Pós-Graduação em Psicomotricidade

Solicite informação sem compromisso Facceba - Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Pablo Nieves

Pablo Nieves

Pós-Graduação em Psicomotricidade

  • Modalidade
    A pós-gradução em Psicomotricidade é realizada presencialmente na sede do curso.
  • Duração
    O curso tem 640 horais totais, 360 delas presenciais.
  • Certificado oficial
    O estudante recebe o diploma de pós-graduação em Psicomotricidade.
  • Considerações
    A curso é ministrado pela FACCEBA (Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia). As disciplinas da pós-graduação formam um conjunto que dá embasamento para o trabalho de reeducação psicológica e psicomotora. O aluno se tornará um facilitador dos processos de aprendizado humano e escolares.
  • Dirigido a
    O curso de pós-graduação em Psicomotricidade é especialmente destinado a pessoas formadas em cursos de graduação nas áreas de saúde, educação e psicologia.
  • Área de atuação
    A pós-graduação em Psicomotricidade habilita o atendimento em clínicas especializadas, com terapias particulares, e o trabalho de consultoria ou supervisão em áreas relacionadas, que pode ser realizado diretamente em instituições de ensino.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Pós-Graduação em Psicomotricidade - Presencial - Salvador - Bahia

  • Objectivos
    • Auxiliar na formação acadêmica de profissionais para atuarem na gestão de ações e intervenções psicomotoras e no desenvolvimento de seres humanos, tendo como foco a interação dialética indivíduo-sociedade; • Formar alunos com subsídios teóricos articulados com práticas que fundamentam a atuação profissional em princípios e conceitos da Psicomotricidade; • Ampliar o conhecimento sobre o desenvolvimento normal e as patologias psicomotoras a partir de hipóteses diagnósticas
  • Dirigido a
    • Formados em cursos de graduação em área de Educação e Saúde. Como: Psicólogos, pedagogos, psicopedagogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, médicos, professores de educação física e profissionais formados em cursos afins.
  • Titulação
    Pós-Graduação em Psicomotricidade
  • Conteúdo
    Justificativa:
    O mundo atual é marcado pelas complexidades em que se conjugam em unidades as diferenças e a pluralidade, as ciências, da saúde e da educação que se fazem ao passo especializado e interdependente à complementaridade, conforme afirma Morin(2003) . Nesse sentido, a ligação corpo-mente-espírito tem sido a grande discussão dos estudiosos da educação neste século. A partir de novas abordagens teóricas sobre o desenvolvimento e aprendizagem, bem como as inúmeras pesquisas sobre o peso dos fatores intra-escolares na determinação do fracasso escolar.
    Contudo, percebemos que o corpo é o princípio de toda a aprendizagem, tornando-se o centro dessas ações, principalmente, entre os primeiros momentos após o nascimento. Todavia, com o passar dos anos o corpo continuará sendo o possibilitador de todas as aprendizagens possíveis. Para tanto, a qualidade da aquisição de conhecimentos dependerá da qualidade da relação estabelecida entre o indivíduo, através de seu corpo, com o meio. Haja vista, a Psicomotricidade pesar consideravelmente sobre o rendimento escolar, emocional e corporal do sujeito.

    Assim sendo, o profissional de Educação, Biomédica e Saúde que atuem fundamentados nas ações da Psicomotricidade em seu campo de atuação devem considerar as dimensões pedagógicas, saúde psicológica, sociais e políticas do fracasso escolar a fim de alcançar as populações de estudantes que penetram em nossas escolas e não conseguem aprender.

    Dessa forma, o conjunto de disciplinas/Módulos que comporá o todo desse Curso de Pós em Psicomotricidade trabalhará de forma interdisciplinar essas e outras áreas que evidenciam o alicerce sensório-perceptivo-motor indispensável tanto na atuação do processo de educação, saúde psicológica e na reeducação psicomotoras, como um meio de combater a inadaptação psicomotora proporcionando uma educação integral, de qualidade e relacional voltada ao sujeito aprendiz.

    Assim como, promovendo o desencadeamento e a emergência de conteúdos psíquicos (em seu próprio ato psicomotor) e cognitivos; podendo assim, ser utilizada como instrumento facilitador a compreensão dos diferentes comprometimentos apresentados por estudantes nas salas de aula ou no processo de atendimento clínico Psicomotricista, bem como no desenvolvimento de propostas inclusivas que visem à integração e sensibilização de grupos de pais ou de professores, na Clínica de Reeducação, Terapia, Consultoria e Supervisão em Psicomotricidade.

    Disciplinas:

    Psicomotricidade: fundamentos e evolução.                    30h + 15h = 45h (3 cr)
    Metodologia da Pesquisa Científica.                        30h + 15h = 45h (3 cr)
    Reflexões Psicológicas para a Educação Básica.                    30h + 15h = 45h (3 cr)
    Fundamentos Neurológicos da criança em desenvolvimento.            30h + 15h = 45h (3 cr)
    Psicomotricidade e Ludicidade.                        30h + 15h = 45h (3 cr)
    Desenvolvimento Psicomotor.                        30h + 15h = 45h (3 cr)
    Psicomotricidade na Alfabetização.                        30h + 15h = 45h (3 cr)
    Psicologia das relações Inter-pessoais.                        30h + 15h = 45h (3 cr)
    Psicomotricidade e as Dificuldades de Aprendizagem: abordagens e intervenções.    30h + 15h = 45h (3 cr)
    Formação Pessoal do Adulto.                            30h + 15h = 45h (3 cr)
    Metodologia da Prática Psicomotriz.                        30h + 15h = 45h (3 cr)
    Seminários Temáticos: Psicomotricista: atuação profissional.            30h + 15h = 45h (3 cr)
    Estágio Supervisionado (Elaboração Artigo/Memorial).                           100 h
    Horas presenciais                                 360 h
    Total de horas do curso                            640 h

Últimas visitas ao curso

Solicitar informação à Instituição

"Eu sou professor da rede municipal e venho buscando dirimir os problemas que tenho eu sala de aula, pois a dificuldade de aprendizagem é gritante. Eu penso na psicopedagogia, nas várias psi. Gostaria de saber mais sobre o curso de psicomotricidade como eu posso me capacitar e melhorar o meu desempenho em sala de aula. Gostaria de saber também sobre: investimento, início da turma, dias e horários etc. "

Adilton para Pós-Graduação em Psicomotricidade

Bahia

"Eu gostaria de obter maiores informações acerca da especialização em psicomotricidade oferecida, bem como a previsão de se formar uma nova turma. "

Daniella para Pós-Graduação em Psicomotricidade

Bahia

Outro curso relacionado com psicologia - todas

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |