Pós-graduação em Sistema Elétricos de Potência

Solicite informação sem compromisso UNIVIX

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Análisis de educaedu

Mônica Almeida

Mônica Almeida

Pós-graduação em Sistema Elétricos de Potência

  • Modalidade
    Presencial é a modalidade do curso de Pós-graduação em Sistema Elétricos de Potência.
  • Duração
    São 562 horas de curso.
  • Certificado oficial
    O aluno receberá um diploma de Especialista na área.
  • Considerações
    Curso tem por finalidade oferecer ao aluno um conhecimento profissional especializado em sistemas elétricos de potência. Serão estudados temas como transitórios eletromagnéticos, isolamento e aterramento elétrico, tensão, máquinas de corrente alternada, entre outros.
  • Dirigido a
    O curso está dirigido a interessados na graduação.
  • Área de atuação
    O profissional pode atuar em indústrias e empresas.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Pós-graduação em Sistema Elétricos de Potência - Presencial - Vitória - Espírito Santo

  • Objectivos
    Capacitação e atualização superior em sistemas elétricos de potência.
  • Dirigido a
    O curso está destinado a profissionais graduados em engenharia elétrica com interesse na área de sistemas elétricos de potência.
  • Titulação
    Especialista em Sistema Elétricos de Potência
  • Conteúdo

    Conteúdo Programatico
     
    Análise de Sistemas Elétricos de Potência: 66 horas

     
    Modelos de Componentes e Redes de um Sistema Elétrico, Valores por unidade, Diagrama Unifilar e de Impedância. Curto-circuito, Fluxo de Potência e Fluxo de Harmônicos em Sistemas Elétricos. Uso de programas computacionais para estudo de curto-circuito, fluxo de potência e fluxo de harmônicos.
     
    Estabilidade dos Sistemas Elétricos: 66 horas
     
    Máquinas Síncronas. Estabilidade de Sistemas Elétricos em Regime Permanente e Transitório. Análise de Estabilidade Transitória por Métodos Numéricos. Estabilidade em Sistemas com “n” máquinas. Reguladores de Tensão e de Velocidade. Estudos de Caso e uso de programas computacionais para estudo de estabilidade.
     
    Proteção de Sistemas Elétricos: 66 horas
      
     Filosofia da proteção. Relés: tipos, características e aplicações. Transformadores de corrente e de potencial. Proteção de Barramentos, Geradores, Linhas de Transmissão e Transformadores. Introdução à Proteção Digital, hardware e algoritmos. Proteção para Circuitos de Distribuição com Co-geração. Seletividade e Coordenação das Proteções. Estudos de Caso.
     
    Transitórios Eletromagnéticos: 66 horas
     
    Introdução geral aos estudos dos transitórios em sistemas elétricos de potência. Análise da ressonância em sistemas elétricos. Ondas viajantes diagramas de LATTICE. Transitórios de chaveamento e de recuperação. Sobre tensões durante faltas, perdas de carga, energização de linhas de transmissão e transformadores. Tensão de restabelecimento transitória. Interrupção de pequenas correntes indutivas e capacitivas.
     
     
    Coordenação de Isolamento e Aterramento Elétrico: 54 horas

     
    Desempenho do Isolamento Elétrico, Classificação e Suportabilidade da Isolação. Surtos Atmosféricos e de Manobra. Isolamento Elétrico de Subestações a ar e a SF6. Coordenação de Isolamento para Linhas e Subestações. Proteção das Subestações contra Descargas Atmosféricas. Conceitos e Filosofias de Aterramento Elétrico. Técnicas de Projeto e Práticas para Aterramento em alta, média e baixa tensão. Aterramento de Equipamentos Eletrônicos Sensíveis. Choque Elétrico. Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas
     
     
    Comando, controle e proteção em Baixa Tensão: 78 horas

     
    Equipamento de proteção, manobra e dispositivos auxiliares. Quadros de comando e distribuição. Lógica de comando e inter-travamento. Controladores lógicos programáveis (CLP). Algoritmos para CLP. Controle utilizando o CLP. Redes de comunicação. Sistemas supervisórios. Sistema digital de controle distribuído. Documentação dos projetos de controle, instrumentação e acionamentos: diagrama unifilar, trifilar, P&I, lista de sinais, de cabos, de materiais.
     
     
    Controle de velocidade de máquinas de corrente alternada: 66 horas

     
    Semicondutores de potência, Conversores estáticos não controlados. Conversores estáticos controlados. Motores de indução trifásicos: principio de funcionamento e aplicações. Controle de velocidade de motores de indução trifásicos. Motores síncronos e controle de velocidade de motores síncronos. Simulação de conversores estáticos para acionamento de máquinas elétricas.
     
     
    Metodologia da Pesquisa: 16 horas
     
    Objetivos, tipos e temas de trabalho final. Procedimentos para definição, elaboração e aprovação dos trabalhos. Normalização de trabalhos técnicos e acadêmicos conforme ABNT. Técnicas de apresentação.Definição dos trabalhos e seus responsáveis. Modelo de planejamento e sua aplicação
     
     
    Tópicos Especiais 1
     
    Economia e Regulação do Setor de Energia Elétrica: 36 horas
    Conceitos Básicos de Análise de Investimentos, Microeconomia e Custo Marginal. Mercado de Energia Elétrica. Regulação Econômica. Tarifação. Oferta de Venda de Energia nos Mercados Livre e Regulado. Leilões de Energia. Gerenciamento de Riscos em Mercados de Energia. Influência do Órgão Regulador nos Investimentos.
     
     
    Tópicos Especiais 2
     
    Distribuição e Qualidade da Energia em Sistemas Elétricos: 36 horas
    Histórico da Distribuição de Energia Elétrica no Brasil. A Reestruturação do Setor Elétrico Brasileiro, Critérios Técnicos de Carregamento de Transformadores de Força e Distribuição. Critérios Técnicos de Carregamento de Linhas e Alimentadores de Distribuição. Perdas Técnicas e Comerciais. Apresentação de Casos Reais de uma Distribuidora.
    A qualidade da energia elétrica. Indicadores clássicos de qualidade. Aspectos Técnicos Práticos da Regulamentação do Setor Elétrico: Índices de Confiabilidade e Tensões de Operação. A evolução das pesquisas em qualidade da energia elétrica. Análise de Resultados com casos práticos.
     
     
    Monografia
     
    O aluno terá direito a 12 horas de atendimento individual com o professor da área escolhida. A defesa do trabalho deverá ocorrer até seis meses após o término das aulas, não havendo possibilidades de prorrogação.
     


Últimas visitas ao curso

Solicitar informação à Instituição

"Sou formado em matemática, e trabalho na companhia energética de Pernambuco. Estou a procura de um curso de especialização, de preferencia a distância. Qual a modalidade desse curso oferecido por vocês? Qual o custo desse curso? "

Jair para Pós-graduação em Sistema Elétricos de Potência

Pernambuco

"Estou querendo fazer uma Pós-graduação em Sistema Elétricos de Potência. Qual é o valor da Pós e cronograma. "

Célio para Pós-graduação em Sistema Elétricos de Potência

Minas Gerais

"Gostaria de saber se na Pós-graduação em Sistema Elétricos de Potência, existe ênfase em montagem em subestações elétricas, vendo parâmetros de dimensionamento, aterramento, proteção. "

Diogo para Pós-graduação em Sistema Elétricos de Potência

Rio Grande do Norte

Outro curso relacionado com eletricidade, eletrônica, informática

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |