Pós-graduação em Elaboração e Análise de Plano de Negócios

Solicite informação sem compromisso FSDB - Faculdade Salesiana Dom Bosco

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Pablo Nieves

Pablo Nieves

Pós-graduação em Elaboração e Análise de Plano de Negócios

  • Modalidade
    Esse curso possui modalidade presencial.
  • Duração
    O curso apresenta uma carga horária total de 360horas de aula.
  • Certificado oficial
    Especialista em Elaboração e Análise de Plano de Negócios.
  • Considerações
    A questão da Sustentabilidade e responsabilidade ambiental vem crescendo com frequência em todo mundo. O objetivo da especialização em Elaboração e Análise de Plano de Negócios para o Desenvolvimento Sustentável da Faculdade Salesiana Dom Bosco-FSDB, é justamente auxiliar profissionais graduados em qualquer área do conhecimento, no desenvolvimento, coordenação e aplicação de projetos dentro do seu local de trabalho, voltados aos princípios do desenvolvimento sustentável e da gestão ambiental. A FSDB oferece cinquenta vagas anuais para esse curso, que é realizado aos sábados, das 9 às 12 horas e das 14:00 às 17 horas.
  • Dirigido a
    O curso de Pós Graduacao em Elaboracao e Análise de Plano de Negócios para o Desenvolvimento Sustentável da FSDB, é dirigido a profissionais de qualquer área do conhecimento que possuam interesse em desenvolver projetos ligados a sustentabilidade.
  • Área de atuação
    O especialista em Elaboração e Análise de Plano de Negócios para o Desenvolvimento Sustentável, poderá desenvolver e implementar projetos na área dentro do seu local de trabalho como também atuar no Magistério em instituições de ensino, lecionado aulas sobre o tema.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Pós-graduação em Elaboração e Análise de Plano de Negócios - Presencial - Manaus - Amazonas

  • Objectivos
    Continuar a formação dos profissionais graduados através de disciplinas e atividades extra-sala que lhes proporcionem as condições para elaborar, assessorar, coordenar e avaliar planos de negócios que respeitem os princípios do desenvolvimento sustentável e incorporem os preceitos da gestão ambiental no âmbito de políticas de desenvolvimento sustentável.
  • Dirigido a
    Educadores, gestores e demais profissionais graduados nas diversas áreas do conhecimento interessados em desenvolver projetos de pesquisa e de intervenção direcionados para a solução de problemas de ordem sócio-ambiental no âmbito local.
  • Titulação
    Especialista em Elaboração e Análise de Plano de Negócios para o desenvolvimento Sustentável
  • Conteúdo

    Justificativa

    Atualmente, as propostas para o desenvolvimento da Amazônia tornaram-se inevitavelmente marcadas pelo emergente paradigma da sustentabilidade. Nesse sentido, o desenvolvimento seria sustentável apenas se o modelo aplicado coadunasse o crescimento econômico com a conservação dos recursos naturais e a disseminação da justiça social. Porém, uma breve revisão sobre a vasta literatura produzida ao longo da construção da noção de sustentabilidade revela uma complexa dualidade.
    Está posto que, na mesma noção, coexistem visões opostas de sociedade e de usos dos recursos naturais. Por um lado, há grupos de interesse que admitem os erros cometidos pelos modelos centrados no crescimento econômico e bem-estar social implementados após a II Guerra Mundial e preconizam ajustes que contemplem as questões sócio-ambientais sem alterar a essência do modelo capitalista. Em oposição, estão os que investigam e propõem modelos produtivos alternativos ao capitalismo concentrador, enfatizando as vantagens sociais e ecológicas das experiências construídas em torno de modelos de economia solidária e cooperativa.
    Invariavelmente, os indivíduos e organizações têm orientado a sua ação prática de acordo com esses diferentes interesses e convicções, produzindo experiências cuja natureza revela de qual grupo aproximam-se ou distanciam-se. É assim que, na Amazônia do século XXI, os diferentes projetos de intervenção social e produção de riquezas, regidos pela noção de sustentabilidade, terão em comum o discurso centrado na intenção de conservar os recursos naturais e na responsabilidade social. Porém, as formas de repartição dos resultados e os modelos de gestão de cada projeto revelam, em si, a tendência que este segue em relação aos diferentes interesses constituintes da noção de sustentabilidade que o fundamenta.
    Nesse contexto, cabe ao especialista na Elaboração e Análise de Planos de Negócios para o Desenvolvimento Sustentável aplicar as habilidades e competências construídas e desenvolvidas ao longo da sua formação na elaboração de projetos para o desenvolvimento local. Essa aplicação ocorrerá através da identificação da natureza dos projetos que propõe, assessora, coordena ou avalia de modo que tenha clareza dos instrumentos que utilizará para gerenciá-los ou avaliá-los em conformidade com os princípios da sustentabilidade e os preceitos da gestão ambiental e o desenvolvimento social. Na condição de gestor, terá conhecimentos sobre as políticas de gestão ambiental para criticar e propor ajustes em programas de desenvolvimento sustentável local nos diversos níveis de atividade socioeconômica.
    Esse perfil profissional desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável na Amazônia da FSDB é imprescindível para minimizar incertezas e dirimir dúvidas sobre a natureza dos modelos de desenvolvimento para a Amazônia. Atingido esse objetivo, esta instituição estará proporcionando a formação do capital social imprescindível para que se desenvolva in loco um pensamento crítico e uma epistemologia coerente com as necessidades de avaliar e coordenar os projetos de desenvolvimento sustentável local na Amazônia.

    águas e energia 40 horas
    Ementa: Noções sobre a problemática: natureza versus desenvolvimento. Impactos ambientais e socioeconômicos dos usos atuais dos recursos naturais na Amazônia: solos, florestas e águas. Sistemas de Produção e distribuição de energia. Políticas de regulação do uso dos recursos naturais na Amazônia.
    Professor:

    Política e Gestão Ambiental 40 horas
    Ementa: Fundamentos das políticas de gestão ambiental. Evolução das políticas de gestão ambiental no Brasil. Políticas de gestão ambiental na Amazônia. EIA/RIMA. Gestão ambiental integrada. Normas ISO e SA 8000
    Professor:

    MÓDULO 03: FORMAÇÃO ESPECÍFICA 140 HORAS LETIVAS
    Gestão de Custos 40 horas
    Ementa: Conceitos: gastos, despesas, custos, perda e ganho. Classificação dos custos. Método de apropriação de custos: absorção e variável. Análise de custo-volume-lucro. Formação de preços. Noções de Orçamento.
    Professor:

    Elaboração de Plano de Negócios 60 horas
    Ambiente econômico empresarial. Estrutura do plano de negócios. Definição do negócio. Variáveis do plano de negócios: Fluxo de caixa. Noções de mercados: clientela, localização, fornecedores, vendas, concorrência, plano de marketing. Processo operacional: a escala do projeto, processo produtivo e equipamento. Fontes de financiamento. Aspectos administrativos e jurídicos do Plano de Negócios.

    Análise e Avaliação de Plano de Negócios 40 horas
    Ementa: Avaliação econômico-financeira do plano de negócios: payback, taxa interna de retorno, valor presente líquido, ponto de equilíbrio, rentabilidade. Previsão de venda, produção, custos, despesas, investimentos e fluxos de caixa. Decisão sobre a viabilidade do projeto. Análise de sensibilidade e simulação. Avaliação de riscos e incertezas. Previsão dos impactos que fatores de risco impõem aos estudos de viabilidades de projetos.
    Professor:

    Metodologia do Ensino Superior 30 horas
    Ementa: Organização do trabalho e a produção social do sistema de ensino superior. O processo de ensino-aprendizagem. Interação professor-aluno-comunidade. Atuação em sala de aula. Métodos e técnicas de ensino. Sistemas de Avaliação.
    Professor:

    Carga horária Total 360 horas letivas
    Trabalho de Conclusão de curso 40 horas letivas
    Elaboração de um Plano de Negócios

Últimas visitas ao curso

Solicitar informação à Instituição

"Quem é graduado tecnólogo em logística empresarial pode fazer a Pós-graduação em Elaboração e Análise de Plano de Negócios? O certificado de graduação é reconhecido pelo Mec. "

Raimundo para Pós-graduação em Elaboração e Análise de Plano de Negócios

Amazonas

Outro curso relacionado com gerenciamento ambiental

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |