Pós-graduação em Gestão Ambiental

Solicite informação sem compromisso UNIVIX

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Análisis de educaedu

Mônica Almeida

Mônica Almeida

Pós-graduação em Gestão Ambiental

  • Modalidade
    Presencial na Instituição de Ensino na sede Vitória.
  • Duração
    O curso dura 420 horas, e é dividido em 5 módulos.
  • Certificado oficial
    O diploma de Especialista em Gestão Ambiental será fornecido ao final do curso.
  • Considerações
    O curso da UNIVIX capacita o estudante a desenvolver estratégias de gestão de projetos sustentáveis de exploração natural, diminuindo os efeitos causados pela poluição e pelo homem. A curso está pensado para fornecer uma formação básica, para que o aluno tenha uma visão sistêmica das situações e conflitos comuns na profissão.
  • Dirigido a
    Qualquer pessoa graduada no ensino superior.
  • Área de atuação
    O mercado de trabalho cresce a cada dia, pois atualmente as empresas estão mais conscientes em relação a essa questão. Os profissionais dessa área podem atuar em empresas públicas, privadas, ONGS, Institutos de Pesquisa, etc.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Pós-graduação em Gestão Ambiental - Presencial - Vitória - Espírito Santo

  • Objectivos
    A estrutura curricular está direcionada para fornecer uma formação básica nas ciências ambientais, possibilitando ao aluno ter uma visão sistêmica dos problemas que irá enfrentar nas suas atividades como gestor ambiental.
  • Dirigido a
    O curso está destinado a profissionais graduados nas três áreas de conhecimento (humanas, saúde e tecnológica), e que desejam atuar como gestores ambientais, tanto no setor público como privado.
  • Titulação
    Especialista em Gestão Ambiental
  • Conteúdo

    Módulo I – Básico
     
    1. Ecologia – 20h.

    Introdução. Importância da Ecologia. Características gerais do Planeta Terra. O ser vivo, composição, ciclo de vida, ações vitais, tipos e funções e nicho ecológico. Conceito de espécie. Diversidade animal, vegetal e ambiental. As comunidades, Interações entre espécies diferentes. Diversidade das comunidades, Sucessão e zonação ecológica. Contaminantes, fatores ecológicos físico-químicos e biológicos. Fatores limitantes. Valência ecológica. Ciclos biogeoquímicos. Princípios gerais da ciclagem de nutrientes. O fluxo de energia no ecossistema. O ecossistema. Estrutura e princípios gerais do ecossistema Habitats. Os ecossistemas do Espírito Santo A estabilidade do ecossistema. Interferências do homem nos ecossistemas e ecologia aplicada

    2. Geoprocessamento Aplicado à Gestão Ambiental – 20h.
    Definições. Utilização de Dados Espaciais. Áreas do Geoprocessamento. Aplicações Típicas. SIG – Ambiente de Análise e Integração. Base de dados – Posicionamento geográfico.

    3. Legislação e Direito Ambiental – 20h.
    Sistema de Licenciamento e Controle das Atividades Poluidoras ou Degradadoras do Meio Ambiente denominado SILCAP. Formação do direito ambiental. Sistema nacional de meio ambiente. Sistemas de licenciamento ambiental. Lei de crimes ambientais. Resoluções CONAMA.

    4. Análise e Tratamento de Dados – 20h.
    Conceitos básicos em estatística. Técnicas de amostragem. Distribuição de freqüência. Gráficos. Medidas de proporção. Medidas de dispersão. Probabilidade. Distribuições de probabilidade. Distribuições amostrais. Estimação. Testes de hipóteses. Análise de variância. Correlação e regressão. Séries temporais. Aplicações de softwares estatísticos. Aplicações na área de Gestão Ambienta
     
    Seminário Integrador do Módulo I
     
    Módulo II - Tecnologia Ambiental
     
    5. Gestão das Águas – 20h.

    Recursos hídricos e desenvolvimento econômico e social. Aspectos quantitativos e qualitativos. Poluição das águas. Tecnologias de controle de poluição. Instrumentos legais de gestão dos recursos hídricos

    6. Gestão do Ar – 20h.
    Poluição do ar. Classificação e Característica da poluição do ar e influência de parâmetros meteorológicos, monitoramento da qualidade do ar e de emissão. Tecnologias de controle de poluição do ar. Modelos matemáticos de dispersão atmosférica. Gestão Ambiental – Apresentação de estudos de casos.

    7. Gestão dos Resíduos Sólidos – 20h.
    Introdução aos problemas dos resíduos sólidos e impactos no meio ambiente. Legislação específica de resíduos. Classificação de resíduos (NBR 10004). Tipos de resíduos. Sistema de tratamento e disposição final de resíduos. Estudo de caso.

    8. Sustentabilidade Ambiental – 20h.
    Desenvolver uma nova referência conceitual e contextual relativa ao tema Sustentabilidade para o Gestor Ambiental, permitindo-o compreender como as muitas dimensões da Sustentabilidade afetam a dinâmica das organizações e da sociedade. Habilitar o Gestor Ambiental a identificar novas práticas e ferramentas de gestão, de forma a promover ações efetivas de uma gestão responsável para a Sustentabilidade.
     
    Seminário Integrador do Módulo II
     
    Módulo III - Ferramentas da Gestão Ambiental
     

    9. Contabilidade Ambiental – 20h.
    O que é contabilidade ambiental. Problemas ambientais e soluções políticas. Conceitos contábeis com focados aos problemas ambientais. Passivos ambientais. Evidenciação de informações contábeis. Relatórios ambientais. Indicadores de Eco-eficiência. Gestão de Custos ambientais.

    10. Introdução a Gestão da Qualidade – 20h.
    Histórico e Evolução de gestão da qualidade. Conceitos e Fundamentos Básicos. Abordagens Principais sobre Qualidade. Prêmios para a Qualidade. Normas Série ISO 9000. Metodologias e técnicas para o gerenciamento da qualidade.

    11. Sistema de Gestão Ambiental Integrada – 40h.
    Sistemas de Gestão – SGQ, SGA, SGS, SGRS. Identificação de aspectos ambientais e impactos significantes. Objetivos e metas ambientais. Definição de responsabilidades e autoridades ambientais. Procedimentos de operação e controle. Implementação de um SGA. Processos de certificação de um SGA.

    12. Auditoria Ambiental – 20h.
    Diretrizes para auditoria ambiental. Tipos de auditorias ambientais. Planejamento da auditoria e preparação da lista de verificação. Condução da auditoria. Registros de não-conformidades. Relatórios de auditoria. Acompanhamento de ações corretivas. Auditoria de Sistema de Gestão Ambiental e Auditoria Legal.

    13. Avaliação do Ciclo de Vida – 10h.
    Processos de avaliação do impacto ambiental associado ao ciclo de vida do produto, processo ou serviço.

    14. Avaliação Ambiental – 20h.
    Monitoramento. Avaliação de impacto. Valoração de danos. Análise de passivo ambiental. Relatório de impacto ambiental.
     
    Seminário Integrador do Módulo III
     
     
    Módulo IV - Gestão Ambiental na Prática
     
    15. Gestão Ambiental nas Pequenas e Médias Empresas – 20h.

    As micro e pequenas empresas e o novo cenário econômico. Caracterização das micro e pequenas empresas. Adequação dos requisitos às NBR ISO 14001 NBR ISO 14004. Estudos de casos.


    16. Gestão Ambiental em Entidades Públicas – 20h.
    A política ambiental nacional. Plano de gestão ambiental, manual de meio ambiente e documentação. Procedimentos operacionais e de emergências. Estrutura das responsabilidades, documentação, treinamento, auditoria ambiental, monitoramento do desempenho e das emissões.

    17. Gestão da Sociedade em Meio Ambiente – 20h.
    A dimensão do meio antrópico nos processos de fiscalização, preservação e proteção ambiental. Desenvolvimento sustentável. Estratégias de mobilização e educação sócio-ambiental. Ética e os bens ambientais.

    18. Gestão da Comunicação Ambiental – 20h.
    Os vários canais de mídia disponíveis para disseminação da informação ambiental para as partes interessadas. Relações públicas ambientais e campanhas de propaganda. Mídia de massa para comunicação de temas ambientais. Negociação e persuasão ambiental incluindo lobby e campanhas escritas. Ética na mídia e no meio ambiente. Técnicas para influenciar pessoas na ética ambiental.

    19. Gestão de Projetos Ambientais – 20h.
    Instrumentos de planejamento e controle de projetos; Qualidade e análise de riscos em gerência de projetos. O processo de suprimentos e as modalidades de contratação; Fontes de recursos para a implantação de projetos.
     
    Seminário Integrador do Módulo IV
     
    1. Metodologia da Pesquisa Científica – 20h.
    Teorias do conhecimento aplicadas à ciência e ao desenvolvimento tecnológico. A natureza do conhecimento científico. Métodos e estratégias de estudo na construção do trabalho científico. Noções de pesquisa científica: classificação quanto aos objetivos e quanto ao design. O projeto de pesquisa: seus elementos e seu planejamento. Normas técnicas para a elaboração de textos científicos.

    2. Monografia
    O aluno terá direito a 12 horas de atendimento individual com o professor da área escolhida. A defesa do trabalho deverá ocorrer até seis meses após o término das aulas, não havendo possibilidades de prorrogação.
     

Últimas visitas ao curso

Solicitar informação à Instituição

"Eu me formei agora em serviço social e já atuo na área da industria como técnica em segurança do trabalho e técnica em meio ambiente a 10 anos e gostaria de saber quando inicia esta pós graduação na área ambiental, quais datas e valores. "

Ana para Pós-graduação em Gestão Ambiental

Espírito Santo

"Gostaria de receber informações sobre o curso de pós-graduação em gestão ambiental. Eu quero as informações sobre valores, documentação necessária para o inicio do mesmo e previsão para 2012. Eu termino o curso de graduação em ciências biológicas no final do ano e pretendo começar a pós no ano que vem. "

Juliana para Pós-graduação em Gestão Ambiental

Espírito Santo

"Gostaria de receber informações sobre a pós-graduação em gestão ambiental. Eu sou muito grata pela atenção porque esse curso realmente me interessa. "

Juliana para Pós-graduação em Gestão Ambiental

Espírito Santo

"Sou formanda em tecnologia em irrigação e drenagem e gostaria de saber informações a respeito da pós em gestão ambiental, informações sobre valores e se é de 15 em 15 dias os encontros."

Alice para Pós-graduação em Gestão Ambiental

Espírito Santo

Outro curso relacionado com gerenciamento e gestão do meio ambiente

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |