Pós-Graduação em Letras: Língua e Literatura

Solicite informação sem compromisso Esamaz - Escola Superior da Amazônia

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Aimèe Santiago

Aimèe Santiago

Pós-Graduação em Letras: Língua e Literatura

  • Modalidade
    O curso tem realização presencial.
  • Duração
    A duração prevista é de 4 anos.
  • Certificado oficial
    O egresso irá receber um Diploma de Letras.
  • Considerações
    O curso trata do aprofundamento dos estudos relacionados à língua portuguesa juntamente com a literatura, dessa forma o aluno poderá utilizar seus conhecimentos para a implementação de projetos na área, bem como organizar planos de aula a partir do estudo em sua prática docente. Essa formação visa a um preparo do educando de forma que ele elabore uma perspectiva crítica quanto ao conteúdo, bem como sobre a prática docente que exerce e que planeja exercer.
  • Dirigido a
    O curso está voltado a estudantes de nível médio completo.
  • Área de atuação
    O mercado de trabalho para o profissional desta área está basicamente no meio educacional.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Pós-Graduação em Letras: Língua e Literatura - Presencial - Belém - Pará - Pará

  • Dirigido a
    Graduados em Letras e áreas afins (Pedagogia, História, Ciências Sociais,Psicologia, Filosofia, Artes)
  • Conteúdo
    O Curso de Pós-Graduação “Lato Sensu” em Letras propicia reflexão e estudos sistemáticos acerca do ensino/aprendizagem da língua materna, com vistas à melhor qualificação do profissional da área. Sua importância é inquestionável para a qualificação desses profissionais numa região que ainda carece de uma política de incentivo à formação em nível de Pós-Graduação.

    Este curso surgiu a partir da necessidade premente em oferecer aos seus alunos egressos e professores das redes municipal, estadual e particular de ensino de Belém e região metropolitana subsídios teórico-práticos nas áreas de Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa para que possam dar continuidade ao seu processo de formação.

    Muito além da proposta de fornecer conhecimento teórico-prático acerca dos estudos lingüísticos e literários, esse curso visa proporcionar aos alunos uma compreensão crítica do mundo por meio dos processos de transmissão, construção e reconstrução do conhecimento (Escarião, 1998). Ou seja, possibilitar a esses alunos condições para que mudem a sua prática pedagógica, até então, voltada para reprodução do conhecimento, transformando–a numa práxis em que a produção de saberes norteie o ensino de língua e de literatura no ensino fundamental e médio .

    Um dos maiores entraves para a melhoria qualitativa da educação brasileira, em todos os níveis, neste final de século, além da falta de recursos financeiros, infra-estrutura mínima nas escolas, falta de material didático-pedagógico, entre outros, é a falta de cursos de qualificação para os professores, ou se constituem numa mera formalidade de aquisição de diplomas, cuja preocupação com a qualidade inexiste, ou são excessivamente caros se comparados aos salários dos professores.

    Vale também lembrar que a realização do referido curso possui  grande relevância também do ponto de vista acadêmico, pois possibilitará aos alunos condições para que eles tenham acesso àquilo que há de mais recente em termos de estudos lingüísticos e literários, uma vez que o corpo docente que ministrará o curso é constituído por pesquisadores nessas áreas. Estudos esses que contribuem bastante para um repensar da práxis-pedagógica do ensino de língua e  literatura.

    Outro aspecto interessante a ser destacado é que o curso de especialização permitirá ao aluno aperfeiçoar-se ou iniciar-se na prática da pesquisa, pois no final do curso o aluno deverá elaborar um trabalho de conclusão inserido em uma das áreas do curso. Com isso, vislumbra-se além de um repensar da prática pedagógica, avançar teoricamente no tocante aos estudos lingüísticos e literários.

    Em se tratando de um curso de especialização em Letras: Língua e Literatura muitas poderiam ser as abordagens adotadas para a sua sustentação. Contudo, acreditamos que o viés que estuda a relação da linguagem com o sócio-histórico seja o mais adequado para esse tipo de curso, considerando que esse tipo de abordagem possibilita compreender o funcionamento discursivo da linguagem nas mais diversas práticas sociais. Ou seja, sob essa perspectiva teórica é possível compreender que toda manifestação de linguagem é sustentada por outros discursos e que tanto essa manifestação de linguagem quanto os discursos que a sustentam são condicionados sócio-hiistoricamente. Dito de outro modo, o sujeito ao produzir sentidos já o faz condicionado por coerções sócio-históricas. Caberia então ao professor de língua e literatura, embasado nesse viés discursivo, mostrar aos seus alunos as condições de produção de discursos: quem fala, os lugares institucionais de onde se fala, as diversas posições que o sujeito ocupa ao enunciar e os efeitos de sentido aí produzidos.

    Matriz Curricular

    Metodologia da Pesquisa em Estudos da Linguagem
    Língua e Discurso
    Literatura e Linguagem
    Linguística Textual
    Seminário de Estudos Poéticos
    Análise do Discurso
    Seminário de Estudos Narrativos
    Sociolingüística
    O Texto nas Literaturas Brasileira e Portuguesa
    Linguística Aplicada ao Ensino/Aprendizagem do Português
    Literatura de Expressão Amazônica
    Linguagem e Prática Social
    Atividades finais

Outro curso relacionado com letras

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |