Pós-graduação em Gestão Ambiental Integrada

Solicite informação sem compromisso UNITAU Universidade de Taubaté

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Pablo Nieves

Pablo Nieves

Pós-graduação em Gestão Ambiental Integrada

  • Modalidade
    A Pós-graduação em Gestão Ambiental Integrada é realizada de modo presencial.
  • Duração
    Consultar.
  • Certificado oficial
    Especialista em Gestão Ambiental Integrada é o título dado ao aluno.
  • Considerações
    A Pós-graduação em Gestão Ambiental Integrada da UNITAU tem como proposta realizar uma maior capacitação para que os profissionais saibam como desenvolver projetos que tenham como objetivo diminuir a poluição no meio ambiente. A ideia também é integrar isso à procura por um modelo que una tanto o ecológico com o empresarial, já que as instituições valorizam muito essa área. Dessa forma, o profissional estudará sobre o marco regulatório do setor ambiental e poderá ajudar no trabalho junto a ONGs para a preservação e o desenvolvimento de projetos ambientais.
  • Dirigido a
    A Pós-graduação em Gestão Ambiental Integrada foi definida pensando um profissionais da área de Engenharia Ambiental e Biologia.
  • Área de atuação
    Este especialista pode trabalhar na WWF e no IBAMA.

Comentários sobre Pós-graduação em Gestão Ambiental Integrada - Presencial - Taubaté - São Paulo

  • Objectivos
    Capacitar profissionais para o exercício de funções de Gestão Ambiental Integrada no setor público e privado através do ensino/aprendizagem de técnicas empresariais, de aspectos sócio-econômicos e de práticas comportamentais; atualizar profissionais que já estejam exercendo funções gerente, supervisor, entre outras, em qualquer área empresarial envolvida com a conservação ambiental; assegurar os requisitos mínimos necessários à formação de docentes para ingresso no magistério de nível superior.
  • Dirigido a
    Empresários, executivos e profissionais de nível superior que pretendam se especializar e/ou atualizar em Gestão Ambiental Integrada, conforme os objetivos expostos. Também se aplicam a profissionais de diversas áreas, não-especialistas, que terão a oportunidade de participar, questionar e compreender os pontos críticos da atividade empresarial no atual contexto da economia brasileira e mundial.
  • Titulação
    Especialista em Gestão Ambiental Integrada
  • Conteúdo
    - Gestão Estratégica Integrada:

    Estudar a Gestão Estratégica e Corporativa no contexto de uma organização, com uma abordagem de sistema de informações gerenciais e suas relações com a tomada de decisão.

    - Economia do Meio Ambiente:

    Desenvolver conceitos e estratégias que levem em consideração as contradições e interações entre a economia na ordem global e o meio ambiente, bem como associar a importância da normalização e da certificação ambiental como estratégia intrínseca da prática gerencial de empresas de diferentes portes a área de atuação.


    -Preservação, Conservação e Desenvolvimento Sustentável:

    Introduzir os conceitos e princípios de preservação e conservação do meio ambiente bem como apresentar e discutir estratégias de desenvolvimento sustentável no sentido de estabelecer critérios práticos para a inclusão desses princípios na gestão empresarial de diversos ramos de atividade econômica.


    -Epidemiologia e Toxicologia Ambiental:

    Introdução aos estudos de Epidemiologia e Toxicologia Ambiental, Toxicologia e mecanismos das intoxicações, fatores de risco; características especiais do ambiente que interferem no padrão de saúde da população; efeitos adversos, para o ser humano e para o meio ambiente, decorrentes da produção, armazenagem, transporte, manuseio, uso e descarte de produtos em geral.

    - Gestão do Ar, Água, Solo e Resíduos Sólidos:

    Introduzir conceitos dos princípios de gestão dos elementos ar, água, solo e suas interfaces com os resíduos sólidos gerados nos diferentes processos de uso e ocupação e os riscos à saúde humana e ambiental.


    -Gestão da Qualidade Ambiental:

    Desenvolver as estratégias de gestão da qualidade ambiental e da aplicação das novas técnicas empresariais, com finalidade de melhoria contínua em cada nível de operação e em cada área funcional de uma organização, utilizando os recursos financeiros, materiais e humanos disponíveis, bem como fundamentar o foco da qualidade nas questões ambientais.


    - Elaboração e Análise de Projetos Ambientais:

    Estudar os conceitos operacionalizáveis da teoria de projetos, cobrindo todo o ciclo de um projeto. Também, pretende-se enfatizar a importância das análises técnico-econômicas de projetos ambientais considerando a abordagem de custo-benefício no contexto atual de Economia Global.

    Identificar o perfil do gerente de projeto, suas características, funções e atributos. Compreender o processo de formação de equipes. Estudar os aspectos de motivação, liderança e resolução de conflitos no contexto dos projetos;

    Estudar o ciclo de vida dos projetos e programas, suas fases e etapas, com ênfase no planejamento, execução e controle.


    - Análise e Gerenciamento de Riscos Ambientais:

    Introduzir conceitos que possibilitem a análise dos riscos ambientais, bem como, discutir conceitos e ações de gerenciamento que possibilitem treinar e motivar os gestores empresariais para a redução de riscos ambientais e melhoria continua da performance ambiental de suas empresas.


    - Legislação e Educação Ambiental:

    Demonstrar a necessidade do desenvolvimento e implementação da Legislação como forma de implementação de uma política de educação ambiental e como guia para o re-direcionamento da atividade econômica de forma a constituir uma sociedade melhor informada e mais engajada nos processos econômicos, políticos e ambientais. Serão enfocadas também estratégias para que a comunidade empresarial saiba tirar proveito construtivo desses processos e passe a contribuir efetivamente para sua consolidação.


    - Carbono: Ciclo, MDL e Mercado Internacional

    Introduzir conceitos sobre a ciclagem de carbono no sistema terrestre e em diferentes ecossistemas para que o mesmo seja compreendido em suas várias dimensões e, principalmente, apresentar e discutir estratégias pragmáticas para o estabelecimento do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) dentro do contexto do Protocolo de Quioto e outras regulamentações atuais. Finalmente explorar as alternativas e oportunidades de negócios que surgem com o estabelecimento do mercado internacional de carbono.


    - ISO 14001: Sistemas de Gestão Ambiental – Interpretação, Implantação e Formação de Auditores:

    Desenvolver e aprofundar os conhecimentos teóricos e práticos relativos a interpretação e utilização da norma ISO 14001.


    - Comportamento Organizacional:

    Estudar a importância do comportamento organizacional na criação e sustentação de uma margem competitiva;

    Estudar as três subáreas do comportamento organizacional - micro, meso e macroorganizacional - e apresentar aplicações de cada uma delas;

    Desenvolver uma visão geral da história do pensamento na administração e discutir as abordagens científica e administrativa das relações humanas e dos sistemas abertos e suas contribuições para a administração;

    Simular alguns exemplos de questões atuais enfrentadas pelos gerentes.


    - Didática e Metodologia do Ensino Superior I:

    Reconhecer a importância que a abordagem científica tem para o desenvolvimento do conhecimento;

    Aplicar as normas para preparação e apresentação de trabalhos científicos;

    Planejar apresentações orais e/ou escritas em público.


    - Didática e Metodologia do Ensino Superior II:

    Reconhecer a utilidade dos conceitos pedagógicos na sua prática profissional;

    Caracterizar os componentes essenciais de um plano de ensino, transpondo-os para situações de sua área de atuação;

    Identificar os fatores que favorecem e os que bloqueiam as atividades de um grupo;

    Planejar apresentações orais e/ou escritas relativas a sua área de atuação.


    - Monografia de Conclusão de Curso:

    Trabalho a ser elaborado pelo pós-graduando com tema referente aos objetivos do curso. A monografia será avaliada por uma banca examinadora composta conforme normas da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação.


    - Seminários:

    Palestras programadas com temas da atualidade que complementam a formação executiva do pós-graduando.


    - Estudos Dirigidos e Atividades Extra-classe:

    Atividades desenvolvidas pelo pós-graduando como complementação aos módulos, seminários e elaboração da Monografia de Conclusão de Curso.

    Instituto Educere

    O Instituto Educere, parceiro da Unitau, visando ao desenvolvimento do profissional do Vale do Paraíba, oferecerá 303 bolsas parciais de estudos, conforme descrito na tabela abaixo.

    Percentual da bolsa* - Número de bolsas
    • 85% - 1 Bolsa
    • 70% - 1 Bolsa
    • 50% - 1 Bolsa
    • 30% - 300 bolsas
    * O percentual da bolsa de estudos será aplicado sobre o valor mensal do curso, de R$ 303,00 (trezentos e três reais), não cumulativo com outros descontos.

    As bolsas de 85%, 70% e 50% serão concedidas aos 3 primeiros classificados no processo seletivo, de acordo com a nota obtida na prova de redação descrita no item 4.4. As 300 bolsas de 30% serão concedidas aos 300 primeiros inscritos que forem aprovados no processo seletivo.

    Nos casos de empates serão utilizados os seguintes critérios para desempate:
    1. Data de inscrição no processo seletivo, ficando mais bem classificado quem aquele que tiver efetuado a inscrição antes dos demais;
    2. Permanecendo o empate, será utilizada a idade, ficando mais bem classificado o candidato mais velho;
    3. Permanecendo o empate, será realizado sorteio.
    Só concorrerão às bolsas de estudos os candidatos que participarem do processo seletivo dos dias 13, 14 ou 15 de dezembro de 2012, por meio da realização da prova de redação.

Últimas visitas ao curso

"Gostaria de saber o valor das mensalidades para a Pós-graduação em Gestão Ambiental Integrada. "

Alexandre para Pós-graduação em Gestão Ambiental Integrada

São Paulo

"Estou fazendo pós em educação ambiental e fiz outros curso, mas eu desejaria começar a Pós-graduação em Gestão Ambiental Integrada. Eu desejo atuar na área, habilitando-me inclusive para concursos públicos, por isso gostaria de receber informações sobre essa especialização."

Norma para Pós-graduação em Gestão Ambiental Integrada

Rio de Janeiro

"Tenho interesse em ampliar meus conhecimentos em meio ambiente e gostaria de saber se em primeiro lugar com minha formação em educação física eu conseguiria acompanhar a Pós-graduação em Gestão Ambiental Integrada e em segundo lugar saber o valor do investimento. "

Camila para Pós-graduação em Gestão Ambiental Integrada

São Paulo

"Eu gostaria de obter informações sobre a Pós-graduação em Gestão Ambiental Integrada e mestrado da instituição. Quais são as datas de início?"

Jefferson para Pós-graduação em Gestão Ambiental Integrada

São Paulo

Outro curso relacionado com gerenciamento e gestão do meio ambiente

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |