Pós-Graduação em Pesquisa de Marketing, Opinião Pública e Mídia

Solicite informação sem compromisso FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Pós-Graduação em Pesquisa de Marketing, Opinião Pública e Mídia - Presencial - São Paulo Capital - São Paulo

  • Objectivos
    O objetivo do curso de Pesquisa de Marketing, Opinião Pública e Mídia é oferecer aos alunos os conhecimentos que os capacitem e habilitem para o desenvolvimento de planejamento, execução e análise de projetos e pesquisas em diversas áreas e possibilidades de atuação, direcionadas ao mercado, ao setor público e ao terceiro setor.
  • Dirigido a
    Egressos de cursos superiores e profissionais de nível superior que atuem em Marketing, pesquisa de mercado, opinião, publicidade e propaganda; profissionais de departamentos de Marketing; profissionais de mídia e comunicação; pesquisadores sociais, analistas, assessores e gestores que atuem em áreas do setor público e político; gestores e profissionais que atuem em ONG’s e em Institutos de Pesquisa.
  • Conteúdo
    DISCIPLINAS

    Planejamento de Pesquisa (32 horas):
    Planejamento e estratégia de pesquisa; tipos de pesquisa; reconhecimento das técnicas de pesquisa para tomadas de decisão e gestão estratégica; reconhecimento de oportunidades de novos negócios; definição do problema da pesquisa; desenvolvendo uma abordagem do problema da pesquisa. Fontes estratégicas de conhecimento disponíveis.

    Comportamento do Consumidor e Psicologia de Grupos e Indivíduos (32 horas):
    O que é o comportamento do consumidor; personalidades e aspectos psicográficos do consumidor; processos de motivação; processos de tomadas de decisão do consumidor; influencias situacionais; consumidor e cultura; subcultura e demografia; consumidor e fidelização; consumidor por segmentação; Consumidor Global.

    Sistema de Informação de Marketing (SIM) Análise Macro ambiental e Micro ambiental brasileira – Posicionamento Estratégicos para novos negócios (16 horas):
    Sistema de Informação de Marketing (SIM); análise macro ambiental dos mercados; análise micro ambiental dos mercados; posicionamento estratégico para novos negócios; o mercado em números – dados quantitativos e qualitativos-; posicionamento das marcas e sua participação nos negócios no cenário nacional; o papel da pesquisa de marketing em SIM; avaliação de oportunidades de negócios.

    Análise Sociodemografica Brasileira
    (IBGE) (16 horas)
    :
    Análise sociodemografica brasileira; o Brasil em números; métodos e técnicas dos sensos demográficos; senso Brasil; pesquisa nacional por amostra de domicílios (PNAD); índice de desenvolvimento humano (IDH); índice de desenvolvimento humano municipal (IDH-M); características dos domicílios brasileiros; aspectos demográficos, geográficos, psicográficos, etnográficos, e social, segundo o IBGE; formação de indicadores sociais e de consumo;

    Marketing e Pesquisa (32 horas):
    Administração de marketing. Estratégia de produtos (marcas e preços). Posicionamento no mercado. Construção da marca.

    Métodos e Técnicas de Pesquisa Quantitativa (48 horas):
    Análise descritiva; representações gráficas; medidas de tendência central e medidas de variabilidade; probabilidade; distribuição binominal; distribuição normal; amostragem; Inferência estatística; testes de hipótese; tabelas de contingência; testes não-paramétricos: qui-quadrado; correlações; análise de variância; regressões; estudo pré-teste/ pró-teste de um estudo; elaboração de questionários (instrumento); escalas; tipos de perguntas; escolhas de enunciados das questões; método de coleta.

    Métodos e Técnicas de Pesquisa Qualitativa (60 horas):
    Planejamento e elaboração de roteiro; recrutamento e coleta de dados; analise de resultado; discussão em grupo (DG); entrevista em profundidade e variações; diferenças entre pesquisa qualitativa e quantitativa e seus resultados; moderação; pesquisa exploratória; estudos de cenário; diagnósticos; tendências; pesquisa etnográfica; técnicas projetivas. 

    Estatística Aplicada a Pesquisa e Análise de Dados Quantitativos (48 horas):
    Distribuição de freqüência; medidas de posição; medidas de dispersão; medidas de forma; testes de hipóteses; tabulação cruzadas; estatísticas associadas a tabulação cruzadas; qui-quadrado; coeficiente; contingência; testes paramétricos; amostras independentes; amostra emparelhadas; análise de variância e da covariância; correlação e regressão; regressão bi variada; regressão múltipla;dados ordinais; dados intervalares;  tabulação eletrônica; uso do software SPSS para tabulação e analises de dados quantitativos: conceitos e recursos. Amostragem, planejamento e processos: Amostra ou senso; processo de planejamento de uma amostra; definição da população-alvo; determinação da estrutura amostral; testes de amostras; técnicas de amostras; pesquisa eleitoral de boca de urna.

    Pesquisa Eleitoral e Opinião Pública (32 horas):
    Técnicas de pesquisa eleitoral; seleção dos entrevistados; colégio eleitoral; regras da pesquisa eleitoral; interpretação dos dados coletados; uso Definição de público e opinião pública; processo de formação de informação sobre o mundo, sociedade, instituições e corporações em pesquisa social; pesquisa eleitoral; pesquisa de clima interno; avaliação e monitoramento de Serviços Públicos; efeitos da propaganda negativa; tendências da pesquisa de opinião pública;

    Pesquisa de Mídia
    (32 horas)
    :
    Estudos dos hábitos de mídia (jornal, revista, TV aberta, a cabo e satélite, rádio, cinema teatro, internet, mídia exterior); estudos “Marplan”; consumo por categorias de produtos e serviços; relação entre hábitos de consumo e hábitos de mídia; tendências da pesquisa de mídia; mídia e imagem; exposição em mídia e mensuração de resultados.

    Ética em Pesquisa (12 horas):
    Importância da Ética na pesquisa; diretrizes para decisões éticas; conceito de ética; consumerismo: panorama histórico e aplicações às práticas empresariais contemporâneas; preocupações de ordem política e com a integridade da pesquisa. aspectos éticos da coleta e utilização de dados.

    Seminários Dirigidos em Pesquisa (12 horas):
    Palestras dirigidas com profissionais do mercado.

    Módulo Didático Pedagógico:
    Alunos interessados no Magistério Superior deverão inscrever-se, separadamente, no Módulo Didático Pedagógico.


    Informações Gerais


    Turmas: Sextas das 19h00 às 22h30 e aos Sábados das 09h00 às 12h30.

    Duração:
    1 ano e meio

     

Últimas visitas ao curso

Solicitar informação à Instituição

"Sou graduado em publicidade e propaganda pela FAPCOM (faculdade Paulus de comunicação). Eu me interesso em saber o investimento, duração e local das aulas. "

Clayton para Pós-Graduação em Pesquisa de Marketing, Opinião Pública e Mídia

São Paulo

"Gostaria de saber horários, valores e início de novas turmas. Eu também gostaria de saber se há turmas com horários e/ou dias especiais para pessoas de outros estados. "

Vilma para Pós-Graduação em Pesquisa de Marketing, Opinião Pública e Mídia

Pernambuco

"Gostaria de obter maiores informações a respeito da pós-graduação em pesquisa de marketing, opinião pública e mídia (carga horária, cronograma, conteúdo e valores), bem como previsão de novas turmas. "

Márcia para Pós-Graduação em Pesquisa de Marketing, Opinião Pública e Mídia

São Paulo

"No momento estou trabalhando com pesquisa de opinião pública e gostaria de fazer uma pós-graduação na área. Como moro e trabalho em Brasília, preciso que o curso seja a distância ou em encontros nos fins-de-semana. Eu gostaria de receber um prospecto detalhado do curso. "

Jorge para Pós-Graduação em Pesquisa de Marketing, Opinião Pública e Mídia

Brasília Distrito Federal

"Desejo receber informações adicionais sobre o curso: inicio das aulas, valor de mensalidade, horários e também informações relacionadas a financiamentos próprio da entidade ou mesmo outras linhas de crédito. "

Delcimar para Pós-Graduação em Pesquisa de Marketing, Opinião Pública e Mídia

São Paulo

"Qual o valor total da pós-graduação em gestão de pesquisa de mercado, opinião e mídia e as formas de pagamento? Qual é o período previsto para iniciar próxima turma? Quais os dias da semana e horários são as aulas? Existirá alguma turma apenas nos finais de semana? "

Ludmilla para Pós-Graduação em Pesquisa de Marketing, Opinião Pública e Mídia

Brasília Distrito Federal

Outro curso relacionado com marketing

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |