. A nova prática docente. A nova prática discente. Como estudar na modalidade não presencial.

    Calendário dos Módulos
    Para acessar o calendário das turmas anteriores, entre com seu login/senha de aluno. No menu clique em Conteúdo e lá estará o link para os Calendários de Aulas.

Outro curso relacionado com atenção e animação infantil

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |